Como aumentar o fluxo de pacientes na clínica?

aumentar o fluxo de pacientes

O paciente é a força motriz da clínica, disto todo médico sabe. Sendo assim, é importante que o administrador pense estratégias para aumentar o fluxo de pacientes. Também é importante tornar o local acolhedor, bem como oferecer atendimento médico humanizado.

 A busca por novos pacientes pode ser um desafio. Principalmente para aqueles que estão começando.  Apesar disto, existem algumas dicas que podem ajudar muito quem procura conquistar e tratar com mais eficiência os pacientes.

Queremos que sua clínica cresça da melhor maneira possível. Sendo assim, reunimos algumas dicas que podem ajudar você aumentar o fluxo de pacientes.

 Acompanhe o artigo e descubra o que fazer!

 Alguns desafios iniciais para o aumento do fluxo de pacientes

Fidelizar e aumentar o fluxo de paciente são tarefas que apresentam alguns desafios. Um dos primeiros pontos a ser levado em conta quando se trata do assunto é o atendimento.

Infelizmente, muitas clínicas acreditam que precisam prejudicar o tempo de consulta para que haja mais pessoas utilizando o serviço. Esta não é uma boa estratégia!

Isto porque, quando se trata de aumentar o fluxo de pacientes o atendimento é o principal.

 A experiência do paciente não deve ser prejudicada em detrimento do aumento do fluxo. O que se deve fazer é pensar em estratégias para alcançar pacientes ideais, que trazem mais rentabilidade à clínica. Assim, consegue-se oferecer mais qualidade ao paciente, que por sua vez tende a enxergar mais valor no serviço e, por isso, o remunera melhor.

5 dicas para aumentar o fluxo de pacientes na clinica

O aumento do fluxo de pacientes requer planejamento e estratégia. Deste modo, é importante que você trace uma rota e tenha alguns passos em mente.

Da mesma maneira, é importante solidificar esta estratégia e fazer com que ela se torne rotina no seu consultório. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas que acreditamos que podem auxiliar de maneira significativa o processo para conquistar novos usuários. 

Estas dicas servem não apenas para aumentar seu fluxo de pacientes mas para ajudar sua clínica oferecer um serviço mais eficiente.

Atendimento deve focar no paciente

Aumentar o fluxo de pacientes significa principalmente focar no atendimento. Por isso, é importante conhecer quem frequenta sua clínica. Só assim seus esforços trarão resultados sustentáveis para esse objetivo, sem prejudicar a qualidade do serviço.

Após conhecer o perfil do paciente e entender as suas demandas, é hora de traçar estratégias que tragam essas pessoas para dentro da clínica, melhorando cada vez mais a satisfação com o serviço. O paciente satisfeito, além de continuar frequentando a clínica, ainda indica o serviço para os conhecidos, ajudando o médico a conquistar ainda mais pacients.

Equipe bem treinada, clinica movimentada

Treinar sua equipe para realizar um bom atendimento deve ser uma preocupação primordial.  Além do treino para atendimento, oferecer capacitação para outras questões, envolvendo os aspectos administrativos da clínica pode ajudar a aumentar a eficiência do trabalho.

Oriente sua equipe para que ela possa realizar um bom atendimento! Isto significa que ela deve estar preparada não só para rebater as objeções na hora da marcação de consulta mas também saber conduzir os contratempos do dia a dia.

Invista em marketing médico

Outra dica de ouro para quem está procurando aumentar o fluxo de pacientes em sua clínica é investir em marketing médico. Assim como a criação de novos contatos, esta é uma ótima oportunidade de levar informação e conteúdo de relevância para os usuários do ambiente digital.

Criar uma estratégia de marketing é uma excelente maneira de chamar atenção de novos pacientes. Você pode utilizar as redes sociais, sites e anúncios no Google como canais de comunicação.

Deste modo, é importante contar com uma equipe especializada, já que este serviço é fundamental e deve ser feito de forma correta. Empresas especializadas em marketing médico podem ser grandes aliadas em desenvolver uma metodologia que funcione para sua realidade.

Além disso, na hora de pensar uma estratégia de marketing você precisa prestar atenção nas normas do Conselho Federal de Medicina. O conselho apresenta limitações e exigências para publicidade médica. Sendo assim, você precisa estar ciente delas.

Faça um marketing com responsabilidade. A dica é criar vídeos, posts e textos interessantes com informações relevantes sobre saúde. Eles informam, bem como atraem novos pacientes para sua clínica.

Aposte em um relacionamento pós consulta

O pós-consulta é a continuação do atendimento ao paciente.  Sendo assim, ele é tão importante quanto a consulta. Isso auxilia que ele se fidelize à clínica.

Algumas técnicas podem ser utilizadas para melhorar o seu relacionamento pós-consulta. Veja quais são elas:

  • Manter um padrão excelente de atendimento;
  • Flexibilizar as formas de pagamento;
  • Facilitar a comunicação com seus pacientes;
  • Ter o cadastro completo dos seus pacientes;
  • Criar uma boa estratégia de marketing;
  • Realização de pesquisas de satisfação com seus pacientes.

Você pode, inclusive, contar com softwares médicos para auxiliar neste relacionamento.  

A ferramenta permite marcações de consultas online, disponibiliza telemedicina e automatiza fluxos de e-mail para manter a comunicação com o paciente sempre ativa.

Tenha os processos internos bem organizados

Por último, mas não menos importante. Mantenha os processos internos da sua clínica bem organizados. Manter sua equipe coordenada, treinada e com capacitações regulares é uma ótima maneira de fazer isto.

Nesse interim, lembre-se que as rotinas administrativas e até mesmo o atendimento devem ser avaliados constantemente. 

 Da mesma forma que estes processos precisam ser frequentemente revistos, é fundamental para a clínica analisar cada setor que a compõe. Desta forma, será possível buscar melhorias.

 Um software para gestão ajuda na organização e controle dos processos internos.  Avaliar a utilização destas ferramentas pode ser uma boa ideia para sua empresa.

Em síntese, crie protocolos inteligentes e específicos de atendimento. Isto poderá auxiliar você a organizar o expediente, bem como aumentar o fluxo de pacientes.

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