5 Automações de Marketing que Todo Médico Deveria Conhecer

automações de marketing

Com uma evolução cada vez mais acelerada da tecnologia, a atuação do profissional de saúde tem sido beneficiada pelo grande volume de recursos disponíveis nos principais softwares médicos do mercado, como, por exemplo, as automações de marketing.

Você sabe o que é isso? Conhece o seu funcionamento? Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto. Então, continue a leitura.

O que são as automações de marketing?

Trata-se de um processo que automatiza diversas tarefas manuais realizadas para melhorar a experiência do paciente. Por meio delas é possível otimizar atividades importantes para o sucesso da clínica.

Ainda, as automações de marketing voltadas para consultórios médicos têm por objetivo facilitar a criação e a execução de estratégias personalizadas para a atração e a fidelização dos pacientes, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

Porém, esses recursos só são possíveis por meio do uso de um bom software médico, como é o caso do iMedicina. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios que podem ser alcançados:

  • maior agilidade na gestão de estratégias;
  • melhor retorno sobre o investimento (ROI);
  • aumento da produtividade da equipe;
  • melhora na interação com o público;
  • menor probabilidade na ocorrência de erros;
  • tratamento individualizado.

Talvez você esteja se perguntando: como as automações de marketing conseguem oferecer esses benefícios? Através de funcionalidades que permitem criar fluxos de relacionamento automatizados, fazendo com que haja um maior controle da sua base de pacientes.

Além disso, ao transferir a responsabilidade pela execução de algumas tarefas para o software médico, você economiza o tempo dos seus colaboradores, aumentando a produtividade deles e permitindo que dediquem mais atenção ao atendimento dos pacientes. A seguir, vamos conhecer as cinco principais automações que você precisa ter no seu consultório.

1) Agendamento online

Com a ausência de um software médico, o processo de agendamento de consultas não é facilitado, exigindo tempo não só da secretária para atendimento das ligações e para as confirmações, mas também do paciente que precisa aguardar o contato ou fazer várias tentativas para conseguir marcar uma consulta.

Neste sentido, o agendamento online é considerado uma automação de marketing, pois exerce grande influência na experiência do paciente ao utilizar os seus serviços. Afinal, basta que ele acesse o seu  site médico, verifique a sua disponibilidade e agende o horário desejado.

Além disso, a organização do consultório também é beneficiada, pois, é possível configurar o tempo específico para cada atendimento, bloquear horários ou turnos. Ademais, após a marcação, o paciente recebe uma mensagem automática de confirmação da consulta, poupando o tempo dos funcionários para a realização dessa tarefa.

Da mesma forma, ao dispor de recursos tecnológicos como esse, você transmite uma imagem de confiança para o público, ganhando credibilidade e dando um ar de modernidade ao seu consultório.

Na maioria dos casos, é possível integrar o sistema de agendamento online à agenda do consultório médico, o que possibilita um acompanhamento em tempo real da sua disponibilidade.  Outrossim, você pode usar essa funcionalidade como um diferencial do consultório, divulgando nas suas ações de marketing para atrair novos pacientes.

2) Automação de marketing para envio de lembretes de consulta

Uma das automações de marketing mais eficientes é o envio de lembretes de consulta, evitando que haja um cancelamento ou falta por esquecimento. Essas mensagens podem ser enviadas por SMS e/ou por e-mail. 

Caso seja possível, a integração entre software médico e prontuário eletrônico possibilita a configuração da periodicidade do envio dos lembrete e a personalização das mensagens, otimizando a experiência do paciente.

Assim como ocorre com o agendamento online, a automação de lembretes de consulta também economiza o tempo do funcionário que antes era responsável por contactar os pacientes para alertá-los da marcação.

Ademais, esse recurso pode prestar grande contribuição ao aumento na lucratividade do consultório, em consequência da diminuição no número de faltas ou cancelamentos. No entanto, o envio de lembretes automatizados é uma funcionalidade que depende do uso de um software médico de boa procedência.

3) Automação de lembretes de retorno

Da mesma forma que as mensagens para lembrar os pacientes dos agendamentos realizados, os lembretes de retorno servem para que eles não se esqueçam da necessidade de marcar uma nova visita, conforme orientado durante a consulta.

Ainda, para o sucesso de um tratamento, é essencial que haja um acompanhamento médico preciso. Por isso, lembrar o paciente que ele precisa retornar ao consultório é bom para manter a sua lucratividade, mas é ainda mais importante para ele, que aumenta as chances de ver o seu problema de saúde resolvido.

Outrossim, ao manter uma comunicação constante com o paciente, principalmente no período entre um atendimento e o retorno, faz com que ele se sinta lembrado e veja o seu esforço e preocupação com o caso dele. Com isso, você encanta e melhora a experiência com o seu trabalho.

4) Automação de marketing para envio de e-mail em datas comemorativas

O sucesso de um consultório médico está diretamente associado a capacidade que ele tem em atrair novos pacientes, pois, com algumas exceções, há um grande intervalo entre as consultas realizadas por uma mesma pessoa.

No entanto, isso não significa que você deve esquecer da sua base de pacientes e preocupar-se, exclusivamente, com estratégias de captação. Pelo contrário, é fundamental desenvolver ações que mantenham um relacionamento próximo com aqueles que já utilizam o seu serviço.

Neste sentido, o envio automatizado de e-mails em datas comemorativas surge como um excelente meio para alcançar esse objetivo e também para que você seja lembrado por aqueles pacientes que já não marcam consultas há algum tempo.

Então, essa automação pode ser configurada para envios no Natal, Ano Novo, datas de celebração de uma profissão, aniversários, dia dos pais e das mães, entre outros.

5) Automação de marketing para envio de conteúdos explicativos

Por último, mas não menos importante, estão as automações de e-mail marketing que buscam informar o paciente sobre especificidades de uma doença que ele possui, falando sobre sintomas, causas e tratamentos.

Outra excelente forma de usar essa funcionalidade é preparando mensagens explicando sobre o uso de medicamentos prescritos, suas contraindicações, posologia e benefícios. Da mesma forma, é possível enviar e-mails para quebrar possíveis objeções de pacientes que precisam passar por cirurgias.

Ademais, para utilizar o máximo dessa funcionalidade, você pode desenvolver um fluxo personalizado de e-mails sobre os casos mais comuns tratados no seu consultório, a fim de esclarecer dúvidas e informar o paciente.

Contudo, assim como outras automações, essa também depende de um software médico integrado ao prontuário médico, pois permite que você tenha listas segmentadas de acordo com o histórico do paciente.

Portanto, como você pode perceber, todas as automações de marketing contribuem para melhorar a experiência do paciente, fazendo com que ele se encante com o seu trabalho e passe a ser um promotor do seu consultório.

Quer saber como o iMedicina pode reforçar a estratégia de marketing médico do seu consultório? Fale com um consultor.

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