Aplicar estratégias de marketing médico no seu consultório é fundamental para que você atraia mais pacientes e mantenha a agenda de atendimentos cheia.
Ter ciência dessa necessidade é o primeiro passo para uma gestão mais profissional da sua clínica. O próximo, como é de se imaginar, é escolher o fornecedor que prestará esses serviços para você.
Engana-se quem pensa que contratar uma agência de marketing médico é sempre a melhor opção.
Neste post, vamos contar o porquê dessa escolha nem sempre ser a ideal. Vamos lá!
Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é uma agência de marketing médico e qual é o papel dela.
Esse tipo de negócio funciona como uma espécie de agência de publicidade, sendo responsável por ações como:
O grande diferencial das agências especializadas apenas no atendimento de médicos é o domínio das limitações de Publicidade Médica estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, você não corre o risco de ser penalizado por nenhuma atividade antiética.
Outro fator atraente é o volume de clientes atendidos. Como o dia a dia dos profissionais de agência é entrar em contato com diversos profissionais, eles acabam adquirindo conhecimento para lidar com diferentes especialidades em nível aprofundado.
Além disso, cada cliente é abordado de forma única, o que permite um grau muito alto de personalização, de acordo com os problemas levantados. Os projetos não são dados por encerrados até que você os aprove completamente e se dê por satisfeito.
Tudo parece muito bom, certo? Mas não é sempre assim e vamos te mostrar agora algumas desvantagens de contratar uma agência de marketing médico.
Tudo isso pode parecer muito animador, não é mesmo!? Contudo, precisamos ressaltar que níveis mais altos de especialização e customização têm seu preço.
O que costuma acontecer, na maior parte dos casos, é que as agências de marketing médico acabam cobrando valores altíssimos para os seus serviços.
Além do custo da implementação das estratégias, normalmente, há ainda uma taxa mensal para manutenção das ações. Ela é chamada de fee mensal e tem valor variável, de acordo com o seu projeto e as suas necessidades.
Na prática, o que acontece ao contratar uma agência de marketing médico é a descapitalização do seu consultório. Esse fato acontece no momento do fechamento do contrato e mês após mês, enquanto os primeiros resultados não aparecerem.
O agravante aqui é que as estratégias de marketing médico geralmente trazem resultados em médio prazo ou longo prazo. Ou seja, isso pode significar meses de espera, desembolsando um valor que nem sempre é adequado para a sua realidade financeira.
Você provavelmente deve estar se perguntando se há alguma forma de investir em marketing médico sem gastar tanto, certo?
Em primeiro lugar, é importante dizer que dificilmente você conseguirá implantar as estratégias por conta própria. A não ser que você esteja com a agenda realmente vazia e esteja disposto a investir o seu tempo em estudar o assunto em vez de atrair pacientes.
As táticas de marketing médico são muito dinâmicas e exigem conhecimento aprofundado para funcionar. Por isso, é muito difícil acompanhar tudo que está acontecendo com seu escritório ou clínica além de também planejar, implantar e acompanhar as estratégias de marketing médico.
Mesmo que você consiga configurar as primeiras ações, tenha em mente que o acompanhamento dos resultados deve ser diário. Sem essa vigilância constante, você correrá o risco de estar desperdiçando o seu dinheiro em campanhas falhas.
A solução é a contratação de um software de gestão de marketing médico para seu consultório.
Esse sistema integra estratégias de marketing médico com funcionalidades de softwares para consultório.
O grande diferencial de contar com uma solução integrada como essa é fazer a gestão do seu negócio de ponta a ponta.
Adotando essa prática, as estratégias de marketing ficam muito mais conectadas às suas necessidades reais e são capazes de gerar insights para melhoria do atendimento e da retenção de pacientes.
Os planos do iMedicina incluem metodologias de presença digital com excelente custo-benefício. Por meio deles, você poderá ter acesso a:
Uma das maiores vantagens de aderir a um desses programas é o valor da mensalidade em comparação com o pago a uma agência de marketing médico.
Enquanto a agência incluiria cada um dos serviços acima ao orçamento de maneira individual, no iMedicina você paga apenas um valor fixo por tudo. E o melhor: ainda tem acesso a um software de prontuário eletrônico.
O método iMedicina vai além das ações de marketing digital, inclui também um módulo de relacionamento no sistema. Por meio dele, você será capaz de centralizar os dados da sua base de pacientes e implementar ações para a sua fidelização.
Um exemplo dessas possibilidades é a criação de e-mails automáticos personalizados, sejam eles em datas comemorativas ou sobre atendimentos recorrentes do seu consultório.
Como você pode perceber, há uma gama de opções que podem ser aplicadas pelos clientes do iMedicina, de acordo com a necessidade. Todas elas colaboram para que a sua clínica se digitalize e gere mais lucros no final do mês.
Quer saber mais sobre nossos planos? Entre em contato com um de nossos consultores.
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