Gestão

4 recursos que farão a diferença na gestão da clínica

O setor de saúde é constantemente impactado por novas soluções tecnológicas que trazem agilidade e praticidade ao dia-a-dia do médico e à gestão da clínica. Uma das inovações mais importantes é o software médico.

Você já ouviu falar nessa ferramenta? Conhece os seus benefícios? Então, recomendamos a leitura deste texto. Neste post, você vai entender tudo sobre o funcionamento dela e também conhecerá algumas funcionalidades que são essenciais.

O que é um software de gestão da clínica?

Trata-se de um sistema que promove a digitalização de alguns processos básicos de um consultório médico. Desse modo, tanto os profissionais de saúde, quanto os seus colaboradores e os pacientes são beneficiados pela ferramenta.

Antes do desenvolvimento dos softwares de gestão, a administração das clínicas e consultórios era feita de forma analógica, ou seja, todo o trabalho era baseado em documentação impressa, assim como era necessário o arquivamento físico desses documentos.

Desse modo, além de serem mais lentos, os processos eram menos eficientes e estavam mais expostos a erros, podendo comprometer toda a gestão. Ademais, os funcionários precisavam dedicar mais tempo à conclusão de tarefas, o que impactava na atenção dedicada aos pacientes.

Assim, com um software de gestão, houve uma revolução na gestão da clínica, pois, todo o trabalho passou a ser feito de modo mais dinâmico e preciso. Outrossim, grande parte dos processos foram automatizados, aumentando a produtividade dos funcionários.

Por fim, nas principais ferramentas do mercado, você pode encontrar funcionalidades que transformam a rotina e a gestão da clínica, tais como, centralização e integração de dados, prontuário eletrônico, armazenamento na nuvem, controle financeiro, entre outros.

Quais os benefícios deste sistema para a gestão da clínica?

Agora que você já sabe o que é um software de gestão, precisamos falar sobre os benefícios que ele pode trazer para a instituição de saúde. Ao contar com essa ferramenta, você consegue alcançar todo o potencial de crescimento do negócio, principalmente no que se refere à capacidade de atrair e fidelizar pacientes.

Assim, implementar um sistema de gestão é fundamental, pois, ele contribui para a eliminação dos processos obsoletos da clínica, criação de rotinas mais eficientes, aumento do desempenho, maior agilidade e qualidade dos serviços prestados. Outros benefícios são:

  • eficácia na gestão da clínica: a ferramenta permite que o gestor conheça melhor a rotina do consultório, o que permite a sua otimização;
  • automatização das tarefas: com a implantação desse sistema, muitas tarefas de menor complexidade podem ser realizadas automaticamente. Dessa forma, os funcionários podem se dedicar a atividades mais complexas;
  • segurança dos dados: ao dispor de um software com armazenamento na nuvem, você passa a contar com recursos que garantem uma alta proteção das informações dos pacientes, tais como, criptografia, controle de acesso e rotina de backups;
  • agilidade no atendimento: ao contar com um prontuário eletrônico, por exemplo, você só precisa preencher uma única vez as informações dos pacientes. Posteriormente, elas serão replicadas em todos os outros documentos necessários. Com isso, o médico perde menos tempo com formulários e dedica-se a ouvir o relato do paciente;
  • ferramentas para atrair e fidelizar pacientes: com um software de gestão, você tem acesso a relatórios que permitem conhecer o perfil do seu público. Além disso, dispõe de recursos que fortalecem o relacionamento com ele, tais como, e-mail marketing, envio de SMS, pesquisas de satisfação, etc.

Conheça alguns recursos essenciais para a gestão da clínica

Manter uma boa gestão da clínica não é uma tarefa fácil, principalmente quando não há o auxílio de uma ferramenta digital. Por isso, esses sistemas são de grande relevância para a administração do negócio.

Ademais, além de reduzir os custos operacionais e otimizar a rotina do consultório, o software traz muitos recursos imprescindíveis para o sucesso da empresa. Quer saber quais? A seguir, conheça mais sobre eles.

1) Agenda online

A agenda médica é o coração de uma clínica ou consultório. Isso porque é ela quem registra todos os compromissos diários dos profissionais de saúde e organiza toda a rotina. Por isso, ela precisa ser segura, eficiente e prática.

Por essa razão, surgiu a agenda médica online, uma maneira digital de armazenar todos os agendamentos, reduzindo o trabalho das secretárias e/ou recepcionistas. Além disso, trata-se de uma funcionalidade que traz mais segurança para o profissional, diferente das agendas físicas que estão expostas a diversos riscos.

Com a agenda online os médicos passam a ser atualizados em tempo real sobre os cancelamentos e atrasos dos pacientes, o que permite um maior controle sobre o seu dia. Outra vantagem desse recurso é a facilidade de uso.

Ademais, a funcionalidade também traz mobilidade para o profissional e seus funcionários. A agenda médica online pode ser acessada de qualquer lugar, em qualquer hora e de qualquer dispositivo conectado à internet.

Por fim, na maioria das ferramentas, este recurso é integrado com o sistema de agendamento online. Ou seja, quando um paciente marca uma consulta de forma online, automaticamente a agenda do consultório é atualizada, bloqueando o horário e evitando conflitos.

2) Agendamento online

Trata-se de um dos recurso mais inovadores e que mais impactaram na gestão das clínicas e consultórios. Graças a essa ferramenta, os pacientes não precisam mais lidar com as dificuldades de marcar uma consulta por telefone.

Com um sistema de agendamento eletrônico, o consultório sempre estará disponível para a marcação de consultas e exames. Da mesma forma, o paciente passa a ter autonomia para avaliar qual o melhor dia e horário para o atendimento.

Outra vantagem dessa funcionalidade é o aumento na produtividade dos funcionários, pois, com a consequente redução no número de telefonemas, passam a dispor de mais tempo para concluir suas tarefas diárias.

Outrossim, com o agendamento online integrado a um software de gestão, é possível programar o envio automático de mensagens de lembrete para o paciente. Assim, você reduz o número de faltas no consultório.

3) Prontuário eletrônico

Outro recurso que revolucionou o setor, trazendo mais segurança, agilidade, precisão e economia para os profissionais de saúde. Com o prontuário eletrônico, todas as informações dos pacientes são armazenadas de forma segura e organizada.

Ademais, os formulários de cadastro dos pacientes podem ser personalizados de acordo com as necessidades do médico. Outras vantagens do prontuário digital  são a redução nos erros de digitação e o fim das dificuldades de entendimento da caligrafia.

Outrossim, esse recurso costuma ser intuitivo e de fácil utilização, eliminando a necessidade de treinamentos longos para você e seus colaboradores. Da mesma forma, a ferramenta permite o rápido compartilhamento dos prontuários de pacientes com outros profissionais que o atendam.

Por fim, com um prontuário eletrônico você não corre mais o risco de perder as informações registradas, pois, nos softwares de gestão em nuvem, há uma rotina de backups diários, salvando os dados para serem utilizados em casos de problemas.

4) Automação de marketing

Desenvolver estratégias para atração e fidelização de pacientes é essencial para a sobrevivência de qualquer consultório. Por isso, as automações de marketing são mais um dos impactos positivos desses sistemas na gestão da clínica.

Ademais, nessas ferramentas é possível encontrar funcionalidades que mantém um canal de comunicação ativo com o paciente, tais como, e-mail marketing, envio de SMS, disparo de pesquisas de satisfação, compartilhamento de conteúdos relevantes, etc.

Assim, basta configurar o envio, personalizar o conteúdo e enviar as mensagens. Além disso, você também pode segmentar o disparo para um público específico, tornando sua comunicação ainda mais assertiva.

Agora que você já conheceu as principais informações sobre o software de gestão e entendeu como as suas funcionalidades impactam positivamente na gestão da clínica, cadastre-se no iMedicina e saiba como é utilizar um software médico eficiente para organizar a gestão da sua clínica!

Related Post
Leave a Comment
Compartilhe
Escrito por
Pedro Anjos