5 automações de marketing que você pode fazer usando o iMedicina

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As automações de marketing auxiliam implementar ações de marketing médico no pré e pós-atendimento. Ainda, elas podem contribuir positivamente na gestão de alguns pontos importantes do dia a dia do consultório, como a confirmação de consulta. Nesse contexto, o iMedicina pode ser um grande aliado.

Neste post, entenda o que são essas automações, além de conhecer quais delas você pode usufruir utilizando o software do iMedicina. Acompanhe!

O que são automações de marketing? 

Pode-se dizer que as automações de marketing são automatizações de algumas tarefas manuais, que auxiliam o médico na criação de gestão do relacionamento com o paciente. 

Em especial, as automações voltadas para a gestão de consultórios médicos, visam a criação e execução de estratégias personalizadas para a atração e fidelização de pacientes, sem precisar usar a intervenção humana. 

Alguns exemplos de automações utilizadas são: envio de mensagens de confirmações de consultas por SMS ou e-mail e o envio de materiais referentes à área de atuação do profissional de saúde para seus pacientes. 

Essas estratégias ajudam o médico a construir e manter um relacionamento mais próximo com os seus pacientes. Desse modo, o grau de confiabilidade entre eles também tende a aumentar, melhorando assim as taxas de fidelização e até mesmo atração de novos pacientes.

As automações de marketing do iMedicina são vantajosas?

As automações trazem algumas vantagens, tanto para o relacionamento com os pacientes, quanto para a aumento da produtividade da equipe de recepção.

Utilizando essa ferramenta, é possível realizar confirmações de consulta e diminuir o número de faltas, sem que alguém precise pegar no telefone por exemplo.

Ainda, pode-se utilizar as automações para descobrir quais pontos são considerados positivos e negativos na experiência do paciente com o consultório.

Portanto, as automações não são apenas vantajosas, elas são essenciais para implementação de um pós-consulta de qualidade, além de minimizar o trabalho da recepção com tarefas burocráticas.

Afinal, quais automações de marketing podem ser feitas usando o iMedicina?

Conheça agora 5 automações que podem ser utilizadas no software médico do iMedicina:

1. Agendamento online iMedicina

O agendamento online é considerado uma automação, pois consegue substituir o processo de marcação de consulta realizado de forma manual. Nesse sentido, o paciente não corre o risco de não conseguir marcar um atendimento por conta de linha telefônica ocupada.

Ainda, com o iMedicina, o médico consegue integrar sua agenda de atendimento com a ferramenta de agendamento. Assim, quem quer agendar a consulta tem acompanhamento em tempo real da disponibilidade de horários do profissional de saúde.

Isso aumenta as chances de comparecimento do paciente, já que ele teve tempo adequado para escolher o horário que mais cabia às suas necessidades.

A organização da agenda do médico também é beneficiada com a automação de agendamento online. Isso porque é possível configurar o tempo de cada atendimento e bloquear horários ou turnos, diminuindo a chance de erros.

2. Envios de lembretes de consultas

Infelizmente, o esquecimentos das consultas são uma das principais causas de não comparecimento. A boa notícia é que o iMedicina oferece a ferramenta para automatizar a confirmação de consultas e lembrar o paciente do compromisso agendado.

O envio da mensagem pode ser realizado tanto por SMS ou e-mail. Geralmente, esses avisos são enviados no dia anterior ao atendimento. Nesse caso, solicitam a confirmação do paciente à consulta e, se ele não puder comparecer, é enviada a mensagem de possibilidade de remarcar o atendimento. 

3. Lembretes de retornos

Trata-se de uma automação utilizada para lembrar os pacientes da necessidade de marcar uma nova visita ao médico, conforme orientado na consulta.

Para que um tratamento seja bem-sucedido, é preciso um acompanhamento por parte do profissional de saúde. Nesse sentido, é muito importante que o paciente retorne ao consultório. 

Ainda, essa ferramenta auxilia muito na construção de um bom relacionamento com o paciente, já que consegue demonstrar todo o esforço do médico para que o tratamento seja eficaz. Além disso, proporciona um encantamento e melhora a experiência do paciente no consultório.

4. Envio de e-mails em datas comemorativas 

Foi-se o tempo em que a relação entre médico e paciente se restringia apenas aos momentos da consulta. Hoje, ela está cada vez mais dinâmica. Nesse sentido, alguns lembretes em datas comemorativas se tornam uma estratégia bem eficaz para a fidelização de pacientes. 

No iMedicina, o profissional de saúde consegue programar o envio de e-mail em datas comemorativas, como natal, páscoa, ano novo, aniversário de pacientes, dentre outras que ele julgar ser relevante para a sua área de atuação. 

Em um primeiro momento, essa ação pode parecer irrelevante. Porém, ela faz toda a diferença quando se fala em relacionamento. Afinal, quem não gosta de receber uma felicitação em uma data especial?

5. Envios de conteúdos explicativos

Como citado no item anterior, a relação entre médico e paciente vem sofrendo diversas alterações e se tornando cada vez mais dinâmica. Hoje, o profissional de saúde adquiriu um papel de fonte confiável de informações. 

Logo, além de mensagens em datas especiais, é possível programar no software do iMedicina o envio de materiais explicativos. Essa automação funciona por um sistema de tags, que o médico consegue incluir no cadastro dos pacientes.

Quando uma pessoa está tratando a hipertensão e o profissional de saúde marcar o seu cadastro com a tag #hipertensão, por exemplo, o software dispara uma série de materiais relacionados ao problema, de acordo com a escolha do médico.

Além disso, pode-se programar o envio de instruções sobre o uso de remédios, dicas de promoção de boa saúde, materiais extras relacionados ao tratamento, dentre outros tipos de conteúdos que o médico julgar ser relevante para o paciente.

Como vimos, as automações de marketing contribuem para melhorar a experiência do paciente, promovendo encantamento, e, consequentemente melhorando a fidelização.

Ainda, facilita o trabalho da equipe que não precisa investir tempo para realizar as tarefas de forma manual.

Quer saber mais sobre as automações do iMedicina? Cadastre-se no software e comece a utilizá-las agora mesmo!

 

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