Como ser um médico empreendedor em 6 passos?

Como ser um médico empreendedor em 6 passos

Após anos de estudo e a consequente habilitação para exercer a Medicina, muitos profissionais se deparam com as dúvidas e desafios de se tornar um médico empreendedor. Embora não seja uma tarefa fácil, este é um processo necessário para alcançar a sua independência.

Quer saber quais as vantagens de empreender? Tem muitas perguntas não respondidas sobre o tema? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos tudo sobre os benefícios de abrir seu próprio consultório, além de um passo a passo para iniciar essa nova fase.

Quais são as vantagens em se tornar um médico empreendedor?

O desenvolvimento de novas tecnologias e a popularização da internet trouxe muitos benefícios para profissionais que desejam empreender. No caso dos médicos, por exemplo, essas inovações ampliaram o alcance de novos pacientes e democratizaram o acesso aos serviços de saúde.

Contudo, para ser um médico empreendedor é preciso contar com uma mentalidade diferente, como:

  • Ser capaz de aprender com os próprios erros;
  • Estar sempre atualizado com as novas tendências;
  • Tomar decisões com base em dados;
  • Planejar todos os passos do negócio.

Ainda, a abertura de um consultório exige disposição, dedicação, tempo e preparação do médico para gerir uma empresa. Com isso, você tem o necessário para ser um médico empreendedor. A seguir, conheça as vantagens de ter o seu próprio negócio.

Mais autonomia

Um dos principais benefícios de empreender é a possibilidade de tomar suas próprias decisões, com autonomia e sem depender da aprovação de um chefe. Com isso, você terá a capacidade de fazer escolhas pautadas pelas opiniões dos seus pacientes.

O médico empreendedor tem mais flexibilidade 

Ao ter o seu próprio consultório, você é quem decide o seu horário de atendimento. Isso porque não possui vínculo empregatício e nem está subordinado às decisões de terceiros. Assim, você pode criar sua agenda, definir o seu público-alvo, escolher os períodos de férias e o local de onde deseja atender.

Liberdade financeira

A possibilidade de ser um médico empreendedor traz responsabilidades e exige a tomada de decisões com base em informações. No entanto, também permite que você desfrute dos benefícios da liberdade financeira.

Em primeiro lugar, você pode cobrar um preço justo pelo seu atendimento. Segundo que, ao fazer escolhas corretas, você não terá um limite de ganho e poderá ampliar suas possibilidades de atuação. 

Desenvolvimento de novas habilidades

Os percalços encontrados no caminho percorrido por médicos empreendedores faz com que desenvolvam habilidades especiais, tais como:

  • Resiliência;
  • Capacidade de aprender com erros;
  • Fazer planejamentos estratégicos, dentre outras características.

Maior capacidade de atendimento

Ao dedicar-se exclusivamente ao seu negócio, você passa a dispor de mais tempo para os seus pacientes, ampliando a sua capacidade de atendimento. Além disso, você pode oferecer outras modalidades de consulta, como, por exemplo, a telemedicina.

Conheça os passos necessários para ser um médico empreendedor

Para ser um médico empreendedor de sucesso, é importante conhecer algumas etapas essenciais que garantem a lucratividade do negócio. No entanto, esse conhecimento não é explorado na grade curricular das universidades de Medicina.

Assim, boa parte dos médicos recém-formados se encontram em um mar de dúvidas, o que faz com que o caminho seja mais árduo. Por isso, para que você tenha sucesso nessa jornada, preparamos um roteiro que irá lhe ajudar no enfrentamento desse desafio.

1 – Conheça o mercado

Para ser capaz de se antecipar às dificuldades na abertura do consultório, o primeiro passo é conhecer mais sobre o mercado da sua área de atuação. Então, esteja atento ao comportamento e às necessidades do seu público e à concorrência.

Prontuário Eletrônico Gratuito
  • Invista em pesquisas de opinião;
  • Mapeie todos os processos comuns à rotina do consultório;
  • Analise a concorrência e descubra onde eles estão errando.

Com esses dados, você poderá adequar o seu atendimento aos anseios do público, otimizar sua rotina e se diferenciar dos concorrentes.

2 – Estude sobre empreendedorismo e gestão

A busca por conhecimento nunca deve parar, principalmente para os médicos. Entretanto, é preciso ir além das informações científicas comuns à profissão. Para ser um médico empreendedor de sucesso, dedique-se ao aprendizado de matérias relacionadas ao empreendedorismo e à gestão de empresas.

Além disso, ofereça capacitação aos seus funcionários, os mantenha engajados e motivados a trabalhar no seu consultório. Assim, eles estarão prontos para prestar o melhor atendimento possível ao público e capacitados a lidar com os desafios que surgirem no caminho.

3 – Fique atento às novas tecnologias

O setor de saúde é constantemente impactado por inovações tecnológicas. Por isso, é preciso estar atento às novidades e avaliar a possibilidade de implementá-las no seu consultório.

Com a modernização dos processos, o seu atendimento será mais ágil e prático, beneficiando os pacientes e colaboradores. Ademais, para promover a melhora da experiência do paciente, invista em ferramentas digitais, como, por exemplo, o prontuário eletrônico.

Por fim, a oferta de procedimentos e equipamentos modernos faz com que os diagnósticos sejam mais precisos e as recuperações mais rápidas. Assim, o paciente fica satisfeito e recomenda o seu trabalho para amigos e familiares.

4 – Firme parcerias com outros médicos

Para conquistar novos pacientes para o seu negócio, você precisa construir a sua autoridade no mercado e tornar-se mais conhecido pelo público. Uma das maneiras de alcançar esses objetivos é estabelecendo parcerias com outros profissionais da área.

Dessa forma, você torna o seu consultório mais eficiente, pois os pacientes podem centralizar todo o seu tratamento em um único lugar ou, pelo menos, receber a indicação de outros médicos da sua confiança.

5 – Um médico empreendedor deve divulgar seu trabalho

Para manter o caixa positivo e construir sua autoridade no mercado, é preciso investir na divulgação do consultório. Uma das estratégias mais eficientes para médicos é o marketing de conteúdo. A estratégia consiste na produção de artigos e postagens de interesse do seu público.

Outrossim, fortaleça a sua presença digital com a criação de perfis nas redes sociais. Porém, existem limitações. Para evitar propagandas sensacionalistas e a concorrência desleal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece normas que regulam o marketing médico. Então, conheça mais sobre elas e faça a divulgação ética e correta do seu trabalho.

6 – Mantenha o controle financeiro

O sucesso de qualquer novo negócio depende da sua gestão financeira. A má administração das finanças é a causa mais comum de fechamento de empresas. Então, dedique-se a criar processos eficientes para manter o bom controle financeiro do consultório.

Como está a saúde Financeira do seu consultório? Descubra como fazer uma Gestão financeira EFICIENTE em nosso e-book!

Dessa forma, você evita ser surpreendido por despesas inesperadas e passa a ter previsibilidade de caixa para planejar futuros investimentos, promovendo o crescimento do consultório.

Assim, com a leitura deste artigo, você tem as informações necessárias para alcançar bons resultados com sua empresa, atrair e fidelizar pacientes, se tornar uma autoridade e se diferenciar da concorrência.

Portanto, siga nosso passo a passo e se torne um médico empreendedor de sucesso. Entretanto, para alcançar seus objetivos, é preciso ter foco, comprometimento e disciplina. Então, inicie nessa nova jornada e estará pronto para superar os desafios de ter o seu próprio consultório.

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: