A fidelização de pacientes é um dos principais objetivos dos consultórios médicos em crescimento. Conquistar pacientes fieis é uma tarefa que pode até ser trabalhosa, mas compensatória.
É por isso que os profissionais da medicina devem apostar em estratégias e ferramentas que favoreçam o fortalecimento desse vínculo, que começa antes mesmo do início da consulta.
Existem algumas formas de colocar essas estratégias em prática, que podem demandar mais ou menos esforço da equipe. Sabemos que tarefas manuais são demoradas e exigem bastante tempo disponível, artigo de luxo no dia a dia atribulado dos consultórios.
É por isso que os softwares médicos são fundamentais para estreitar relações com pacientes, de formas que você até não poderia imaginar.
Vamos explicar melhor ao longo desse texto. Então, acompanhe!
Entenda o conceito de fidelizar pacientes
Fidelização é um termo que descreve o apreço a alguém, a uma ideologia, uma marca ou um profissional. O raciocínio é bem parecido com quem adotou um clube de futebol para a vida, por exemplo. Isto é, torcer exige fidelidade.
Pode parecer brincadeira, mas o assunto é sério e devemos transpor esse tema diretamente para o consultório.
Você provavelmente entende ou percebe quando um paciente é fiel ao médico. Geralmente, essa pessoa tem uma relação de confiança extrema, de troca e valorização do trabalho do profissional. É aquele paciente que, além de ser constante, também indica o serviço para conhecidos, amigos e familiares, e atesta sua qualidade.
Ainda há casos em que a confiança é tanta que o paciente acompanha o profissional mesmo que o consultório mude de localização geográfica ou pare de atender o convênio que ele utiliza.
Por isso, a fidelização de pacientes tem tudo a ver com a sua credibilidade como marca. Afinal, quando a experiência do paciente é bem trabalhada no seu consultório, a confiança no seu trabalho tende a aumentar, te destacando da concorrência.
O que fazer para fidelizar pacientes
Para fidelizar pacientes, é preciso tomar algumas medidas que envolvem estratégias de marketing médico.
É necessário conhecer toda a jornada do paciente para entender suas fases de decisão e como isso impacta nas técnicas de atração e fidelização.
A seguir, vamos explicar mais detalhadamente algumas ferramentas que vão te ajudar na fidelização de pacientes. Confira!
Como o software médico ajuda na fidelização de pacientes
Ter uma estratégia para a fidelização de paciente e não colocá-la em prática, não resolve. Mas acredite, isso é o que mais acontece nos consultórios desorganizados por aí.
Como as tarefas precisam ser recorrentes e tomam tempo da equipe, a estratégia acaba ficando em segundo plano para priorizar outras atividades mais pontuais para o momento.
Nesse sentido, o uso de softwares médicos ajuda o profissional a organizar a gestão, desafogar a recepção e otimizar o atendimento. Essas ações em conjunto impactam na produtividade da equipe, que acaba focando o tempo em atividades mais importantes para o resultado do consultório.
Um exemplo interessante de como o software médico atua na fidelização de pacientes é que o sistema é capaz de reunir dados e informações preciosas sobre cada um que é atendido. Ao identificar particularidades de cada paciente, o médico consegue programar mensagens que são relevantes para o problema daquela pessoa e nutri-la de forma automatizada para que o relacionamento seja constante.
Em outras palavras, o software médico é inteligente a ponto de enviar mensagens automáticas, mas com características personalizadas. Assim, o paciente entende que a mensagem foi escrita só para ele, revelando o cuidado do profissional com o seu problema.
Outra ferramenta oferecida por por essas plataformas é o agendamento online. Essa funcionalidade dá autonomia para o paciente marcar a consulta no momento que for mais conveniente para ele, sem depender do atendimento da secretária.
Dessa forma, a experiência dele com o serviço prestado pelo consultório é muito melhor. Consequentemente, na hora de optar pelo retorno, o paciente vai lembrar das facilidades oferecidas e sai na frente quem lhe oferecer o melhor serviço.
Mensagens de pré e pós-consulta
Para nutrir esse paciente, a ferramenta automatizada envia notificações de confirmação de consulta, lembretes, bem como outras mensagens que sejam relevantes previamente à consulta.
E, então, após o encontro, seja presencial ou por telemedicina, a pessoa atendida também recebe conteúdos que são relevantes para suas questões de saúde, como citamos anteriormente.
Tudo isso é uma forma de valorizar a relação entre médico e paciente, ou seja, mostrar que o especialista está atento às necessidades de quem o procurou e mantém esse apoio além do consultório.
Integração com outras estratégias de marketing médico
Os melhores softwares médicos são desenvolvidos para facilitar o relacionamento com o paciente. Naturalmente, têm ótimas integrações com as estratégias de marketing.
Além das automações do sistema para otimizar o envio de mensagens e marcação de consultas, ainda orientam toda a presença digital do médico, com técnicas simples de serem aplicadas.
Redes Sociais
É sempre válido lembrar como é importante adotar estratégias variadas no marketing médico. A presença nas redes sociais, por exemplo, é essencial para estabelecer conexão com o público e, consequentemente, manter um relacionamento.
O iMedicina, a empresa de software médico líder em relacionamento com o paciente facilita todo o calendário de postagens, com conteúdos relevantes e originais, que podem ser escolhidos pelo médico dentro do sistema e são automaticamente agendados no Instagram e Facebook.
Site como forma de estabelecer confiança
O site do médico deve ser um canal para estabelecer uma ligação com quem está buscando aquele tipo de serviço. Neste caso, o iMedicina desenvolve toda a estratégia de sites, responsivos e otimizados para SEO.
É importante que a página na internet seja um meio que facilite também o agendamento online de consultas, integrado a um software que organiza automaticamente a agenda do médico. Tudo que você já encontra no software médico do iMedicina.
Invista em ações que levem à fidelização de pacientes
É imprescindível que o médico tome ações, de forma estratégica, na busca de um relacionamento duradouro com quem é atendido por ele. Contar com ferramentas e plataformas automatizadas, como software médico, é um passo importante nesse processo.
Além disso, é sempre válido investir em posicionamento por meio do marketing médico, de forma a favorecer a autoridade e credibilidade da marca do profissional da medicina. Tudo isso contribui para que seu paciente seja cada vez mais recorrente em sua base e ainda te indique para os amigos!
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