Quando o tema é marketing, infelizmente, algumas pessoas ainda acreditam que se trata apenas de divulgação sensacionalista. Em outros casos, quando envolve uma profissão, existe um medo de que o investimento em publicidade online possa rebaixar a seriedade do profissional. Porém, isso não é verdade. Quando o marketing da clínica de psicologia é bem feito, por exemplo, este será um serviço importantíssimo para muitas pessoas.
Além da questão empresarial, de atrair e fidelizar pacientes, a estratégia promove a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Assim, o marketing da clínica de psicologia pode revelar quando é necessário buscar ajuda profissional para as alterações psíquicas.
Afinal, o Brasil é um país que sofre com transtornos mentais, mas ainda está envolto a diversos tabus e preconceitos sobre o assunto. Isso é revelado pelos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a organização, cerca de 12 milhões de brasileiros, ou 5% da população, sofrem com a depressão.
Já a ansiedade afeta quase 20 milhões de pessoas no país, dando ao Brasil o triste título de “o mais ansioso do mundo”.
Todos esses números alarmantes mostram o quanto o marketing para os profissionais de psicologia é essencial. Seja feito para as instituições ou para os profissionais liberais, que, geralmente, gerenciam suas próprias clínicas.
Os psicólogos atuam com base na ética. Portanto, não poderia ser diferente com o marketing da clínica de psicologia.
Por isso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) possui diretrizes para as apresentações de serviços na área. Então, não é permitido:
Após essa lista do que não fazer, muitos profissionais se assustam e acreditam que o trabalho do marketing fica limitado. No entanto, não precisa se preocupar, vamos mostrar a saída para o marketing digital ético. Acompanhe na leitura.
O marketing de conteúdo é o queridinho dos profissionais de saúde, inclusive para os psicólogos. Quando adequado às normas dos conselhos das profissões, essa ferramenta consegue guiar a pessoa pela chamada “jornada do paciente”.
Isso significa, como o próprio nome já diz, que são utilizados conteúdos para informar a população sobre um assunto. Assim, a pessoa que acessa o material poderá se identificar com aquela adversidade e entenderá que precisa de ajuda profissional. Por fim, haverá a chance dela marcar uma consulta na clínica de psicologia.
Um exemplo prático: ao ler um artigo sobre ansiedade, alguém que sente angústia e estresse constantes poderá perceber que esses sentimentos não são normais e irá buscar uma solução. Caso esse artigo esteja no site de uma clínica de psicologia, as chances dela entrar em contato para marcar um atendimento crescem.
O que não faltam são maneiras criativas de realizar o marketing da clínica com base no conteúdo e, dessa forma, seguindo todas as normas do CFP.
Por isso, vamos te mostrar as principais ferramentas do marketing de conteúdo.
Para começar a lista, não pode faltar o bom e velho site. É com uma página na Internet que será possível divulgar as informações básicas da clínica. Isso inclui endereço e opções de contato, além de informações sobre o corpo clínico (com as suas qualificações), fotos do ambiente e outros itens que diferenciem a instituição.
O site também deve ter um blog. É nele que serão publicados os diversos conteúdos para informar a população a respeito dos assuntos da psicologia.
Nessa parte, também vale apostar na criatividade. Não é necessário apenas fazer textos, é interessante ainda publicar conteúdos em forma de vídeos e gráficos. Tudo sem esquecer de boas imagens e fotos.
Outra dica importante é usar palavras-chave nos conteúdos. Tratam-se dos termos mais buscados no Google e que, quando utilizados nos materiais, ajudam no ranqueamento do site nos resultados de busca. Isto é, a página será mostrada nos primeiros lugares dos resultados da pesquisa do Google, tornando maiores as chances do possível paciente clicar e conferir o material.
As redes sociais também não podem ficar de fora da lista. Afinal, cada vez mais as pessoas procuram por empresas e prestadores de serviços nessas ferramentas.
Isso não é diferente para o marketing da clínica de psicologia. Com bons perfis, principalmente no Instagram e no Facebook, é possível alcançar milhares de pessoas por meio de conteúdos de qualidade.
Todavia, vale lembrar que os materiais não devem ser apenas “copiados e colados” do site para as redes. Eles precisam ser adaptados para essas plataformas, com textos mais curtos e muita interação com os seguidores.
Além disso, também é legal utilizar as possibilidades que as redes permitem, como os stories e suas enquetes e as lives, por exemplo.
Uma dúvida comum quando o assunto é marketing, principalmente o de conteúdo, é: “como fazer o público encontrar o meu material?”.
As já mencionadas palavras-chave no site e, inclusive, as hashtags nas redes sociais auxiliam muito nessa missão. Contudo, há a possibilidade de ter uma ajudinha a mais por meio dos anúncios online.
Uma opção é o Google Ads, que faz com que o site apareça nas primeiras colocações dos resultados de pesquisa do Google. Funciona assim: o usuário procura por “clínica de psicologia em São Paulo”. Logo, você utiliza esse tipo de termo no seu anúncio. Assim, o link do seu site será um dos primeiros a serem mostrados, logo no topo da página.
Outra alternativa é o Google Meu Negócio. São aquelas informações de empresas que aparecem no lado direito da tela na busca do Google. A ferramenta mostra endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e até comentários de clientes que se consultaram na clínica.
Isso tornará mais prática a busca para quem procura por uma clínica de psicologia por perto da sua localidade. Ao ver todos os seus contatos organizados no Google Meu Negócio, haverá a maior tendência de marcar a consulta.
Não basta atrair o paciente, é preciso fidelizá-lo. Essa outra estratégia será responsável pela melhoria constante da imagem e reputação da sua clínica de psicologia.
O aliado para essa tarefa é o marketing de relacionamento. Ele tem como função principal mostrar ao paciente o quanto a instituição (ou profissional) se preocupa com o seu bem-estar.
Para isso, uma ferramenta interessante é o e-mail marketing. Com base em um banco de dados de e-mails de pacientes, é possível encaminhar conteúdos de interesse deles, como artigos e vídeos.
Esses materiais podem ser classificados especificamente para as necessidades de cada paciente. Ao separar os e-mails das pessoas que sofrem de ansiedade, por exemplo, pode-se encaminhar conteúdos sobre esse assunto.
Mais do que isso, outras medidas simples também podem mostrar a preocupação da clínica com os seus pacientes, como os avisos de retorno. Eles também evitam os “buracos” na agenda por conta de esquecimentos.
Por fim, com todas essas ações, o marketing da clínica de psicologia será enriquecido de forma ética. Consequentemente, isso irá gerar benefícios para o gerenciamento da instituição e também para os pacientes.
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