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Como fidelizar o paciente digital e ter um promotor da sua marca

A internet tem mudado a sociedade – isso não dá para negar. Desde a sua chegada no Brasil, em 1988, ela vem contribuindo em diversos aspectos do cotidiano. Uma das principais alterações trazidas, inclusive, está relacionada à saúde. Os pacientes estão cada vez mais informados e exigentes. Há uma maior concorrência entre os médicos e, além disso, temos visto surgirem neologismos associados às novas tecnologias, como o termo “paciente digital”.

Neste novo cenário, os profissionais que querem se sobressair precisam se reinventar e seguir as tecnologias. Caso contrário, perderão espaço no mercado. Os pacientes digitais, quando satisfeitos com o médico, podem ser os maiores promotores e incentivadores da marca de um consultório.

Mas afinal… Você sabe do que se trata o termo paciente digital e como fazer com que seus pacientes sejam fiéis ao seus serviços e verdadeiros promotores da sua marca? É sobre isso que falaremos neste post. Confira abaixo!

O que significa o termo “Paciente Digital”?

Antigamente, os médicos eram detentores de toda a informação e controle sobre o paciente. No entanto, na atualidade os indivíduos têm buscado se informar e estão cada vez mais exigentes quando o assunto é a escolha do profissional de saúde. Esse novo perfil tem sido denominado como “paciente digital”.

O paciente digital está ativo na internet e busca constantemente por informações sobre saúde. Ele também quer saber tudo sobre os profissionais com os quais deseja se consultar. Mais do que isso, ele dá o seu feedback sobre os serviços médicos que consome, influenciando outros pacientes positiva ou negativamente.

Portanto, para os profissionais que querem se destacar no mercado, é extremamente importante considerar este novo comportamento. Somente assim será possível saber sobre como se portar diante do seu público e buscar maneiras de lhes proporcionar uma boa experiência no atendimento.

Por que se preocupar com a experiência do paciente digital?

Como dito anteriormente, o paciente digital está cada vez mais exigente e em busca de boas experiências de atendimento. E, caso ele não fique satisfeito com o seu serviço, muito provavelmente ele não irá retornar. Assim, você não poderá obter o retorno financeiro desejado.

Então, o ideal é que você se empenhe ao máximo para garantir que a experiência do paciente digital seja a mais favorável possível. É preciso levar em conta não apenas a humanização durante o atendimento (fato que é essencial), mas também toda a jornada do paciente.

Vamos a um exemplo: uma vez que estamos tratando de pessoas que estão ativas na internet, e em busca de bons profissionais, certamente eles gostariam de encontrar um profissional ativo nas redes sociais.

Esse profissional deve oferecer conteúdos relevantes e frequentes, que permitam a criação de diálogos. Outro fator importante é facilitar os pontos de contato com o consultório, como uma agenda online, por exemplo.

Caso o profissional não lhes forneçam essas condições, é provável que não haja uma boa primeira impressão, ainda que o atendimento médico seja humanizado. Percebe que a experiência para o paciente digital vai além da humanização? Agora é a hora de entender o que fazer para garantir a boa experiência e a fidelização dos seus pacientes. Veja no próximo tópico.

Dicas para a fidelização do paciente digital

A fidelização de pacientes é uma das principais estratégias que todo profissional precisa se preocupar. Afinal, fidelizar os seus pacientes, além de ser mais barato do que atrair novos, vai garantir que eles irão retornar para próximas consultas e/ou procedimentos. Isso sem que você precise fazer muito esforço.

Porém, para que você garanta a fidelização do seu paciente digital, e faça com que ele seja um promotor da sua marca, é necessário seguir algumas dicas. Veja, abaixo, algumas delas:

Saiba quem são os seus pacientes

Entender quem são seus pacientes é o primeiro passo para criar uma boa estratégia de captação e fidelização. Por isso, busque entender as principais características do seu paciente ideal e onde ele se encontra. Isso garante que você possa focar as suas estratégias digitais.

Capacite a sua equipe

Sua equipe também precisa estar preparada para garantir uma boa experiência aos pacientes. Pensando nisso, o ideal é que você a capacite por meio de cursos especializados. Mostre à sua equipe a importância de um bom atendimento aos pacientes durante todo o processo.

Vale lembrar que a experiência do paciente no consultório vai desde o contato com as recepcionistas, secretárias, funcionários de limpeza, até os administradores e enfermeiros.  

Peça feedback ao seu paciente digital

O feedback é a maneira mais direta de se descobrir o que seus pacientes pensam sobre você, sobre a clínica e sobre os serviços prestados. Então, se você deseja otimizar as experiências no seu consultório, crie um formulário de feedback de atendimento. Peça aos seus pacientes que respondam logo após uma consulta e sempre que possível.

Ofereça uma experiência personalizada ao seu paciente digital

A experiência do paciente é o que vai, de fato, te destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Então, sempre que possível busque alternativas para fazer com que seus pacientes sintam que seu atendimento é único.

Nesse momento, é importante avaliar como está a recepção em seu consultório, uma vez que um local aconchegante tende a fazer com que as pessoas se sintam mais receptivas.

Priorize a gestão do seu consultório

Fazer uma gestão eficaz do consultório também é primordial para garantir uma boa experiência ao seu paciente digital. Afinal, quando há desorganização com horários, agenda, marcação, além de outros aspectos que envolvam a consulta, pode haver uma má impressão sobre o consultório. Consequentemente, isso pode acabar com as chances de fidelização.

Para isso, você pode optar pela utilização de softwares de gestão para clínicas e consultórios. Esses sistemas contribuem (e muito!) com a organização da sua rotina e atividades.

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Reveja o agendamento de consultas

Disponibilizar uma forma fácil e prática para o agendamento de consultas. Essa é mais uma questão a se preocupar, quando se preza pela experiência do paciente digital.

Em uma era altamente tecnológica, é natural buscar praticidade e agilidade. Assim, se o processo de marcação de consultas for dificultado, o paciente pode acabar desistindo do seu consultório.

Assim, para driblar qualquer impasse na marcação de consultas, tenha atenção com os seguintes pontos:

  • priorização de um atendimento telefônico eficaz;
  • inclusão de um canal digital (WhatsApp, e-mail, chat);
  • implementação de um sistema de agendamento online de consultas.

Invista em marketing digital

Se estamos falando sobre tecnologia, é inevitável dizer que, para se ter sucesso durante a experiência com o paciente digital, é desejável que você esteja presente no mundo online. Portanto, siga nossas dicas, abaixo!

  • crie um site ou landing page;
  • esteja presente nas principais redes sociais;
  • alimente as redes com conteúdo frequente e relevante para seu público-alvo;
  • crie um canal de comunicação direta com seus pacientes, isso realmente faz toda a diferença durante todas as etapas do processo!

Elabore estratégias de pós-venda

Manter um relacionamento no pós-consulta é uma das principais questões que farão com que o paciente queira retornar. Isso é decisivo, inclusive, para que ele se torne um promotor da sua marca.

Para isso, será necessário que você elabore uma estratégia de pós-vendas. Mantenha contato próximo com seus pacientes para garantir que eles não irão esquecer de você. Uma campanha de e-mail marketing é uma boa opção nesse sentido.

Por fim, esperamos que você tenha compreendido sobre o que se trata o paciente digital e sobre a importância de ter estratégias para fidelizá-lo. Agora, crie seus planos de conteúdo! Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui que te esclarecemos.

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Escrito por
Equipe iMedicina