Sejamos simplistas:
Uma estratégia é ótima quando te gera um retorno superior ao valor investido.
A conta é simples:
Investimento no iMedicina + Investimento com mídias = gasto total com marketing
Receitas de pacientes que vieram através da internet = receita total do marketing
A segunda parte precisa ser superior à primeira. E se não for… algo está errado na sua estratégia. Simples assim.
Em geral, os primeiros resultados decorrentes de Marketing de Conteúdo começam a aparecer com 6 meses de estratégia instalada. Com até 12 meses, 97% dos nossos clientes passam a ter resultados positivos.
Os 3% que não conseguem nesses primeiros 12 meses, com um pequeno auxílio estratégico e um pouco de treinamento… costumam também chegar lá!
Logo, o fluxo é bem simples: comece pelo básico, siga os passos e faça a sua parte. Quando finalizar a configuração e ativar sua presença digital, chega a hora de começar a coletar e medir os resultados.
Adicione um processo em sua secretaria, que vai perguntar onde o paciente ficou conhecendo o seu consultório ou clínica. Dessa forma, vai ter resultados mais apurados.
Recomendamos, para início, um investimento próximo a R$400,00 por mês com mídia (anúncios). Mantenha fixo por 3 meses e depois avalie os números gerados.
Se estão satisfatórios, mantenha ou aumente. Se não, parta para uma análise mais detalhada. A pergunta é bem prática: onde está o problema? No anúncio ou no site?
Como saber? Se os seus anúncios estão com alta qualidade (um CTR maior que 1,5%… esse é um número que as ferramentas de marketing como Google Adwords e Facebook Ads te fornecem), o problema está na página. Se os anúncios estão com baixa qualidade, troque o texto e imagem dos anúncios. Temos várias aulas na Universidade que podem te ajudar com isso, basta perguntar para nossos consultores.
Se os anúncios estão bons, a página de destino pode não estar adequada. Altere os textos, imagens, chamada para o consultório… e rode novos testes por mais um ou dois meses. Seu resultado melhorou? Ótimo, mantenha!! Não? Altere novamente!
Em geral, 3 testes é a média que nossos clientes levam para conseguirem virar um resultado não tão satisfatório assim. Com o tempo, você sente também a reação do seu público alvo e entende melhor o que dá e o que não dá certo.
Dizem por aí que marketing digital “is a number’s game”. Ou seja: basta olhar para os números e otimizar a sua estratégia.
Com o tempo, você vai conseguir gráficos positivos que sustentam o seu investimento e a sua estratégia. E o mais comum é que você comece a receber pacientes no seu consultório que se identificaram com um artigo ou que te conheceram pelas redes sociais.
Além desses dados, é interessante ter alguns outros números em mãos, para medir se sua estratégia está bem mapeada! São eles: CAC, ROI, Churn e LTV. Como são assuntos mais aprofundados, fizemos um e-book bem completo sobre isso! Recomendamos a leitura nesse link aqui.
Esperamos que goste!
Para começar a colocar tudo isso em prática, faça um teste gratuito do iMedicina!
Experimente sem compromisso e veja como podemos te ajudar a conseguir melhores resultados!
Para ver os outros artigos dessa série, use os links abaixo:
- 0) Explicação geral da estratégia (nesse artigo aqui)
- 1) Como fazer uma presença digital sem exageros e focada em resultados
- 2) Como divulgar rápido o consultório e começar a ter resultados
- 3) Como divulgar o seu consultório com baixo custo e sustentabilidade
- 4) Como converter visitantes do site em pacientes do consultório
- 5) O que fazer depois de um atendimento para potencializar os seus resultados
- 6) Como fazer tudo isso funcionar de forma perene e o que precisa ser feito para manter toda a estratégia
- 7) Como avaliar os resultados e quando mudar de estratégia