Como Ter Um Consultório Médico Sustentável?

Consultório Médico

A sustentabilidade é um tema que está em voga e tem sido uma preocupação para as indústrias, comércios e agora para o setor de saúde. Neste sentido, ter um consultório médico sustentável traz benefícios para o meio ambiente e melhora a sua imagem junto aos clientes.

No entanto, surge a dúvida: como trazer a sustentabilidade para o meu negócio? Então, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa para adotar essa prática.

O que é um consultório médico sustentável? 

Trata-se de um consultório que utiliza da melhor maneira possível os recursos que tem ao seu dispor, sem espaço para desperdícios. Essa regra se aplica tanto aos bens físicos quanto aos humanos e tecnológicos.

Ainda, a sustentabilidade é um conceito que significa buscar suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Assim, ser sustentável significa preservar a vida.

Trazendo para a realidade de um consultório médico, a sustentabilidade está em fazer um bom gerenciamento dos seus insumos, das suas despesas, promover melhorias sociais e assegurar a satisfação dos seus pacientes, trazendo benefícios para a saúde deles.

Por que ele atende a um papel socioeducativo?

Quando você torna o seu consultório médico sustentável, ele aumenta a qualidade de vida da comunidade inseria ao redor, contribui para as gerações futuras e melhora a saúde de todos. Tudo isso está diretamente ligado ao trabalho de um profissional de saúde.

Assim, ao demonstrar o seu cuidado com o meio ambiente e com a utilização dos recursos, você também educa aos seus clientes e aos seus colegas de profissão. Dessa forma, caso eles se inspirem nas suas práticas, você passa a ser um exemplo a ser seguido.

Em consequência disso, o seu consultório atende a um papel socioeducativo necessário para a sociedade. Ademais, ter a sustentabilidade como missão se transforma em um diferencial diante dos concorrentes.

Saiba como ter um consultório sustentável 

Caso você nunca tenha pensado a respeito, a ideia de ter um negócio sustentável pode parecer uma tarefa árdua e que levará muito tempo para ser concluída. Contudo, existem algumas práticas que podem ser implementadas hoje e que trazem grande impacto.

Assim, para te ajudar neste processo, preparamos algumas dicas práticas para você dar o primeiro passo nessa transformação.

Materiais sustentáveis

Com uma busca cada vez maior por ações sustentáveis, a indústria percebeu a necessidade de mudar o seu processo produtivo. Dessa forma, surgiram os materiais sustentáveis, ou seja, produtos que não são poluentes e de baixo impacto para o meio ambiente.

Ao dispor desses produtos, você beneficia todos ao seu redor, além de aumentar a sua qualidade de vida e a de seus funcionários. Atualmente, já existem opções sustentáveis para quase todo tipo de produto, principalmente no setor da construção civil.

Ainda, uma boa opção para utilizar no seu consultório são os chamados “jardins no teto”, que nada mais é do que utilizar plantas em cima dos telhados. Além de diminuírem o calor, elas também são excelentes isolantes térmicos.

Outrossim, também existem as tintas ecológicas que não possuem materiais tóxicos na sua composição, o cartão de visita feito em material sustentável e o uso de papel reciclado.

Controle e seleção de lixo

Os serviços de saúde são obrigados por lei a desenvolver um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que contemple a geração, a classificação e o descarte dos resíduos.

Ainda, esse plano foi estabelecido pela RDC-306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela resolução n.º 358/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Porém, você pode ir além das exigências, desenvolvendo e conscientizando os seus colaboradores com iniciativas para separar o lixo, economizar recursos, controlar o uso da água e outras práticas que agregam valor para o consultório.

Economizar energia

A partir de uma simples observação da sua rotina e a de seus funcionários, é possível perceber comportamentos inadequados no que se refere à economia de energia. Contudo, o uso correto desse bem é um dos pilares de uma política de sustentabilidade.

Quantos dispositivos eletrônicos permanecem ligados durante o dia? Quais precisam ficar 24 horas em pleno funcionamento? Ao responder essas perguntas, você já consegue agir para reduzir o consumo de energia.

Além disso, ao ter uma boa iluminação solar, você não precisa manter as luzes acesas. Caso não haja prejuízos para os funcionários e nem para os pacientes, faça uso da iluminação natural. Assim, além da economia na conta de luz, você está beneficiando o mundo.

Fazer campanhas de conscientização

Embora o tema sustentabilidade esteja em voga, ainda existem muitas pessoas que não foram alcançadas por esse conceito e não fazem ideia de como adotar práticas sustentáveis dentro das suas casas.

Neste sentido, seja você um educador da comunidade ao seu redor. Para isso, promova no seu consultório campanhas de conscientização, oferecendo palestras e oficinas gratuitas que ensinem a população a como ser sustentável.

Um bom exemplo é ensiná-las a evitar o desperdício de lixo e o descarte correto dos itens, esclarecendo os benefícios dessas ações e de como elas podem impactar o futuro dos filhos e da sociedade como um todo.

Com isso, você será um agente de transformação da população local, sendo mais um diferencial para o seu negócio. 

Digitalizar o consultório 

Uma das ações mais necessárias e fáceis de aplicar em um consultório é a informatização de toda a rotina por meio de um software médico. Assim, você descarta toda a papelada armazenada e reduz drasticamente o consumo de papel.

Ainda, se você parar para imaginar o quanto utiliza desse suprimento por ano, incluindo aí os receituários impressos, as agendas físicas e os resultados de exames, é capaz de se assustar com o tamanho do impacto ambiental que só você causa.

Ao utilizar uma ferramenta digital, você não precisa mais gastar quase nenhum papel, pois você tem todas as funcionalidades disponíveis no sistema, tais como, agendamento de consultas, prescrição de medicamentos, prontuário do paciente, ficha de anamnese, etc.

Ademais, um bom software também disponibiliza a integração entre o agendamento online e as agendas eletrônica dos profissionais de saúde. Com isso, basta ter uma agenda no celular para controlar todos os seus atendimentos;

Então, percebeu como é fácil reduzir os danos ao meio ambiente e tornar o seu consultório sustentável? Pense que, além de oferecer um mundo melhor para os seus filhos, você ganha em qualidade de vida, economiza e torna o seu negócio mais rentável.

Portanto, se você está buscando formas de melhorar a satisfação dos seus pacientes, transforme o seu consultório médico em um ambiente sustentável.

Quer receber mais dicas sobre a gestão do seu consultório? Faça download do Guia para Treinamento das Secretárias.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: