Laudo a distância e os benefícios da telemedicina

Tempo de leitura: 3 minutos

A telemedicina é uma vertente que visa à oferta de serviços e cuidados à saúde mesmo quando o profissional médico e o paciente estão em locais distintos. Pois é, o que antes parecia surreal é, nos dias de hoje, uma das principais inovações do segmento médico.

Atualmente, três são os “carros chefes” da telemedicina. São eles: a assistência médica a distância; o treinamento/capacitação de profissionais; e a emissão/análise de laudos a distância. Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre os benefícios da telemedicina para médicos e pacientes, com destaque para a frente dos laudos a distância.

• Sobre a aplicação do laudo à distância e seus benefícios na telemedicina

O laudo, documento que transcreve com formalidade médica o resultado de exames (como é o caso de eletrocardiogramas, ultrassonografias, mamografias e outros), traz as informações de maior importância para análise da condição de saúde e para o diagnóstico do paciente.

Com a telemedicina, surgiram os laudos à distância, que são gerados por equipamentos específicos. Basicamente, eles consistem em arquivos digitais que podem conter gráficos, imagens, raios-X ou até mesmo informações por escrito.

O principal benefício do laudo a distância é permitir a geração de diagnósticos, atestados médicos (em casos de medicina ocupacional em que o indivíduo fica inapto para trabalhar por determinado período).

• Demais benefícios da aplicação da telemedicina

Apesar do destaque para os laudos a distância, é claro que esta não é a única razão pela qual a telemedicina vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no resto do mundo.

Outros benefícios da telemedicina que também merecem atenção especial são os seguintes:

1. Monitoramento de pacientes à distância

Com a telemedicina, alguns pacientes podem passar por análise de saúde sem a necessidade de deslocamento.

2. Custos mais baixos

A emissão de laudos médicos e monitoramento de pacientes à distância, assim como a própria redução no deslocamento destes fez com que a telemedicina tenha barateado (e muito) a realização de serviços médicos. Isso reflete, inclusive, em medicina de qualidade para todos.

3. Acesso rápido a médicos especialistas

O que é uma vantagem, principalmente em casos de emergências e/ou acidentes. Neste sentido, para além dos laudos à distância, a telemedicina também vem sendo utilizada para:

-> Discussão médica de casos clínicos, principalmente quando estes estão atrelados a raras doenças ou condições de saúde;

-> Realização de procedimentos médicos especializados a distância, como é o caso de cirurgias robóticas;

-> Assistência para mulheres grávidas, mães de primeira viagem, pacientes de terceira idade ou indivíduos com doenças crônicas;

-> Discussão entre o médico e paciente sobre informações referentes a exames de imagens ou laboratoriais;

-> Troca e consulta de informações entre diferentes clínicas, hospitais e demais instituições de saúde.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os laudos à distância e os benefícios que a telemedicina traz tanto para os profissionais de saúde, como também para os seus pacientes, não hesite em se aprofundar mais no assunto neste artigo aqui!