Como iMedicina te ajuda a melhorar a experiência do paciente

experiência ao paciente

A experiência do paciente vem ganhando cada vez mais relevância nos consultórios médicos. Atualmente, muitos profissionais de saúde perceberam que não basta apenas ter conhecimento em sua área de atuação. Que é necessário proporcionar experiências diferenciadas para encantar o paciente, entendendo, que dessa forma, suas chances de fidelizá-lo aumentam muito.

Sendo assim, o encantamento está diretamente ligado à fidelização do paciente. Afinal, ninguém gosta de frequentar um local onde não se sente à vontade e satisfeito, não é mesmo? Nesse sentido, se preocupar em oferecer uma boa experiência faz toda a diferença.

Para que isso se torne uma realidade, contar com ferramentas que ajudem a encantar seu paciente é fundamental. Nos próximos parágrafos, você vai conhecer como o iMedicina pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

O que é a experiência do paciente?

A experiência do paciente pode ser definida como toda a interação realizada entre paciente e médico em cada etapa da jornada do paciente até o período de pós-consulta. Ou seja, é fundamental proporcionar uma boa experiência desde a atração até a fidelização, não se esquecendo de manter o relacionamento mesmo depois da realização da consulta.

É importante destacar que a experiência do paciente está ligada ao conceito de customer experience, que é um conjunto de ações desenvolvidas com o intuito de melhorar a relação entre consumidores e marcas.

Levando para o ambiente médico, esse conceito tem como objetivo ajudar na conquista do paciente. Isso porque ele [o conceito] auxilia o profissional de saúde a proporcionar uma experiência única para o seu paciente. Oferecendo a ele um resultado satisfatório em todos os aspectos que envolvem o processo de um atendimento médico.

Quando o profissional da saúde consegue sucesso no objetivo de impressionar – por meio de uma experiência excepcional – quem passa por seu consultório ou clínica, ele conquista pacientes fiéis. Ou seja, pacientes que retornam e, ainda, se tornam promotores dos serviços, indicando o médico para amigos e familiares, na famosa divulgação “boca a boca”.

Qual a importância de oferecer uma boa experiência ao paciente?

Como já citado, dar ao paciente a melhor experiência possível é fundamental para ter pacientes fiéis. E ter pacientes fiéis é a garantia de se ter uma agenda cheia e ser independente de planos de saúde.

Isso porque ao fidelizar um paciente, ele se torna um promotor e divulgador dos serviços, fortalecendo o nome do profissional de saúde e de seu negócio, fazendo com que ele se torne uma referência em sua área de atuação. E quem não gostaria de se consultar com um profissional de renome, não é mesmo?

Mas, você sabe como conquistar pacientes fiéis que promovem sua clínica ou consultório? O Imedicina tem a ferramenta perfeita para te ajudar nesse objetivo.

Como o iMedicina ajuda você a melhorar a experiência do paciente?

A experiência do paciente engloba vários aspectos que envolvem a jornada do paciente. Nesse sentido, ter o apoio de um software que alia uma série de ferramentas para auxiliar nesse momento tão importante faz toda a diferença.

Descubra como a solução de gestão online desenvolvida pelo iMedicina pode te ajuda a melhorar a experiência do paciente em seu consultório ou clínica.

Agendamento online

As novas tecnologias auxiliam os médicos a entregarem uma boa experiência aos pacientes antes mesmo do atendimento. Um bom exemplo é o agendamento online.

Com essa ferramenta, é possível proporcionar mais comodidade para os pacientes marcarem suas consultas. Além disso, esse recurso evita possíveis transtornos, como o agendamento de dois pacientes com o mesmo médico no mesmo horário, por exemplo.

Outra vantagem que esta ferramenta oferece é o fato de ser tudo pela internet. Basta o paciente acessar o site e realizar a marcação sem precisar entrar em contato por telefone ou ir até o consultório. Sendo também uma outra opção de agendamento, caso ocorra problemas de comunicação, como linha telefônica ocupada ou com algum defeito.

O iMedicina possui uma solução de marcação de consultas online integrado ao sistema de prontuário e gestão. Com essa função, é possível que o paciente realize a marcação de acordo com sua disponibilidade. Basta acessar os dias e horários disponíveis e fazer o agendamento.

Essa ferramenta evita que ocorram erros e problemas na etapa de marcação de consulta, evitando, assim, que o paciente tenha uma experiência ruim logo no primeiro contato com os serviços do profissional de saúde.

Agenda médica online

No dia a dia corrido de uma clínica ou consultório, podem ocorrer situações que atrapalham uma boa experiência para o paciente. Nesse sentido, a solução de agenda médica online é uma ótima solução.

Com essa ferramenta, é possível trazer mais rapidez aos atendimentos médicos, além de praticidade e organização. O que contribui para proporcionar uma boa experiência ao seu paciente durante as consultas ou procedimentos, evitando que ocorram atrasos, faltas ou cancelamentos.

Armazenamento digital de informações

Muitos atendimentos acabam sendo prejudicados pela dificuldade do médico em encontrar os registros de seus pacientes. Essa ação acaba impactando de forma negativa na experiência do paciente.

Nesse sentido, contar com um software que auxilie no armazenamento de dados médicos auxilia a gerar um atendimento com menos interrupções e focado em solucionar a dor do paciente.

Com o iMedicina, o profissional de saúde consegue realizar o cadastro de cada paciente de forma digital, atualizando, assim, os dados a cada nova consulta. Ou seja, as informações, como exames e laudos, são colocadas no mesmo “local” de exames antigos e dados de consultas anteriores.

Essa ação evita que ocorram acúmulo de papéis e perda de informações importantes, gerando satisfação e uma boa experiência para o seu paciente.

Solução de prontuário eletrônico

Uma boa experiência do paciente não se limita apenas a um bom atendimento. Ela também passa pelas facilidades oferecidas pelo profissional de saúde durante o atendimento.

Nesse sentido, contar com um software que auxilie na praticidade, dando mais agilidade em questões burocráticas, é muito importante. Dessa forma, o profissional de saúde poderá se dedicar mais as queixas e dores de seu paciente.

Com o prontuário eletrônico do iMedicina, o médico tem acesso a todo o histórico do paciente com apenas um clique. E, ainda, é possível encontrar documentos pré- prontos e bulários eletrônicos, que facilitam na prescrição de remédios.

Com essas facilidades, o profissional de saúde pode dedicar mais atenção aos pacientes e proporcionar a eles uma experiência única durante o atendimento.

Lembretes de consultas automatizados

Infelizmente, as faltas ou os esquecimentos de consultas podem acontecer. Essas situações acabam trazendo grandes desvantagens, como o atraso em tratamentos.

Com o iMedicina, o médico possui acesso a uma solução de lembretes de consultas integradas ao software online. Dessa forma, é possível programar o envio de uma mensagem de SMS ou e-mail solicitando a confirmação da presença na consulta.

Assim, caso o paciente não possa comparecer à consulta, é possível que o profissional de saúde agende outro paciente. Por outro lado, esse lembrete é muito útil para pacientes que querem ir à consulta, mas esquecem a data e/ou o horário por algum motivo.

Ferramenta de NPS

A ferramenta de pesquisa Net Promoter Score (NPS) permite mensurar o nível de satisfação dos pacientes. Com ela, é possível mapear pontos positivos e negativos referentes ao profissional de saúde e ao atendimento de uma maneira geral.

Desse modo, o médico consegue perceber quais pontos precisam ser melhorados para oferecer uma experiência extraordinária ao paciente, resultando, assim, na fidelização dele.

Com o iMedicina, o médico possui acesso à solução de NPS integrada ao software. Assim, ele consegue programar o envio dessa pesquisa ao final de cada atendimento. O que ajuda na identificação do grau de satisfação de seus pacientes.

Automatizações de pós-consulta

A experiência do paciente não deve terminar na consulta com o médico. Ela deve ser trabalhada também após o encerramento do atendimento no consultório.

Nesse sentido, as ferramentas de automação podem ser grandes aliadas para a construção de uma boa experiência para o paciente no momento pós-consulta.

Com o iMedicina, o médico tem acesso a uma série de automação de marketing que o irão auxiliá-lo na entrega de uma experiência ainda mais incrível para os seus pacientes. Ou seja, ele [o médico] terá a oportunidade de manter seu relacionamento com seus pacientes, contribuindo para que eles se fidelizem.

Essa estratégia de marketing no período pós-consulta pode vir por meio de envio de e-mails marketing com assuntos importantes e relevantes, novidades sobre a clínica ou consultório ou, até mesmo, mensagens em datas comemorativas.

Oferecer uma boa experiência ao paciente é um ponto essencial para que se consiga fidelizá-lo e transformá-lo em um promotor dos seus serviços.

Percebeu como o Imedicina pode auxiliá-lo na conquista desse objetivo? Contar com dispositivos e ferramentas específicas e sob medida para o seu negócio pode mudar seu atual cenário e deixar sua agenda cheia de pacientes fiéis.

Cadastre-se e experimente o software gratuito do iMedicina!

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