Principais especialidades dos centros médicos

As principais especialidades de um centro médico

O centro médico foi criado para reunir uma série de especialidades médicas em apenas um lugar. Ele pode ser voltado a um público específico ou a uma função do corpo humano. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), mais de 50% dos profissionais brasileiros estão concentrados em sete especialidades médicas. E é sobre algumas delas que falaremos.

A alternativa de fazer um centro médico é boa não só para os pacientes, que encontram todos os serviços que precisam em somente um lugar, fidelizando sua permanência com o especialista, mas também para os médicos, que conseguem dividir custos com os colegas e têm possibilidade de aumentar sua clientela. Confira as principais especialidades disponíveis em um centro médico.

Especialidades

A cardiologia é a especialidade médica que diagnostica e trata doenças do coração e do sistema circulatório. A modalidade segue em duas frentes principais: cardiologia preventiva e curativa. A estimativa é de que haja aproximadamente 12 mil médicos desta especialidade no Brasil hoje. Curiosidade: a cardiologia intervencionista do nosso país é símbolo mundial de excelência em procedimentos terapêuticos não cirúrgicos.

Já a ginecologia é a modalidade que trata as doenças do sistema reprodutor feminino. Já a obstetrícia cuida especificamente das fases da gravidez até o parto. Segundo o CFM, o Brasil tem mais de 25 mil destes especialistas, perdendo somente para os pediatras. Os médicos desta especialidade têm uma alta empregabilidade em todas as regiões do Brasil, nas redes pública e privada, principalmente por conta de crescimento de programas voltados à saúde da mulher.

O clínico geral é o médico que analisa o corpo humano por completo e é capaz de diagnosticar e, em alguns casos, encaminhar o paciente ao especialista do centro médico. Todo estudante que se forma em Medicina recebe o título de clínico geral. Este profissional tem um campo de atuação diverso e sua contratação é bastante exigida em hospitais e na rede pública de saúde, para atuar em postos de saúde ou programas de visitas em casa.

O médico pediatra cuida das enfermidades de crianças e adolescentes, desde quando a pessoa nasce até atingir a maioridade, com ênfase na prevenção e no tratamento de doenças, em vacinas, em amamentação e em prevenção de acidentes. A estimativa é de que haja cerca de 36 mil especialistas desta área no Brasil, 18 profissionais a cada 100 mil habitantes, mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ortopedista é o médico especializado em ossos, ligamentos, tendões, articulações e músculos. Por conta do amplo campo de atuação, este especialista pode optar por diversas modalidades de especializações, como cirurgia, medicina esportiva ou estudar uma parte específica do corpo. O Brasil possui pouco mais de 10 mil ortopedistas e 95% desses especialistas são homens.

Exames

Muitos centros médicos decidem incorporar à sua lista de serviços os exames. Isso não somente ajuda o faturamento da clínica aumentar, mas também fideliza o paciente. Os mais comuns de serem encontrados são os de diagnóstico por imagem (como ressonância magnética, ultrassom e tomografia computadorizada) e de análises clínicas (exames de sangue, fezes, urina e outras secreções produzidas pelo corpo humano).

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: