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6 Principais Vantagens de Ter Um Consultório Online

Com o advento das tecnologias digitais, diversas empresas precisaram se reinventar para continuar atraindo clientes. Essa necessidade de transformação também se aplica aos profissionais de saúde. Uma forma de alcançá-la é implantando o consultório online.

Assim, você passa a dispor de recursos que levarão o seu negócio a outro patamar, produzindo inúmeras vantagens. Neste artigo, falaremos sobre elas e como é possível obtê-las.

1) Atendimento médico remoto

Atualmente, o atendimento médico remoto é uma realidade para milhares de instituições de saúde de diferentes países. No Brasil, a prática é regulada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da resolução n.º 1.643/2002.

Nesta norma, a telemedicina é definida como o exercício da Medicina através do uso de ferramentas audiovisuais digitais que permitem a comunicação e a transmissão de dados para prestar assistência médica, educação e pesquisa em Saúde.

Ainda, a telemedicina pode ser entendida como a utilização de uma plataforma digital para a realização de um atendimento médico à distância. Portanto, se você deseja ter um consultório online, essa ferramenta precisa constar no seu rol de procedimentos.

2) Maior visibilidade

Um consultório médico online tem maior visibilidade do que um negócio físico em razão do grande potencial da internet para alcançar, atrair e fidelizar pacientes. Porém, para que essa presença digital seja, de fato, reconhecida, é preciso cumprir algumas etapas.

Site otimizado

O primeiro passo para desenvolver a sua marca no ambiente digital é ter um site médico profissional, intuitivo e que seja funcional para os usuários. Para isso, pode oferecer agendamento online, notícias importantes sobre a área da saúde, contato com a secretária para sanar dúvidas, etc.

Páginas nas redes sociais

As redes sociais são um terreno fértil para a captação de novos pacientes. Por isso, o seu consultório precisa estar presente nessas plataformas, principalmente o Facebook e o Instagram.

Além disso, você pode produzir postagens informativas, compartilhar notícias importantes, convidar os seus seguidores a visitarem o seu site, entre outros.

Crie um blog

Atualmente, as pessoas buscam na internet as respostas para entenderem seus sintomas e diagnosticarem doenças. Assim, você tem a oportunidade de mantê-las informadas com artigos confiáveis e esclarecedores.

Ainda, ao criar um blog médico, você pode traçar estratégias para que os seus pacientes sejam atraídos pelos seus conteúdos e também para fidelizar os seus pacientes.

3) Aproxima o relacionamento com o paciente

A melhor maneira de se aproximar dos seus pacientes e mantê-los fidelizados é apostar no marketing de relacionamento, uma estratégia que busca fortalecer a confiança deles no seu trabalho e fazer com que permaneçam leais a você.

Para isso, o paciente precisa ter uma boa experiência com seu serviço, de modo que o faça querer repeti-la. Neste sentido, com um consultório online, você pode executar as seguintes ações:

  • envio automatizado de e-mail marketing: ao buscar a comunicação com o paciente, você demonstra interesse e preocupação. Então, envie pesquisas de satisfação com a consulta, mensagens de confirmação e para lembrá-lo dos agendamentos;
  • disponibilize canais online para tirar dúvidas: um serviço de atendimento ao paciente online oferece agilidade para o paciente. Assim, ofereça este recurso no seu site, com a possibilidade de contato por WhatsApp, SMS e/ou e-mail;
  • compartilhe informações úteis: seja por e-mail, no seu site ou nas redes sociais;
  • crie um blog: produza conteúdos informativos e compartilhe com seus pacientes.

4) Otimização da rotina do consultório

A gestão administrativa e financeira de um consultório online é realizada através de ferramentas de alta tecnologia, como softwares médicos e prontuários eletrônicos. Isso porque eles permitem a automatização de tarefas que são realizadas diariamente, tais como:

  • agendamento de consultas;
  • envio automatizado de confirmações e lembretes das consultas;
  • acompanhamento da saúde financeira do consultório por meio de relatórios personalizados;
  • modelos pré-configurados de receituário, atestados e fichas de anamnese;
  • prescrição digital de medicamentos, tratamentos e exames;
  • integração entre agenda online e agendas médicas.

Neste sentido, com várias atividades sendo realizadas de modo automático, outras tarefas podem ser finalizadas e é possível melhorar a satisfação do paciente ao dedicar mais atenção durante o atendimento. 

Outra facilidade dessas ferramentas que também impacta na rotina do consultório é a mobilidade das informações. Como todos os dados estão online, eles podem ser consultados de qualquer lugar e hora.

Por último, a busca por informações é agilizada, pois, em um software médico, as informações estão centralizadas e podem ser facilmente encontradas e acessadas por todos os profissionais que estiverem autorizados a visualizá-las.

5) Melhora a gestão da agenda

Uma das principais premissas de um consultório online é dispor de sistemas que ofereçam a integração dos dados. Assim, é possível automatizar as marcações de consultas, melhorando a gestão da agenda.

Ainda, com boas ferramentas, você evita alguns problemas muito comuns em consultórios não informatizados, tais como, duplicidade de horários e conflito de horários marcados com compromissos.

Outrossim, em razão da mobilidade, os colaboradores e profissionais de saúde têm todos os dados do consultório sempre à mão, permitindo que os consultem, editem e enviem de qualquer lugar.

Ademais, é possível integrar os agendamentos com o módulo de gestão financeira. Assim, basta registrar o pagamento das consultas pela agenda para que o fluxo de caixa seja atualizado com a nova entrada de receita.

Por último, ao dispor de um software médico, não há mais a necessidade de registrar manualmente as consultas, pois as agendas dos profissionais do consultório são integradas e automaticamente modificadas.

6) Fortalecimento da marca

Quando falamos de fortalecer a marca, estamos falando de executar ações que promovam a sua empresa e gerem autoridade para você. Nos consultórios online, o branding é essencial, pois, como estão inseridos no meio digital, precisam atrair os usuários.

Consequentemente, ao ter uma marca forte, a percepção de valor dos pacientes aumenta e o diferencia da concorrência. Dessa forma, ao buscarem por serviços médicos na internet, você irá se destacar em razão das avaliações positivas que receber.

Uma boa maneira de trazer essa autoridade para o seu consultório é desenvolvendo a sua presença digital nas redes sociais. Porém, não basta ter uma página sem oferecer nada para seus seguidores.

Ainda, como as pessoas buscam cada vez mais na internet por informações sobre saúde, utilize essas plataformas para criar postagens informativas, falando sobre tratamentos inovadores, sinais que indicam algum problema e quando elas devem procurar um médico.

Assim, além de construir a sua autoridade, você atrai novos pacientes e fideliza aqueles que já buscam os seus serviços.

Portanto, com a leitura deste artigo, você já percebeu como é vantajoso transformar o seu negócio em um consultório online. Então, siga nossas dicas para alçar novos voos e oferecer diferenciais aos seus pacientes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Faça download do Guia para Informatização dos Consultórios.

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Escrito por
Equipe iMedicina