Automatizar lançamentos financeiros de forma prática é algo que te ajuda a organizar cada vez mais sua clínica ou consultório. Isso porque quando não é necessário lidar com muitos papéis e processos manuais, você ganha tempo e tem uma maior previsibilidade para direcionar suas ações futuras.
No vídeo abaixo, o CEO do iMedicina, Dr. Raphael Trotta, explica como funcionam os lançamentos automáticos de receita pós-atendimento no iMedicina. Entenda as configurações na prática e acompanhe esse texto para tirar ideias de como utilizar o sistema para dinamizar e facilitar esses processos!
Configuração de lançamento financeiro de acordo com agendamentos
Para configurar os lançamentos de receita automáticos logo após um atendimento, basta logar no software iMedicina, procurar pelo menu lateral esquerdo, clicar na opção “Configurações” e no submenu “Financeiro” > “Configuração do financeiro”.
Após realizar os passos acima, você será redirecionado a uma tela que pergunta se deseja ativar o lançamento automático de receita, quando ele será ativado e para qual tipo de agendamento o lançamento automático irá funcionar.
Os lançamentos automáticos de receita são feitos com o status “a receber”. Entretanto, se desejar, nessa mesma tela de configuração financeira, você pode ativar a opção de já alterar o status para “Recebido”.
Além disso, a opção de “utilizar centro de custo” pode ser ativada para que suas receitas sejam lançadas de forma categorizada, definindo a categoria financeira que serão lançadas e também a conta bancária.
Ao finalizar as configurações da forma que melhor te atender, basta clicar em “Salvar” e utilizar normalmente as outras funcionalidades do sistema.
Previsibilidade de recebimento de receitas
Ao configurar o sistema do iMedicina para lançar suas receitas no momento do agendamento como “A receber”, por exemplo, te dá um maior controle para comparar ao final do período desejado o que você tinha para receber com o que foi recebido de fato.
Isso ajuda a ter um maior controle da gestão do seu consultório, com a previsibilidade de receita, acompanhando os lançamentos e pagamentos de procedimentos realizados por convênio, por exemplo.
Além disso, você pode lançar a receita “a receber” no momento em que o atendimento foi agendado ou apenas ao finalizar o atendimento. Essa configuração fica do gosto do profissional e os lançamentos podem ser editados no módulo financeiro na hora que desejar.
Lançamento de receita recebida após a finalização do atendimento
Se você não sente necessidade de ter um maior controle de previsibilidade de recebimento de pagamentos, como quando os pagamentos são realizados no momento do atendimento, você pode configurar o lançamento automático de receita com status de recebido ao finalizar aquele atendimento.
Essa configuração já considera os lançamentos no seu fluxo de caixa e traz praticidade ao dia-a-dia principalmente de quem trabalha apenas com atendimentos de pacientes particulares.
Filtros de extrato financeiro e exportação de relatórios
Através do módulo financeiro do iMedicina, no menu lateral esquerdo, é possível acessar detalhamentos de fluxo de caixa, receitas, despesas, centros de custo, categoria financeira, conta bancária e configurações específicas dessa funcionalidade.
Você pode utilizar, nesse módulo, filtros personalizados para emitir relatórios instantâneos e planilhas editáveis da maneira que desejar.
Tanto os lançamentos automáticos como a geração de relatórios de forma simplificada e rápida foram desenvolvidos para facilitar ainda mais o controle e gestão da sua clínica ou consultório. Comece hoje mesmo a fazer uma gestão excelente e prática com o iMedicina!
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