4 canais para atração de pacientes

atração de paciente

Na era da tecnologia, os panfletos, a indicação boca a boca e outras formas de marketing tradicional não são os canais de comunicação mais eficientes para atração de pacientes!

Isso porque, com as mudanças digitais, os lembretes de papel não têm melhorado a chegada de pacientes nem inspirado a lealdade deles.

Então, como os médicos podem garantir a atração e retenção de pacientes nessa nova era?

Respondemos a seguir! Confira alguns outros canais de comunicação efetivos usados pelas pessoas no mundo digitalizado de hoje!

Jornada do Paciente

Antes de falar dos canais propriamente, precisamos tratar da Jornada do Paciente.

Em resumo, a Jornada do Paciente é um conjunto de experiências do paciente em todo os pontos de contato com o consultório, que descreve o caminho percorrido por ele, desde quando se atenta para os primeiros sintomas até o término do tratamento.

Entender a Jornada do Paciente precisa ser uma prioridade para médicos que buscam atrair pacientes para seu consultório.

Isso porque, por meio dela, é possível conhecer os canais utilizados pelo paciente para chegar até o consultório e traçar estratégias que consigam impactá-lo em todo o percurso, alcançando cada vez mais pessoas.

Ações de marketing médico para atração de pacientes

Agora que você já sabe a importância da Jornada do Paciente, aqui vão algumas dicas de marketing médico que você pode implementar para alcançar as pessoas durante as etapas da jornada:

  • Compartilhe informação

A área de saúde tem muita informação que precisa ser compartilhada!

Você pode começar, por exemplo, mapeando as principais dúvidas sobre doenças, tratamentos e procedimentos que você realiza no consultório. Depois disso, compartilhe nos melhores canais para atração de pacientes. isso vai despertar atenção deles para o seu trabalho.

  • Incentive feedback dos seus pacientes

As opiniões positivas de quem é bem atendido por você reforçam a sua autoridade na área de atuação e auxiliam outras pessoas a confiarem no seu trabalho mais depressa.

Por isso, incentive os pacientes a compartilharem suas opiniões online com permissão para compartilhar em seu site e redes sociais.

Assim, ao reconhecer as experiências únicas que seus pacientes têm, outras pessoas ficam mais propensas a te reconhecer como sinônimo de bom atendimento, mesmo antes da consulta. 

  • Use mais vídeos

O conteúdo de vídeo está em alta e tem a capacidade de captar a atenção do seu público de uma forma que o conteúdo escrito não consegue!

O vídeo é útil para a interação com as pessoas, colocando um rosto, fornecendo um tom de voz e envolvendo o espectador de uma forma descontraída.

Os tipos de vídeos que você pode criar são infinitos, seja de consciência, foco em serviços, apresentações, tratamentos e mais.

Canais para atração de pacientes

Agora que você já entendeu as etapas da jornada e o quais ações de marketing que podem ser utilizadas, vamos falar sobre os canais de comunicação.

Nesse sentido, elencamos 4 dicas de canais que ajudarão a promover o relacionamento com o paciente, fornecer informações necessárias e guiá-los ao longo de sua jornada, até marcar a consulta com você!

1. E-mail

O e-mail é um dos canais de comunicação mais fáceis de utilizar. Além disso, o custo-benefício é bastante positivo, pois os melhores softwares médicos do mercado oferecem a solução gratuitamente.

Com uma boa estratégia de e-mail marketing no consultório, é possível atrair e reter os pacientes. Por exemplo, quando é agendado uma consulta, enviar um e-mail de boas vindas aumentam as chances de o paciente comparecer à consulta agendada.

Ainda, após a consulta, pode-se enviar materiais complementares com dicas de saúde e orientações sobre o que foi conversado no consultório. Assim, o paciente enxerga o cuidado do profissional com seu problema, o que ajuda na melhora da experiência e possível fidelização.

2. Redes sociais

Você sabia que cerca de 140 milhões de pessoas têm perfis ativos em pelo menos uma plataforma de mídia social?

Então, por que não alcançar seus pacientes por meio desses canais?!

As redes sociais são canais de comunicação que podem ser usados para compartilhar informações úteis relacionadas à sua prática e especialidade.

Além disso, é possível responder as dúvidas dos pacientes e estreitar o relacionamento!

Por exemplo, o Instagram e o Facebook são hoje as redes mais populares entre os internautas. Aproveite para criar seu perfil profissional e utilizar as funcionalidades disponíveis.

Uma alternativa interessante é apostar em publicações patrocinadas, anúncios pagos em formato de posts que aparecem no feed de notícias, na aba Explorar ou nos Stories.

3. Blog

Um blog pode ser uma boa fonte de conteúdos para os pacientes lerem mais sobre sua especialidade, saúde e bem-estar.

Além disso, você pode, por exemplo, promover seu blog por meio de e-mails e redes sociais, associando uma estratégia com a outra e impactar ainda mais pessoas.

Para manter seu público envolvido, é preciso manter o blog atualizado e postar regularmente.

4. Site Responsivo

O site é um canal que não pode faltar na sua estratégia para atração de pacientes. Ele servirá como seu cartão de visitas na internet, onde as pessoas chegarão para obter mais informações sobre o seu currículo, atendimentos e contato. As informações disponibilizadas no site, quando dispostas estrategicamente, auxiliam as pessoas tomarem a decisão de agendar a consulta com você.

Um site responsivo se ajusta automaticamente ao tamanho de uma tela, de modo que a experiência é a mesma se for acessado em um computador, tablet, celular ou qualquer dispositivo.

É a norma no design do site hoje, mas, mais do que isso, é o requisito que os mecanismos de pesquisa estão procurando para determinar como classificar os resultados de pesquisa.

O Google se preocupa com a experiência do usuário e priorizará quem possui um site otimizado para usuários móveis.

Em geral, os sites responsivos funcionam melhor para a experiência de saúde digital móvel.

Mas, mesmo se você atualmente tem um site responsivo, deve verificar se o conteúdo e as imagens continuam a carregar de forma adequada.

Melhorar a comunicação com seus pacientes sempre pode ser valioso!

Isso ajudará seu relacionamento de longo prazo e aumentará não só a retenção como a atração de pacientes.

Quer entender melhor como estruturar uma estratégia para atrair mais pacientes? Baixe o Guia para mais Pacientes no Consultório e obtenha resultados sustentáveis ao longo do tempo!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: