Segurança dos dados médicos em nuvem: o que você ganha

segurança dos dados médicos


Garantir a segurança das informações, dos arquivos e documentos é imprescindível em qualquer área profissional. Mas quando o assunto é proteção de dados médicos, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque, a relação do médico com seus pacientes precisa ser preservada e mantida em sigilo.

Afinal, você sabe como proteger as informações da sua clínica ou consultório? Uma solução prática e segura é o armazenamento em nuvem. Trata-se de uma tecnologia que proporciona a proteção necessária para seus arquivos, com acesso restrito, salvamento automático de documentos, backupsfrequentes e economia para o seu negócio.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o armazenamento em nuvem e como ele pode ajudar a impulsionar sua clínica ou consultório. Além disso, entenderá as vantagens e os benefícios de se investir no serviço. Boa leitura!

Armazenamento de dados médicos em nuvem

O armazenamento em nuvem possibilita que você transfira os dados da sua clínica ou consultório para um ambiente digital, facilitando o acesso e reduzindo os riscos de perda de arquivos e informações importantes.

Para tanto, funciona com um servidor online, que permite guardar, editar e compartilhar arquivos, documentos e informações. Basta que o usuário esteja conectado à internet. Nesse sentido, a nuvem substitui o armazenamento local, ou seja, não é mais necessário ter dados e informações em HDs externos, computadores ou documentos físicos. Tudo fica online e com acesso remoto.

Assim, essa tecnologia traz diversas vantagens para o seu negócio, como mobilidade, segurança, economia e escalabilidade.

Mobilidade

Com o armazenamento em nuvem, o acesso a informações, arquivos e dados do seu consultório médico é remoto, podendo ser realizado de qualquer lugar, a qualquer hora. Basta você estar conectado à internet.

Com essa vantagem, caso precise acessar arquivos do consultório ou de algum paciente, é possível fazê-lo por meio do celular, tablet ou computador pessoal. Assim, você ganha em agilidade e comodidade, já que não há a necessidade de se deslocar até o consultório para ter acesso aos dados médicos.

Segurança

A segurança dos dados precisa ser uma das prioridades em clínicas e consultórios e o armazenamento em nuvem proporciona a proteção necessária. O acesso à nuvem é restrito a quem tem login e senha. Esse recurso evita que pessoas não autorizadas visualizem seus documentos e arquivos médicos.

Além disso, esse armazenamento dispensa a necessidades de sistemas offline, como HDs externos, computadores desktope pendrives. Tais objetos podem estragar e acarretar perda de documentos importantes.

Na nuvem, seus arquivos e dados médicos não correm o risco de serem perdidos por problemas como esses, já que estão seguros no ambiente online.

Economia

A economia é mais uma vantagem do armazenamento em nuvem. Com essa tecnologia, fica mais barato fazer o backupde seus arquivos. Além disso, os dados podem ser solicitados a qualquer momento e sempre que você achar que há necessidade.

Outro ponto importante que gera economia para o seu negócio é que você não precisa investir em HDs externos para salvar arquivos e dados do seu consultório ou clínica médica e nem em computadores cheios de memória e superpotentes. Aqui, é necessário apenas deixar tudo na nuvem.

Escalabilidade

Outra vantagem do armazenamento em nuvem é a escalabilidade. Se sua clínica médica expandir, é possível aumentar os recursos da nuvem de acordo com sua necessidade. Assim, você pode adquirir mais capacidade em seu banco de dados e outros recursos.

A segurança de seus dados médicos em nuvem

Como já citado, armazenar dados e arquivos em nuvem proporciona segurança e fácil acesso a eles. Essa tecnologia garante salvamento automático frequente para que você não perca informações importantes, caso seu acesso à internet seja interrompido ou ocorra outro imprevisto.

Além disso, você pode solicitar um backupa qualquer momento, garantindo ainda mais a preservação de seus dados médicos.

Serviço em nuvem confiável

A escolha de qual serviço de nuvem usar no seu consultório é muito importante para garantir a segurança dos dados médicos. Existem boas opções no mercado, mas é fundamental que o serviço escolhido seja confiável.

Nesse caso, consultar uma empresa especializada no assunto é uma boa opção para você não errar na hora de definir qual serviço usar.

Login e senha

Na nuvem, os arquivos e as informações de seu consultório ou clínica médica são restritos àqueles que têm login e senha de acesso. Isso garante que não ocorram entradas não permitidas. Nesse contexto, é importante que sua senha seja complexa e que números óbvios e datas comemorativas, como aniversário, sejam evitados.

Outra vantagem do uso de login e senha é possibilidade de acesso remoto, podendo entrar de qualquer lugar e dispositivo com acesso à internet.

Criptografia

A criptografia é um recurso que deixa seu armazenamento em nuvem ainda mais seguro. Essa técnica codifica dados de modo que eles se tornam incompreensíveis e inelegíveis para o invasor.

Desse modo, caso alguém sem permissão consiga acessar seu login e senha, ainda assim, não conseguirá ler seus arquivos e dados médicos.

Dados médicos em nuvem: segurança para seus pacientes

A relação entre o profissional da saúde e seus pacientes precisa ser de confiança. Logo, investir no armazenamento dos arquivos de seu consultório ou clínica médica em uma nuvem não é benefício apenas para você e para seu negócio, mas também para seus pacientes.

Com essa tecnologia, os dados médicos ficam em segurança, garantindo o sigilo das informações e preservando a confiança de seus pacientes em seu trabalho.

Benefícios sob medida 

Percebeu como armazenar os dados médicos em nuvem traz diversos benefícios para seu negócio?

Acesso remoto, praticidade, facilidade para solicitar o backup, salvamento automático e garantia de proteção das informações de seus pacientes. Esses são pontos fundamentais que o armazenamento em nuvem proporciona, que facilitarão e trarão mais confiabilidade para sua vida profissional.

Na hora de optar por um software médico seguro para armazenar os dados do seu consultório, observe se a empresa escolhida tem tecnologia de armazenamento em nuvem e conta com servidores de confiança!

Continue navegando pelo blog iMedicina e saiba mais sobre este e outros assuntos importantes para o crescimento do seu consultório!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: