Seres humanos são natos contadores de histórias. Desde que nossa espécie aprendeu a se comunicar, passou a registrar as próprias vivências e momentos importantes. Mas a arte de contar uma boa história tem um nome: storytelling.
Essa é uma importante estratégia que gera vida ou significado para um cenário, provocando sentimentos e cativando o público. Isso acontece porque compartilhar histórias molda sentimentos!
Sabia que essa estratégia pode ser aplicada ao seu site?
Há diversas maneiras para aumentar sua presença digital e a forma como seu consultório é retratado no site pode aproximá-lo dos pacientes — gerando envolvimento e conversão, ou seja, agendamento de consultas.
Conheça o poder do storytelling e saiba como ele pode transformar a comunicação do seu site médico!
É a arte de contar histórias! No entanto, quando estamos falando de marketing médico, podemos adaptar esse conceito para a arte de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, por meio de palavras, imagens e sons criativos.
Não se trata de mentir, mas você pode dar destaque para certos trechos que causam mais impacto. Uma história verdadeira é percebida como autêntica e tende a cativar quem está recebendo.
Quando você cria conteúdo, pode usar histórias para se conectar com seus pacientes de uma forma mais profunda. Trazendo para o lado prático, pense no que marcas como Adidas e Nike vendem para seus respectivos clientes.
Tênis e roupas esportivas? Errado!
Essas marcas vendem conforto, desempenho e status.
Como médico, o conteúdo do seu site pode informar pacientes e atender suas necessidades — em vez de apenas oferecer serviços médicos. Notou a diferença?
Isso quer dizer que a maneira como você trabalha um conteúdo — textos, imagens, vídeos, infográficos, matérias e outros — tem o poder de gerar atração, conexão e fidelização.
Já percebeu como as discussões entre as pessoas andam rasas? Elas comentam notícias que nem leram, apenas “bateram o olho” na manchete e foram para o próximo assunto. Esse é o resultado de um conteúdo que não atraiu o suficiente!
Histórias devem ser contadas de maneira simples, objetiva e de modo interativo. No entanto, essa narrativa envolvente tem alguns elementos que você precisa conhecer.
Um deles é o título. Quando é bem construído, deixa o leitor com mais vontade de saber mais. Isso é válido para o seu site, e-mails marketing e até posts nas redes sociais.
Fotos e vídeos podem contribuir com o aumento do interesse, pois têm apelo visual — algo que nem sempre é captado em um texto.
Um infográfico — composto por textos visuais informativos associados a elementos não verbais, como fotos, sons e gráficos — que explique como uma doença afeta a rotina das pessoas e que mostre como se prevenir, pode impactar mais que um artigo.
Lembre-se de que o storytelling não prega mentiras, portanto, não encubra problemas, não faça promessas e, muito menos, insista em algo “viral” — que se espalha pela internet para torná-lo conhecido.
Conheça boas práticas de storytelling para implementar em seu site:
Aproxime-se dos seus pacientes. Utilize uma linguagem adequada à realidade deles e invista em conteúdos com exemplos reais. O ser humano dá mais crédito às informações parecidas com a própria vivência do que àquelas que desconhece.
Uma pesquisa em sua base de dados dos pacientes pode identificar as principais necessidades que eles têm. Seu site médico, portanto, pode contribuir com soluções com o objetivo de ajudá-los — gerando confiança e credibilidade.
Já ouviu falar sobre call to action? Essa é uma ferramenta importante que promove a interatividade com qualquer conteúdo. Você pode indicar locais que o paciente pode entrar em contato, baixar materiais ou assistir a vídeos.
O conteúdo do seu site não precisa falar sempre do consultório ou da clínica. Experimente criar um personagem para humanizar a história e criar conexões com os pacientes. Isso é storytelling!
Além de uma boa história, seu conteúdo precisa ser otimizado para os buscadores. Logo, ele deve ser claro, objetivo e utilizar palavras e termos que seus pacientes colocam no campo de busca toda vez que estão atrás de informações como as suas.
Listamos outros formatos em que o storytelling pode ser aplicado e contribuir com sua estratégia de transformar a comunicação do seu site médico.
Recursos audiovisuais, ou seja, som e imagem, consegue transmitir mais facilmente diferentes emoções. Uma mensagem inspiradora pode estar enraizada no roteiro do vídeo que, posteriormente, pode ser publicado em seu site.
Landing Page é uma página que possui os elementos necessários para converter um visitante em lead. Ela pode ser o suporte de uma campanha feita nas redes sociais. Quando as pessoas clicarem no link compartilhado, cairão em sua landing page.
Essa página, se comparada ao site médico, possui poucos elementos e links. Isso é feito propositalmente, pois o objetivo dela é capturar dados por meio de um formulário e aproximar as pessoas da sua clínica ou consultório médico.
Facebook e Instagram, por exemplo, podem receber postagens como se fossem capítulos de uma história. Já o seu canal no YouTube pode compartilhar vídeos como o exemplo do começo deste tópico.
Uma vez que o paciente já possui cadastro em seu consultório ou clínica, ou forneceu os dados para contato na landing page, você pode conversar com ele com menos formalidade — e de maneira automatizada, pois há ferramentas para isso.
A seguir, os principais benefícios de aplicar o storytelling em seu site.
Há pacientes que não conseguem compreender o diagnóstico, as causas ou o tratamento. Isso é normal, pois as pessoas possuem diferentes níveis de conhecimento e nem todo mundo entende tão bem de saúde quanto você.
O storytelling aplicado ao conteúdo do seu site pode contribuir com esse entendimento, melhorando a experiência dos pacientes e, consequentemente, aumentando a satisfação deles.
Esse é o toque de humanização que o relacionamento médico-paciente precisa. Mesmo sabendo da importância da experiência na clínica ou consultório, ainda há médicos que se preocupam apenas em diagnosticar.
A falta de atenção gera queixas e insatisfação em muitos pacientes. Por esse motivo, invista em conteúdos que estabeleçam um diálogo em seu site — para que os pacientes continuem próximos mesmo estando em casa.
O site médico com conteúdo baseado em storytelling pode ser tão inspirador que ajuda pessoas a tomar decisões importantes, como a mudança de hábitos prejudiciais à saúde.
Dados, imagens e outros recursos podem mostrar, de maneira persuasiva, o quão é importante redefinir certas atitudes e mudar.
Agora que você conhece o poder de transformação do storytelling para um site médico, invista na produção de conteúdo para deixar o seu 100% pronto para atrair e fidelizar pacientes.
E para complementar este artigo, sugerimos que você baixe o Guia para Criar o Site Perfeito para seu Consultório. Ele tem todas as dicas que você precisa!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment