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Atendimento médico: como implementar melhorias

A experiência do paciente tem se tornado essencial para qualquer consultório ou clínica, independentemente da especialidade. É um desafio atual para o atendimento médico, que exige esforços e uma visão abrangente que vai além da prescrição de tratamentos. 

Nesse sentido, desenvolver e aplicar estratégias para aprimorar o atendimento mantendo um relacionamento humanizado e focado no paciente é indispensável. Em outras palavras, é fundamental para garantir a satisfação, fidelidade e promover melhores resultados.

Por esse motivo, investir em métodos para promover uma experiência enriquecedora ao paciente não deve ser deixado de lado pelo médico. Pensando nisso, confira neste post, dicas relevantes para melhorar o atendimento e garantir maior conforto e qualidade para o paciente! 

Como implementar melhorias no atendimento médico

O relacionamento com o paciente muitas vezes não é considerado uma prioridade no planejamento estratégico do consultório. No entanto, é um grande diferencial e tem influência direta no tratamento e nos resultados. 

Garantir uma experiência agradável ao paciente é um requisito básico para o sucesso e vai muito mais além do momento da consulta e retornos. Por isso, saber como melhorar o atendimento como um todo, é primordial. 

Saiba como aprimorar o atendimento no consultório! 

Atendimento médico que ofereça diferenciais aos pacientes no agendamento de consultas

A marcação de consultas é o primeiro contato do paciente com o consultório e a oportunidade ideal para demonstrar os diferenciais. A abordagem inicial e as possibilidades que o consultório oferece são determinantes para o início do relacionamento com o paciente. 

Ter praticidade para marcar uma data para a consulta é essencial. Para alcançar esse objetivo, ofereça a possibilidade de agendamento online, pois otimiza o tempo da secretária e proporciona mais comodidade ao paciente, já que elimina a necessidade de entrar em contato por telefone ou comparecer ao consultório. 

Atendimento médico humanizado

O atendimento humanizado consiste na harmonia entre o ambiente físico agradável, equipe bem treinada e uma consulta conduzida de acordo com as necessidades do paciente.

Para tanto, demonstre interesse pelo problema que ele está enfrentando, elimine as dúvidas explicando com cuidado sobre os medicamentos e tratamentos. Esses são aspectos que geram confiança e uma sensação de esperança, o que faz toda diferença para o paciente.  

Treine a equipe constantemente para contornar situações desagradáveis e proporcione um ambiente acolhedor no consultório.


Treine a equipe constantemente

Falando em treinamento, toda a equipe de profissionais do consultório deve compreender claramente a importância de um bom atendimento ao paciente. Como terão contato direto com pessoas fragilizadas, a forma da abordagem deve ser com cuidado e paciência. 

A melhor maneira para ter excelência no atendimento é treinar a equipe para solucionar conflitos, saber contornar situações e manter um atendimento personalizado e ético.

Colha feedbacks do atendimento médico

Uma das técnicas mais eficientes para identificar pontos que precisam ser melhorados na gestão interna e no atendimento é por meio dos feedbacks dos pacientes. Essa avaliação vai demonstrar o que está indo bem e o que precisar aperfeiçoado. 

Disponibilize canais de comunicação para os pacientes enviarem sugestões, elogios e críticas, relatando como foi a experiência deles no contato com o consultório. Reúna a equipe para uma avaliação das informações e envie respostas com as medidas que serão tomadas para melhorar o que for apontado.

Realize o pós-consulta

Procurar saber como está indo o tratamento após a consulta demostra o cuidado do médico com o quadro do paciente. A sensação de um atendimento personalizado vai contribuir para o sucesso do tratamento e para um marketing positivo da conduta profissional. 

É uma parte primordial para melhorar o atendimento, pois a gratidão e fidelidade do paciente pela experiência exclusiva e tratamento eficaz, são a maior recompensa pelo exercício da medicina, além de promover a saúde.

O software médico é um grande aliado

 A tecnologia aplicada na medicina evoluiu em todos os sentidos, aperfeiçoando serviços para garantir maior segurança, eficiência e alta performance. Quando o assunto é a gestão, os benefícios são notáveis, possibilitando maior controle sobre as ações, evitando falhas.

A modernização dos serviços médicos é desenvolvida para proporcionar maior humanização ao atendimento, garantindo o acesso fácil a informações relevantes dos pacientes cadastrados. É um conceito extremamente importante para melhorar a experiência do paciente. 

Nesse contexto, o software médico é a solução ideal para melhorar o atendimento ao cliente, pois oferece recursos inteligentes e intuitivos para organizar a gestão interna e facilitar a comunicação com o paciente. 

As funcionalidades do software médico permitem a automatização do atendimento, otimizando o tempo da equipe e do próprio médico, que podem voltar as atenções para as necessidades do paciente que está presente.

Com o software médico, é possível utilizar as seguintes ferramentas:

  • agendamento online;
  • gestão da agenda;
  • emissão de prescrições digitais;
  • prontuário eletrônico;
  • gestão de indicadores;
  • gerenciamento de marketing.

Além disso, é a solução ideal para oferecer comodidade ao paciente, tanto no agendamento online, quando na comunicação pós-consulta, se destacando como um recurso indispensável para melhorar o atendimento. 

Se o objetivo é alcançar o crescimento sustentável da clínica ou consultório, a escolha do software médico merece atenção especial. Ter o máximo de funcionalidades e praticidade para a rotina é o segredo para uma gestão estratégica eficiente. 

Para tanto, o software médico do iMedicina oferece recursos completos e gratuitos para modernizar e aperfeiçoar o atendimento no consultório ou clínica. As ferramentas foram desenvolvidas para estreitar o relacionamento com o paciente, utilizando estratégias para garantir a satisfação. 

Com uma interface simples e fácil de operar, é possível criar e-mails personalizados, avisos automáticos de retornos e gestão eficiente da agenda, além do prontuário eletrônico, telemedicina, gestão financeira, de marketing e inúmeras outras funções. 

Contar com recursos tecnológicos é essencial para otimizar a rotina de qualquer profissional da saúde. É o suporte necessário para organizar o tempo e investir nas estratégias certas para promover uma experiência marcante ao paciente. 

Se você deseja alavancar os resultados e a receita do consultório médico ou clínica, melhorar o atendimento ao paciente deve ser um dos pilares do planejamento. Portanto, investir em práticas para atingir esse objetivo é um grande diferencial, que vai transformar o relacionamento com o paciente. 

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Escrito por
Equipe iMedicina