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Tráfego orgânico é importante para estratégia de marketing médico?

Desenvolver estratégias eficientes de marketing médico possibilita o alcance de um público ainda maior, aumentando a visibilidade e fortalecendo a autoridade digital do profissional de saúde. Para isso, é fundamental centralizar os seus recursos na melhorar do seu tráfego orgânico.

Mas, você sabe o que é isso? Entende a importância dessa estratégia? Conhece os benefícios que podem ser obtidos? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e muitas outras dúvidas que possam surgir a respeito do tema.

O que é tráfego orgânico?

Antes do advento do marketing digital, a forma mais eficaz de promover uma clínica, consultório ou hospital era a divulgação nas mídias tradicionais, rádio, TV e jornal, ou pelo boca a boca de pacientes com amigos e familiares.

Ainda, após a revolução tecnológica, essas estratégias migraram para o ambiente digital, tornando as ações mais assertivas, eficazes e reduzindo os custos de marketing. Então, com o objetivo de atrair mais pessoas para os seus canais de relacionamento e comunicação online, surgiu o conceito de tráfego orgânico.

De modo geral, tráfego orgânico pode ser entendido como todo o fluxo de visitas e acessos que você recebe no seu site, blog ou rede social sem realizar qualquer tipo de investimento em anúncios, ou seja, esse conceito diz respeito à atração de novos usuários de forma gratuita.

Atualmente, o principal aliado desse formato de tráfego são os mecanismos de busca, sendo o Google o principal deles. Para os profissionais de saúde, esse buscador tem uma importância ainda maior.

A explicação para isso está no modo como as pessoas utilizam a internet. Hoje, o primeiro movimento realizado para buscar respostas sobre sintomas, doenças ou tratamentos é a pesquisa nos mecanismos de buscas. Prova disso é que o buscador passou a ser chamado de “Dr. Google”.

Então, para atender a essa grande demanda de informação é preciso focar suas estratégias de marketing médico em tráfego orgânico. Assim, é possível aproveitar esse novo padrão de comportamento para atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.

No entanto, esse é apenas um dos conceitos de tráfego que foram desenvolvidos. A seguir, explicaremos as principais diferenças entre ele e as outras formas de chamar a atenção das pessoas na internet.

Tráfego orgânico x tráfego pago

Neste caso, a principal diferença está na necessidade de investir na compra de anúncios digitais ou não. Diferente do orgânico, o tráfego pago é uma estratégia que não depende do posicionamento dos seus canais digitais, pois, os espaços publicitários ganham maior destaque em relação aos resultados do buscador.

Ainda, as principais formas de fazer o tráfego pago são anúncios no Google, nos sites parceiros ou nas redes sociais e os links patrocinados. Provavelmente, você já foi impactado por algumas dessas publicidades ao navegar pela internet.

Tráfego orgânico x tráfego social

Assim como o orgânico, o tráfego social também é um conceito relacionado à atração de pessoas sem a necessidade de anúncios. Neste caso, a estratégia compreende a utilização de links em publicações gratuitas das redes sociais.

Ainda, o tráfego social pode ser considerado uma fonte de novos visitantes ao seu site ou blog, sendo um complemento do tráfego orgânico. É isso que acontece quando você insere links para o seu site em postagens nas redes sociais ou na bio do Instagram, por exemplo.

Tráfego orgânico x tráfego de referência

O tráfego de referência funciona como um direcionamento de sites de terceiros para o seu, ampliando o número de visitantes, sua visibilidade e fortalecendo sua presença digital. Na prática, ocorre quando um usuário clica em um link do seu site que encontrou em um artigo de outro blog ou página.

Agora que você já entendeu o conceito de tráfego orgânico e conheceu um pouco mais sobre as diferenças deste para outras modalidades de tráfego, precisamos falar sobre o impacto que o tráfego orgânico causa nas suas estratégias de marketing médico.

Qual a importância do tráfego orgânico para o marketing médico?

No cenário atual, todo profissional de saúde que deseja aumentar sua base de pacientes precisa criar e gerir seus canais de comunicação digitais, tais como, site médico, blog e perfis nas principais redes sociais.

Porém, de nada adiantará se esses canais não receberem um fluxo diário de novos visitantes. Neste sentido, as estratégias de tráfego orgânico possibilitam um amplo alcance, fazendo com que você se torne uma autoridade na sua área de atuação.

Imagine que, seus pacientes já estão na internet realizando pesquisas sobre assuntos ligados a saúde e, provavelmente, estão consumindo conteúdos dos seus concorrentes. Por isso, ao deixar de dividir esse espaço com outros médicos, você renuncia a um grande número de possíveis pacientes.

Como melhorar o tráfego orgânico com o marketing médico?

O tráfego orgânico funciona da seguinte forma: uma pessoa pesquisa no Google por algum sintoma que esteja sentindo, por exemplo. Em seguida, o buscador traz inúmeros resultados relacionados ao assunto. O usuário seleciona um deles e é direcionado ao site. 

Com isso, essa página recebeu uma nova visita originada pelo Google, sem anúncios, de forma orgânica. Entretanto, são milhares os resultados que uma pesquisa pode trazer. Então, como se destacar, tendo em vista que as pessoas costumam não passar da primeira página do buscador?

De forma resumida, a resposta está nas estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Trata-se de um conjunto de técnicas que melhoram o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.

Ademais, o conteúdo do seu site ou blog deve ter relevância, atrair o visitante, conter as palavras-chave mais utilizadas nos buscadores, ter um título que se destaque dos concorrentes, entre outros.

Outrossim, você também deve utilizar as redes sociais na estratégia, tanto compartilhando seus artigos do blog quanto realizando postagens que façam links para seu site.

Conheça os principais benefícios que o tráfego orgânico traz para o marketing médico

Como você pode perceber, o tráfego orgânico é uma estratégia importante e relevante na sua área de atuação e, por isso, precisa estar presente no seu marketing médico. Para que você entenda, de forma prática, essa necessidade, conheça os principais benefícios em otimizar essa fonte de tráfego.

Custo-benefício

Ao comparar o tráfego pago com o orgânico, os custos são infinitamente menores e pode produzir resultados tão significativos quanto aqueles produzidos pelos anúncios. Assim, você reduz suas despesas e aumenta sua lucratividade.

Escalabilidade

Embora sejam uma forma também interessante de atrair novas visitas para o seu site, os anúncios não são escaláveis, pois, os resultados são alavancados à medida que os investimos também aumentam.

Por outro lado, o fluxo orgânico é completamente escalável. Isso porque quanto mais visitas oriundas do Google ou de outros buscadores você receber, menor será o seu custo.

Duração

Da mesma forma que não são escaláveis, os anúncios só permanecem ativos enquanto houver investimento. A partir do momento que você interrompe os pagamentos, eles são inativados. Já os resultados do tráfego orgânico podem permanecer por tempo indefinido.

Porém, assim como não é fácil chegar na primeira página de resultados dos mecanismo de busca, manter esse posicionamento é uma tarefa difícil e que exige uma contínua atualização e otimização dos seus conteúdos.

Relevância

Diferente dos resultados orgânicos, os anúncios são destacados nos buscadores e, por isso, são vistos pelos usuários como mais uma dentre as várias publicidades da internet e que aquela posição está sendo ocupada não pela qualidade do conteúdo, mas porque alguém pagou por ela.

Por isso, concentrar seus esforços em tráfego orgânico traz maior relevância para suas páginas e conteúdos. Isso porque as pessoas passam a ter mais confiança nos resultados que chegaram ao topo do Google, por exemplo, por mérito próprio.

Assim, mesmo que seja um processo realizado em médio e longo prazo e que demande grandes esforços, o tráfego orgânico traz resultados maiores e mais duradouros do que as outras fontes de tráfego.

Portanto, agora que você já conheceu os benefícios do tráfego orgânico para sua estratégia de marketing médico, você tem todas as informações que precisa para aumentar esse fluxo de visitantes sem a necessidade de investir em anúncios.

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Escrito por
Equipe iMedicina