Para aumentar a sua base de pacientes e promover o crescimento do consultório, é indispensável o desenvolvimento de estratégias de marketing médico voltadas para o tráfego orgânico e também para o tráfego pago.
Você já ouviu falar nesses termos? Sabe a diferença entre essas duas fontes de tráfego? Neste post, responderemos essas dúvidas e explicaremos a importância dos anúncios para suas ações de marketing. Confira!
O que é tráfego pago?
Trata-se de uma estratégia de captação de clientes baseada na aquisição de espaços publicitários no Google, nas redes sociais e em outras páginas da internet. Aqui, diferente do tráfego orgânico, os resultados dependem do investimento realizado.
Nesse sentido, todos os visitantes que chegam aos seus canais digitais por meio do direcionamento de anúncios são considerados tráfego pago. Atualmente, o Google Ads e o Facebook Ads são as plataformas mais utilizadas para esse fim.
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Assim, enquanto o tráfego pago exige um investimento financeiro, o orgânico depende da dedicação, conhecimento e técnica para trazer resultados, pois os visitantes chegam de forma natural até suas páginas.
Desse modo, uma pessoa interessada em marcar uma consulta com um dermatologista, por exemplo, tende a buscar no Google pelos seguintes termos: “dermatologista em tal cidade reside”. Com isso, serão apresentados diversos resultados que respondem à pesquisa. Ao clicar em um deles, esse usuário se torna uma visita orgânica daquele site.
Por outro lado, seguindo o mesmo exemplo anterior, a busca por esses termos trará como primeiros e últimos resultados os anúncios de um dermatologista específico. Assim, o usuário que clicar nesses links, é uma visita oriunda da estratégia de tráfego pago.
No entanto, não significa que a simples injeção de dinheiro trará um grande público para o seu site médico ou outro canal que desejar. Para que sua estratégia de anúncios seja eficaz, ela precisa despertar o interesse das pessoas.
Provavelmente, ao navegar pela internet, você já foi alvo dessas ações e o seu “clique” na publicidade foi motivado pela relevância do conteúdo exibido. Essa é a parte fundamental das campanhas de anúncios.
Por fim, quando comparado ao tráfego orgânico, o pago gera resultados mais expressivos de imediato. Isso porque, as estratégias que não exigem investimento financeiro funcionam em médio e longo prazo.
Como utilizá-lo no seu marketing médico?
Todo profissional de saúde que deseja expandir sua base de pacientes e escalar seus resultados precisa investir em marketing médico. Nesse sentido, existem diversas ações de tráfego orgânico capazes de trazer retornos excelentes.
Entretanto, com a aquisição de publicidades no Google e nas redes sociais, o retorno será ainda mais expressivo e rápido. Mas em função do pouco conhecimento a respeito do tema, muitos médicos não sabem como desenvolver essas ações. Por isso, explicaremos um pouco mais sobre as plataformas de anúncios.
Google Ads
Trata-se da ferramenta de anúncios do Google que permite a exibição do seu conteúdo nos sites parceiros do buscador, nos vídeos do YouTube e/ou nos resultados das pesquisas realizadas na página.
Entre as principais vantagens do Google Ads está o grande ganho de visibilidade que oferece aos anunciantes, gerando autoridade para o nome do médico ou consultório e fortalecendo sua presença digital.
Facebook Ads
Embora seja possível anunciar no LinkedIn, Twitter, TikTok e Pinterest, por exemplo, o Facebook Ads é a principal plataforma de publicidade nas redes sociais. Isso porque, permite a veiculação de conteúdos no Facebook e no Instagram, os canais que mais crescem no Brasil.
Assim como o Google Ads, a ferramenta também permite o alcance de um grande número de usuários, aumentando as suas oportunidades. Outra vantagem é a hipersegmentação dos seus anúncios, restringindo sua publicidade às pessoas com perfil mais próximo dos seus pacientes.
Agora que você entendeu o básico do tráfego pago, a seguir, separamos algumas dicas de práticas que melhoram as conversões com anúncios. Então, se deseja extrair os melhores resultados dessas ações, continue a leitura.
Como usar o tráfego pago de maneira eficaz?
Por ser uma estratégia diretamente ligada à necessidade de investimento financeiro, pode parecer que basta aplicar muito dinheiro para que os resultados surjam, o que é um erro. Mesmo as ações de tráfego pago precisam de uma estratégia clara e bem definida. Agora, saiba como otimizar suas campanhas de anúncios.
Desperte o interesse do público
Nas ações de tráfego pago, tão importante quanto a segmentação é a oferta. Assim, além de criar anúncios que despertam o interesse do seu público, desenvolva uma oferta atraente que, de fato, traga benefícios para quem adquirir.
Destaque os CTAs na sua landing page
Uma boa estratégia de anúncios é aquela que direciona o visitante para uma página específica de conversão, chamada de landing page. No entanto, além de ser atraente, ela precisa estimular o indivíduo a realizar uma ação. Para isso, utilizamos os CTAs (call-to-action ou chamada para ação).
Ainda, um bom CTA é aquele que transmite de forma clara para o potencial paciente a ação que ele deve realizar. Além disso, essa chamada precisa ser destacada e deve ser espalhada por todo o conteúdo da sua landing page.
Reduza as distrações
O objetivo de uma landing page é converter o visitante em paciente. Por isso, você precisa eliminar quaisquer distrações que concorram com sua oferta. Então, evite links desnecessários e limite seus CTAs a um único objetivo.
Ajuste sua landing page a sua oferta
Para garantir um bom resultado com sua estratégia de marketing médico, a sua página de conversão precisa estar em sincronia com a promessa descrita no seu anúncio. Caso contrário, você pode frustrar o visitante e fazer com que ele desista do seu serviço.
Crie um funil de vendas com o tráfego pago
Na linguagem utilizada no marketing, funil de vendas é a representação gráfica de todas as etapas que um visitante percorre até se tornar um cliente de determinada empresa. Logo, para que os seus anúncios convertam, eles precisam ser inseridos nesse funil.
Geralmente, as estratégias de anúncios são voltadas para a captação de dados dos usuários, principalmente o endereço de e-mail. Com isso, ele é inserido ao funil de vendas e passa a ser “nutrido” até se tornar um cliente.
Inclua o remarketing na sua estratégia
Na maioria dos casos, a conversão do visitante em paciente não ocorre no primeiro contato com seu anúncio ou landing page, principalmente se ele ainda não conhece sua marca e é considerado um “público frio”.
Nesses casos, a estratégia de remarketing traz excelentes resultados. Essa ação permite que o seu anúncio seja exibido novamente para quem já teve contato com seu conteúdo. Assim, você reforça sua mensagem e dá uma segunda chance para que ele adquira sua oferta.
Então, como você pode perceber, investir em tráfego pago é uma ação essencial para aumentar sua visibilidade e, consequentemente, sua lucratividade. Portanto, procure saber mais sobre essa estratégia e coloque-a em prática.