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5 Ações no Consultório que Ajudam o Médico a Otimizar o Marketing

Com a concorrência cada vez maior, os profissionais de saúde precisam buscar alternativas para se diferenciarem no mercado e continuarem a atrair novos pacientes. Neste sentido, desenvolver estratégias de marketing médico pode ser a saída para o consultório se sobressair da concorrência.

Assim, você fortalece sua marca, constrói sua presença digital e passa a ser uma referência na sua área de atuação. Neste artigo, separamos algumas práticas essenciais para quem deseja ver o crescimento do negócio e otimizar o seu marketing médico.

1 – Registre as principais objeções dos pacientes

A quebra de objeções é uma das ações mais importantes em uma estratégia de marketing médico. Independente da sua área de atuação, sempre será necessário lidar com as objeções dos pacientes.

Afinal, o medo do desconhecido é uma característica do ser humano. No entanto, saiba que é possível utilizar esse problema a seu favor. Como? Ao transformar as dúvidas dos seus pacientes em conteúdos educativos para o público.

Na maioria dos casos, as objeções são compartilhadas por mais de um paciente. Assim, ao elaborar artigos, postagens ou vídeos que quebrem essa barreira, você está ajudando a diversas pessoas, fazendo com que percam o medo de realizar determinado tratamento/exame.

Então, para colocar essa ação em prática, o primeiro passo é criar o hábito de registrar todos os pontos que são mencionados durante a consulta. Podem ser barreiras que fazem com que o paciente resista a determinado procedimento.

Com isso, você passa a contar com um banco de dados de temas a serem abordados no seu conteúdo. Em seguida, escolha as plataformas mais adequadas para divulgá-lo, como, por exemplo, o YouTube, Instagram, Facebook ou Blog.

2 – Saiba de onde vem o paciente do seu consultório

A chegada de um novo paciente no consultório representa o sucesso de alguma estratégia de marketing implementada. Embora existam outras formas de medir a eficácia de uma ação, a maneira mais assertiva é questionar o paciente de onde ele veio.

Calma! Não estamos falando da cidade onde ele nasceu ou reside. Essa pergunta tem por objetivo descobrir quais dos canais de comunicação utilizados por você foi o responsável por impactá-lo, fazendo com que buscasse o seu serviço.

Assim, com a adoção dessa medida, e o registro das respostas dos pacientes, você terá a exata noção das estratégias que estão sendo mais eficazes. No mesmo sentido, será possível identificar aquelas que não trazem resultados e podem ser descontinuadas.

No dia a dia de consultórios médicos, alguns canais costumam apresentar resultados mais satisfatórios. Um deles é a indicação de pacientes da base que estão satisfeitos com o seu trabalho. Para manter essa fonte de captação, invista no relacionamento com os eles.

Outro importante canal para atrair novos pacientes é o blog. Quando você investe na produção de conteúdos relevantes para o seu público, você está ampliando o alcance da sua comunicação. Assim, são maiores as chances de ser encontrado em pesquisas na internet.

Ademais, as redes sociais também se mostram eficientes em uma estratégia de marketing médico. Com milhares de usuários, essas plataformas são indicadas para fortalecer a relação com o público e responder às dúvidas deles, levando informação de qualidade.

Por último, os links patrocinados. Trata-se da aquisição de anúncios no Google ou nas redes sociais. Com isso, é possível promover a sua marca e dar destaque ao site médico, ou a algum conteúdo específico. Para dar resultados, essa ação precisa ser acompanhada de perto.

3 – Incentive o relato de depoimentos

Mais uma prática que otimiza as ações do marketing médico. Os depoimentos são relatos dos pacientes que evidenciam os benefícios do seu atendimento e demonstram como o seu trabalho melhorou a vida deles.

Ademais, a coleta dessas avaliações permite que você utilize uma importante ferramenta para a atração de pacientes: a prova social. Este recurso faz com que você use a influência dos feedbacks a seu favor.

Isso porque a busca por um profissional de saúde é pautada por muitas dúvidas a respeito da qualidade do serviço oferecido. Quando um potencial paciente tem acesso à experiência daqueles que já se consultaram em determinado consultório, ele passa a ter mais confiança na sua escolha.

Assim, o primeiro passo para implementar a prova social no seu consultório é estar convicto da sua eficácia. Com isso, você precisa adotar práticas que estimulem o paciente a deixar sua avaliação e/ou depoimento.

Em empresas de outros segmentos, essa motivação é feita com a oferta de descontos ou brindes para os clientes. Já no setor de saúde essa não é uma prática bem vista, podendo até causar efeito contrário.

Por isso, a melhor forma de fazer com que seus pacientes expressem sua opinião é explicar a importância desses feedbacks e como eles podem ajudar outras pessoas a receberem um atendimento de qualidade.

Então, para implementar essa ação na rotina do consultório, busque a avaliação do paciente ao fim da consulta. Isso pode ser feito com um disparo de pesquisas de satisfação pelo e-mail ou por mensagens no WhatsApp. Outro meio é a entrega de materiais impressos para que ele registre sua opinião.

4 – Utilize um software médico no consultório para automatização do marketing

Com o advento do marketing digital, surgiram novas possibilidades para os profissionais de saúde atraírem e fidelizarem o seu público. No entanto, a necessidade de acompanhamento das ações implementadas, assim como a falta de tempo do profissional, exigem a implementação de um software médico.

Entretanto, não basta investir em qualquer ferramenta. Para obter o máximo de benefícios, procure por um sistema que conte com funcionalidades que automatizam diversas estratégias de marketing médico.

5 – Implemente o iMedicina no seu consultório

As automações de marketing estão disponíveis apenas em softwares mais robustos, como o iMedicina. Essa ferramenta completa é reconhecida pela excelência das suas funcionalidades, como, por exemplo:

  • e-mail marketing: trata-se de uma estratégia muito eficaz na fidelização de pacientes. Ela estabelece um canal de comunicação ativo com o paciente no pós-consulta. No iMedicina, você pode programar o disparo de e-mail marketing e segmentar os conteúdos de acordo com o interesse de cada paciente;
  • envio de lembretes e confirmações de consulta: outra ação que contribui para a manutenção dos pacientes. Isso porque a ferramenta possibilita o envio automatizado de SMS e e-mails para lembrar e confirmar as consultas, evitando faltas por esquecimento;
  • agendamento online: embora não seja um recurso específico de marketing, o agendamento online é um diferencial do consultório, oferecendo agilidade e praticidade na marcação de consultas, assim como a melhora na experiência do paciente;
  • Google Meu Negócio: para colocar o seu consultório no radar do seu público e disponibilizar suas informações de contato na internet, o iMedicina também oferece o serviço de configuração do seu cadastro no Google Meu Negócio;
  • site médico e blog: além de desenvolvermos seu site médico, a empresa também cria estratégias específicas para esse canal;
  • links patrocinados: com o iMedicina você tem mais chances de aparecer nos resultados do Google. Nós criamos seus anúncios na plataforma e geramos relatórios quinzenais de desempenho;
  • redes sociais: para construir sua presença digital é fundamental estar presente nas rede sociais. Neste sentido, o iMedicina conta com profissionais capacitados para criar peças informativas e postagens que ajudam a atrair e fidelizar mais pacientes.

Assim, como você pôde perceber, o iMedicina traz muitas facilidades para o seu dia a dia. Com nosso sistema, você conta com a expertise necessária para alavancar o consultório e multiplicar o número de atendimentos diários.

Então, se você deseja otimizar suas ações de marketing médico, considere as dicas deste artigo e implemente-as no seu consultório. Em consequência disso, você se diferencia da concorrência e aumenta a sua lucratividade.

Se você deseja ver o crescimento da clínica, aproveite as novas oportunidades e Baixe aqui nosso guia completo sobre marketing médico . Neste guia você encontrará tudo o que você precisa saber sobre marketing médico e quais as principais estratégias para alavancar seu consultório.

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Escrito por
Equipe iMedicina