Personalização: o trunfo do consultório médico

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Vários são os fatores que influenciam os pacientes a optarem por determinadas clínicas médicas. Todos sabem que a concorrência existe e está crescendo cada vez mais, e se você não faz o seu melhor, seu concorrente com certeza o fará. Quais atitudes e mudanças você deve realizar para que seus pacientes sempre coloquem seu consultório em primeiro lugar na lista de escolhas? Quais são os diferenciais valorizados por eles e que devem ser levados em consideração por você também?

Todas as pessoas dizem que quando você ama o que faz e faz com amor, você acaba se esquecendo de que aquilo é um trabalho. Ao dar “sua cara” ao negócio, o personalizando e o deixando único, seus pacientes se sentirão bem e irão sempre optar pelos seus serviços. Viva a personalização!

Use e abuse da personalização

“Quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase faz todo o sentido quando você começa a arquitetar suas estratégias de personalização para seu consultório. Visibilidade! Divulgar o seu trabalho em diversas plataformas digitais, fazendo uso de informações pertinentes aos seus pacientes e todos os serviços que lhe são oferecidos é um grande diferencial. Optando por esse tipo de estratégia, é possível você mostrar o trabalho de seu consultório com clareza e exatamente como é feito para alguém que ainda não conheça, mas que está buscando por consultórios.

Apostar em redes sociais é mais do que válido, porém lembre-se de manter uma periodicidade na comunicação. Postagens antigas fixadas e principalmente falta de retorno aos pacientes que optam pela comunicação via redes sociais é algo extremamente negativo ao consultório, e que pode botar todo um planejamento estratégico em risco.

Muitas pessoas conservadora podem não acreditar, mas canais de comunicação (principalmente virtuais) são indispensáveis dentro de qualquer negócio. Vale lembrar: canais de comunicação esclarecedores e eficientes. Seus pacientes conseguirão sanar qualquer dúvida e acionar qualquer serviço. Toda a equipe do consultório deve estar treinada para realizar um atendimento que os pacientes acreditem ser totalmente personalizado.

Seu paciente é único, e assim deve se sentir

Um dos maiores (senão o maior) coringa por trás da fidelização é quando a pessoa sente-se única ao aderir algum tipo de serviço. O que isto quer dizer: quando acontece a personalização em seu extremo. Chamá-la sempre pelo nome e atende-la com um bom tratamento quando vai ao seu consultório são os maiores exemplos. Para que tenha conhecimento daquilo que pode aprimorar, aplique pesquisas de satisfação com os pacientes. Eles se sentirão importantes e importantes para seu consultório.

Facilidades ao paciente! Isso é peça fundamental em uma fidelização. Realize interações online (onde ele possa marcar suas consultas ou apenas acessar resultados de exames), envie lembretes referentes a consultas. Qualquer facilidade será levada em consideração. Agendas bem estruturadas e flexíveis evitam desconfortos aos pacientes. O paciente não ficará satisfeito caso precise arquitetar grandes mudanças dentro de sua rotina para poder frequentar seu consultório.

Uma valorização ao espaço do seu consultório também é fundamental! Quando o paciente sente que está frequentando um lugar agradável, opta sempre por ele.

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