O médico que deseja manter ou ampliar sua relevância no mercado profissional deve encarar a presença digital como essencial. Estar em destaque, entre os resultados do buscador Google, precisa ser um dos seus objetivos.
O cenário atual é propicio. Segundo pesquisas, 92% das pessoas buscam informações sobre saúde na internet. Sabemos que essa é uma importante fonte de informação, mas nem tudo que está nela é confiável.
Levantamento do Google revelou que 26% dos brasileiros, assim que se deparam com um problema de saúde, recorrem ao buscador. Eles desejam se informar e, em muitos casos, fazer um autodiagnóstico.
Quando o seu nome aparece entre os primeiros resultados, oferece ao paciente uma fonte de informação confiável, principalmente se houver uma estrutura robusta de conteúdo com site, agendamento on-line, artigos de blog e outros.
Veja como o iMedicina pode ajudá-lo nesse sentido, tornando-o mais conhecido na internet por meio de uma estratégia de criação de presença digital.
Produção de site com agendamento on-line
Ter um site significa garantir seu próprio espaço na internet. Redes sociais são importantes, e você deve manter perfis profissionais nas principais, mas elas estão em plataformas fora do seu controle.
O site do consultório ou da clínica médica terá um domínio próprio, ou seja, um endereço virtual. Para o paciente que encontra você no Google, esse domínio passa confiabilidade quando tem uma extensão conhecida, como .com ou .com.br.
Outra vantagem é que seu site funciona 24 horas por dia, disponibilizando conteúdo relevante durante todos os dias do ano. Além disso, apresenta sua imagem profissional — reforçando sua credibilidade na área em que atua.
Com iMedicina, seu site pode ter um moderno sistema de agendamento on-line para pacientes. Em vez de eles ligarem em seu consultório ou clínica médica, poderão marcar as consultas pela internet de um jeito rápido e prático.
Estar em sintonia com o que há de mais moderno fortalece sua imagem e alcança mais pessoas que precisam de tratamento com profissionais como você.
Desenvolvimento de blog e artigos especializados
O blog surgiu como um diário virtual. Aos poucos, o Google percebeu que cada conteúdo era único e passou a valorizar isso em todos os tipos de página na internet.
As empresas, por sua vez, encontraram no blog uma forma de compartilhar informações importantes sobre seus segmentos e/ou nichos de atuação. No seu caso, é possível compartilhar conteúdo confiável sobre medicina.
O iMedicina possui um time de criação para desenvolver o seu blog e outro para a produção especializada de conteúdo médico. Essa estratégia, chamada de marketing de conteúdo, reforça a visibilidade do seu nome na internet.
Trata-se de uma solução de baixo custo, mas que traz resultados perenes e surpreendentes. Uma vez publicado, o artigo estará on-line para quem quiser ver. E quando o assunto estiver em destaque, ele poderá suprir o desejo por informação.
Muitas pessoas podem conhecer seu trabalho por meio do blog e, com o tempo, passarem de leitores a pacientes. Essa também é uma forma interessante de se relacionar com o público.
Postagens para redes sociais, como Facebook e Instagram
Números do relatório Digital in 2018, produzido pelo site We Are Social, mostram que 8 milhões de novos usuários brasileiros chegaram às redes sociais em 2018. Entre as mais utilizadas, destacamos o Facebook (1ª) e o Instagram (6ª).
Ambas são extremamente visuais, permitem a divulgação de conteúdos em diferentes formatos e, de fato, são redes sociais — diferentemente do que ocorre com YouTube (2ª), WhastApp (3ª), Facebook Messenger (4ª) e WeChat (5ª).
Redes sociais são pontos de encontro de pessoas na internet e, para o médico, é fundamental fazer parte desse ambiente digital. Por esse motivo, o iMedicina conta com a produção de postagens para redes sociais, como Facebook e Instagram.
Uma equipe especializada em mídias sociais elabora um planejamento de divulgação para que você alimente suas redes com conteúdo relevante. Isso reforça sua presença digital e alavanca seu nome entre os resultados no Google.
Essas postagens trazem inúmeras outras vantagens, como credibilidade, confiança entre os usuários, proximidade com o público-alvo potencial e um posicionamento diferenciado de outros médicos.
Criação e configuração de Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do buscador mais famoso do mundo. Por meio dele, você coloca no mapa seu consultório ou clínica médica.
A ferramenta Google Meu Negócio permite que qualquer pessoa encontre, facilmente, informações sobre sua clínica ou consultório, tanto no buscador quanto no Google Mapas — uma estratégia incrível para garantir sua presença digital.
A equipe de especialistas do iMedicina auxilia você nesse processo, criando e configurando o Google Meu Negócio. Desse modo, será possível aparecer de formas diferentes. Veja as principais:
Pesquisa por tipo de negócio
Considera a localização de quem faz a busca. Se ela procura por consultório médico e está geograficamente próxima, você aparecerá como sugestão.
Nome do consultório ou clínica
Aparece quando são cadastrados dados como nome e detalhes da empresa, como a especialidade médica atendida. Essas informações são apresentadas em forma de cartão, no lado direito da tela.
Apontando a localização
No Google Maps, seu consultório ou clínica médica pode ser apresentado em uma busca por área selecionada ou proximidade.
Configuração de Google Ads
Para garantir sua presença digital, você deve investir em formas de comunicação orgânica — como as citadas anteriormente —, mas tem a possibilidade de patrocinar links em forma de anúncios.
É o que ocorre quando você realiza uma busca e algumas opções são destacadas entre os primeiros resultados. A partir do desenvolvimento do seu site com iMedicina, a equipe de especialistas pode configurar um Google Ads para você!
Essa equipe já possui uma ampla base de palavras-chave para cada especialidade médica e pode escolher as melhores para sua clínica ou consultório. Além disso, faz revisões frequentes ou sob demanda para melhorar seu desempenho.
Por mais que essa estratégia envolva custos, eles não são altos. O Google Ads oferece o controle total de cada valor investido, que pode ser quanto você quiser, da frequência de pagamento e para quais links ou campanhas.
Um relatório de desempenho pode ser extraído do Google Ads, com informações como a quantidade de vezes que seus links foram apresentados e a taxa de cliques — permitindo insights para novas campanhas.
Notou como iMedicina pode ajudar a criar sua presença digital e a ser encontrado mais facilmente no Google? Conte com o apoio de quem entende do assunto e está preparado para posicionar sua marca entre os melhores resultados!
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