Veja 10 benefícios de fazer marketing de relacionamento com o paciente

marketing de relacionamento

Uma das principais formas de profissionais de saúde fidelizarem o seu público é mantendo uma relação próxima com ele. Neste sentido, fazer marketing de relacionamento com o paciente é fundamental para quem deseja promover o crescimento do consultório.

Você já ouviu falar nessa estratégia? Sabe como ela pode ser aplicada na sua rotina? Conhece os benefícios que podem ser obtidos através dela? Caso não, continue a leitura do texto. Neste artigo, você encontrará a resposta a todas essas perguntas.

O que é marketing de relacionamento com o paciente?

Trata-se de uma estratégia que tem como principal objetivo encantar os seus pacientes em todas as etapas da sua jornada, principalmente durante o pós-consulta. De modo geral, podemos entendê-la como uma forma de oferecer um atendimento aprimorado para os seus pacientes.

Como resultado dessas ações, o público se torna mais leal ao seu trabalho e tende a recomendá-lo para amigos e familiares, além de estabelecer um forte relacionamento entre médico e paciente.

Ainda, para que o marketing de relacionamento com o paciente seja realizado de forma eficiente, é necessário colocar em prática o conceito de atendimento humanizado, que envolve alguns valores, tais como, empatia, otimismo, respeito e atenção.

Ademais, essa estratégia ajuda o consultório ou a clínica a fazer parte da vida do paciente. Isso graças à realização de ações que contribuem para o desenvolvimento de uma relação mais amigável, positiva, duradoura e prestativa com o público-alvo do consultório.

Dessa forma, o marketing de relacionamento com o paciente é imprescindível para quem busca oferecer a melhor experiência possível, captar um novo público, engajá-los, fidelizá-los e se tornar uma referência na sua área de atuação.

Por fim, implementar essa estratégia no seu consultório médico pode ser uma tarefa simples. Isso porque existem diversas maneiras de investir nesse tipo de marketing e diferentes combinações podem ser aplicadas.

Como fazer marketing de relacionamento com o paciente?

O marketing de relacionamento com o paciente gira em torno de estratégias que buscam encantá-lo com o seu atendimento. Desse modo, todos os processos do consultório precisam ter como objetivo final a satisfação do paciente. Em resumo, para aplicar essas ações, você pode adotar as seguintes práticas:

  • e-mail marketing: com essa ferramenta é possível manter uma comunicação ativa com o paciente e promover a admiração pelo seu trabalho. Para isso, envie mensagens em datas comemorativas, compartilhe conteúdos de interesse e avalie a satisfação dele com o serviço prestado durante a consulta;
  • redes sociais: as redes sociais possuem um grande alcance e são excelentes para estreitar a relação com os pacientes. Então, crie postagens com informações úteis para o público e responda as dúvidas e comentários;
  • atendimento humanizado: o atendimento humanizado deve estar presente em todos os contatos do paciente com a clínica. Para isso, capacite seus colaboradores e esteja sempre pronto a ouvir as queixas dos pacientes.

Enfim, essas são apenas algumas das maneiras de implementar o marketing de relacionamento com pacientes no seu consultório. A seguir, entenda a importância de considerar essa prática na sua estratégia de marketing médico

Saiba por que incluir essa estratégia no seu marketing médico

Existem muitas razões para você inserir o marketing de relacionamento com pacientes nas suas estratégias de marketing médico. Em primeiro lugar, essa prática traz grande retorno financeiro, pois, fideliza os pacientes e ajuda a atrair um novo público.

Ademais, essas ações melhoram a sua imagem, aumentam a sua autoridade e fortalecem a sua marca perante a concorrência. Outra vantagem é a de melhorar a comunicação pós-consulta com os pacientes.

O marketing de relacionamento ainda ajuda os consultórios e clínicas a descobrirem os erros que estão sendo cometidos no seu atendimento, reduzirem o número de faltas, aumentar a quantidade das consultas de retorno e contribui para que diminuam os buracos na agenda.

Prontuário Eletrônico Gratuito

Conheça os principais benefícios de fazer marketing de relacionamento com o paciente

A adesão à estratégia facilita o trabalho do profissional de saúde de diferentes formas. Neste sentido, listamos as principais vantagens de implementá-la no seu consultório.

1) Eleva a confiança do paciente no seu trabalho

Uma das grandes dificuldades encontradas por médicos é o baixo engajamento dos pacientes com os tratamentos propostos. Com o marketing de relacionamento, há um fortalecimento dessa relação e, consequentemente, uma maior confiança. Dessa forma, a tendência é que eles se envolvam mais e se sintam mais seguros diante dos procedimentos médicos.

2) Promove o atendimento humanizado

Como é uma estratégia voltada para o aprimoramento da experiência do paciente, a implementação do atendimento humanizado é uma consequência natural. Assim, o médico e seus colaboradores passam a enxergar o paciente como um ser único, respeitando seus valores e suas particularidades.

3) Amplifica a comunicação

Outro benefício obtido com a implantação do marketing de relacionamento é a amplificação da comunicação entre médico e paciente. Isso porque, o desenvolvimento dessa estratégia exige a adoção de uma postura forte do profissional em todos os canais de comunicação, tais como, as redes sociais, o e-mail marketing, blog, etc.

4) O marketing de relacionamento com paciente se torna um diferencial

Embora traga excelentes resultados, o marketing de relacionamento com pacientes ainda não é uma realidade para a maioria dos consultórios médicos. Neste sentido, quem implementa essa estratégia se diferencia da concorrência, alcança um maior número de pacientes e maximiza o faturamento.

5) Melhora a retenção de pacientes

A principal vantagem dessa estratégia de marketing médico é tornar a experiência do paciente ainda mais positiva, fidelizando-o ao consultório. Isso porque ao receber um atendimento de excelência, ser respeitado, ouvido com atenção e ter a sua queixa solucionada, o paciente não tem motivos para procurar outro profissional e se mantém leal ao seu trabalho.

6) O marketing de relacionamento com paciente aumenta o grau de satisfação

Com um público cada vez mais exigente, entender e atender as necessidades dos pacientes não é uma tarefa fácil. Porém, com o marketing de relacionamento, você se aproxima deles e passa a conhecê-los melhor. Com isso, dispõe de todas as informações necessárias para aumentar o grau de satisfação com o seu consultório.

7) Constrói uma imagem positiva

Em função de todos os benefícios oferecidos por você aos pacientes, é natural que tenham uma melhor percepção de valor do seu trabalho. Além disso, ao saírem satisfeitos do consultório, a tendência é de que o indiquem para seus amigos e familiares. O resultado de tudo isso é a construção de uma imagem positiva para o público.

8) Fortalecimento da marca

Assim como o marketing de relacionamento com pacientes contribui para melhorar a sua imagem, ele também fortalece o seu nome, a sua marca. A qualidade do seu trabalho causa uma boa impressão nos pacientes e se torna uma mola propulsora para o crescimento da sua autoridade.

9) Cria um vínculo com os pacientes

Além de elevar a confiança do paciente nos tratamentos e procedimentos realizados por você, o marketing de relacionamento contribui para a construção de um relacionamento sólido, uma vez que há comunicação constante com o paciente.

10) Traz previsibilidade de receita

Com uma estratégia eficaz de marketing de relacionamento, fidelizar pacientes passa a ser uma consequência natural. Com isso, o consultório começa a contar com uma previsibilidade de receita, o que possibilita a programação de investimentos em curto, médio e longo prazo.

Portanto, como você pode perceber, o marketing de relacionamento com pacientes é uma estratégia positiva e muito benéfica para os consultórios médicos. Então, se você deseja usufruir de todas essas vantagens, considere a implementação dessas ações.

Quer conhecer as melhores estratégias de relacionamento com o paciente para começar a implementar AGORA no consultório? Baixe o Guia Definitivo de Relacionamento com Paciente e saiba como transformá-los em promotores do seu trabalho!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: