O futuro e o sucesso de um consultório depende da sua capacidade de fidelização e captação de pacientes. Porém, com o crescimento da concorrência, é preciso traçar estratégias inovadoras para se diferenciar no mercado e despertar a atenção do público.
Você sabe o que fazer para atrair mais pacientes para o seu consultório? Então, não deixe de ler este artigo. Neste texto, explicaremos mais sobre a importância de desenvolver essas ações e como realizá-las.
Qual a importância de captar e fidelizar pacientes?
Existem diferentes estratégias que podem ser desenvolvidas para promover o crescimento do consultório ou da clínica. No entanto, todas elas envolvem ações para a captação e/ou a fidelização de pacientes.
Isso porque a lucratividade do negócio é o que garante a sua sobrevivência e, para ter lucro, é necessário que haja uma base de pacientes. Porém, para atrair pessoas e convencê-las a contratar o seu serviço, você precisa apresentar os seus diferenciais.
Assim como a atração, a fidelização do público também é de extrema importância. A manutenção de uma base de pacientes dá maior solidez ao negócio, possibilitando ao profissional ter uma previsibilidade do seu lucro.
Ademais, os custos para fidelizar pacientes são menores que para atrair. De acordo com Philip Kotler, um dos principais estudiosos do marketing, “conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que manter um atual.”
A jornada do paciente
Até a tomada de decisão pelo agendamento de uma consulta, o paciente percorre diversas etapas, sendo esse processo chamado de jornada do paciente. Para que o seu consultório tenha uma estratégia eficaz para captação de pacientes e fidelização, é preciso considerar cada uma dessas fases.
Ainda, esse caminho varia conforme a urgência que o indivíduo tem e a especificidade do que ele precisa. De modo geral, essa jornada é composta pelas seguintes etapas:
- atenção: nesta fase o objetivo é despertar a atenção do paciente para o seu consultório, o que pode ocorrer de forma espontânea ou propositada;
- assimilação: após ter a atenção chamada pela sua estratégia, o paciente busca entender mais sobre o assunto e descobrir se precisa se preocupar com determinado problema ou não;
- arguição: depois de se conscientizar do problema, o paciente deseja sanar suas dúvidas a respeito dessa dificuldade e/ou dos seus serviços;
- ação: etapa em que ocorre a tomada de decisão, ou seja, o agendamento da consulta. Para chegar até a ação, ele foi conscientizado do problema e conseguiu sanar suas dúvidas;
- apologia: após o fim da consulta, o paciente é capaz de avaliar a qualidade do serviço oferecido. Se a sua experiência foi positiva, é provável que recomende o seu trabalho para amigos e familiares. Caso contrário, ele pode contraindicá-lo e não retornar ao consultório.
Ademais, para cada uma dessas etapas, existem estratégias que são eficientes no cumprimento do seu propósito. Por isso, elas serão o tema do nosso próximo tópico.
Conheça algumas estratégias para a captação de pacientes
A captação de pacientes é uma das consequências de uma boa estratégia de marketing médico. Com ela, é possível converter um indivíduo em paciente, aumentar sua autoridade, fortalecer sua presença digital e fidelizar o seu público.
Dessa forma, listaremos algumas das práticas mais indicadas para profissionais de saúde que desejam ver o crescimento do consultório e a evolução da sua base de pacientes. Vamos a elas.
1) Defina sua persona
O primeiro passo para a captação de pacientes é entender mais sobre as preferências, os interesses e as necessidades deles. Assim, definir a sua persona é fundamental para iniciar suas ações de marketing médico.
Ainda, o conceito de persona pode ser definido como a criação de uma pessoa fictícia com base em dados reais do seu público. Desse modo, você passa a dispor de um perfil ideal, tornando sua comunicação mais assertiva e alcançando melhores resultados.
2) Divulgue seu trabalho e faça a captação de pacientes
A forma mais eficaz de fazer com que as pessoas conheçam o consultório e o trabalho desempenhado por você é divulgando-o nos principais canais de comunicação. Com a popularização da internet, as mídias digitais possuem um maior alcance e oferecem um custo menor, sendo mais indicadas para essa divulgação.
Porém, para evitar punições do Conselho Federal de Medicina (CFM), você precisa conhecer as limitações impostas pela entidade por meio do Manual de Publicidade Médica. Com isso, é bem provável que você tenha sucesso com a captação de pacientes.
3) Aperfeiçoe o atendimento
Com um público cada vez mais exigente, apenas o atendimento não é capaz de atrair pacientes para um consultório, o que obriga os médicos a buscarem por diferenciais. Porém, a qualidade do atendimento ainda exerce grande influencia na experiência do paciente.
Dessa forma, você e seus colaboradores precisam aperfeiçoar a forma como se relacionam com o público, oferecendo um atendimento humanizado. Assim, demonstre empatia e respeito por eles, esteja atento a ouvir suas queixas e tire todas as suas dúvidas, sem demonstrar pressa.
4) Eduque os seus pacientes
Atualmente, o Google se tornou a principal fonte de informações para as pessoas sobre dúvidas relacionadas à saúde. Por isso, você não pode ignorar o potencial desse canal e deve produzir conteúdos informativos e de interesse delas.
Desse modo, o marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para profissionais de saúde. Ao produzir os conteúdos, você pode criar um blog e usar as redes sociais para divulgá-los, alcançando um número maior de pessoas.
5) Faça a captação de pacientes através das redes sociais
Com milhões de usuários apenas no Brasil, as redes sociais são parte importante de uma boa estratégia de captação de pacientes. Isso porque, além da grande visibilidade, são plataformas de fácil utilização e que permitem uma aproximação entre médico e paciente.
Por isso, crie perfis profissionais no Facebook, Instagram e LinkedIn e vincule essas páginas ao seu site médico e/ou ao blog. Assim, através dos conteúdos e postagens compartilhadas por você, os usuários serão direcionados aos seus canais e conhecerão mais sobre o seu trabalho.
6) Invista em ferramentas inovadoras para a captação de pacientes
O setor de saúde é constantemente impactado por inovações tecnológicas que são desenvolvidas para agilizar a rotina dos consultórios e facilitar a vida dos médicos. Por isso, há uma infinidade de ferramentas disponíveis no mercado.
De modo geral, os softwares médicos e os prontuários eletrônicos são duas soluções que já automatizam grande parte dos processos de um consultório, além de oferecerem diversas outras funcionalidades, tais como, agendamento online, plataforma de telemedicina, envio de lembretes de consultas, e-mail marketing, entre outros.
7) Dedique-se a melhorar a experiência do paciente
Assim como a captação de pacientes, a fidelização também deve ser um objetivo das estratégias de marketing médico. Neste sentido, desenvolva ações que melhoram a experiência do paciente.
Ademais, o grau de satisfação dos pacientes é influenciado em todas as etapas da jornada do paciente, desde o momento da busca por um médico até o momento do pós-consulta. Ao fornecer uma experiência positiva, eles tendem a recomendar o seu trabalho para outras pessoas, o que potencializa o boca a boca.
Então, com a leitura deste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a importância de atrair e fidelizar pacientes e também entendeu algumas das principais formas de alcançar esses objetivos.
Portanto, para uma estratégia eficiente de captação de pacientes, conheça mais sobre eles, divulgue o seu consultório, aprimore diariamente o seu atendimento, desenvolva a estratégia de marketing de conteúdo, use as redes sociais, implemente soluções tecnológicas e esteja sempre buscando melhorar a experiência do paciente.
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