Antes de abrir o seu consultório médico, existem diversas etapas burocráticas de planejamento que você precisa cumprir. Além disso, também é de extrema importância buscar estratégias e ferramentas que otimizam o seu trabalho e oferecem conforto aos seus pacientes.
Assim, como o objetivo de descomplicar a sua vida, preparamos este post explicando algumas práticas essenciais para que o seu negócio prospere e seja reconhecido pela qualidade dos serviços prestados.
Investir na integração de dados
Em princípio, pode parecer um assunto para pessoas ligadas a área de TI. No entanto, a integração de dados é parte fundamental para a otimização e informatização de um consultório médico.
Imagine uma clínica analógica, onde cada atendimento realizado produz uma pilha de papel. Caso seja necessário consultar uma informação no prontuário do paciente ou estudar o seu quadro clínico, você precisará dispor de tempo para analisar cada um dos documentos.
Da mesma forma ocorre em um consultório informatizado, mas que não possui a integração dos dados. A cada consulta, você precisará abrir diferentes janelas ou ferramentas no computador e ter o retrabalho de digitar as informações do paciente.
Neste sentido, ao buscar uma solução eficaz para o seu negócio, invista em um software médico que integre os dados em cada funcionalidade. Assim, você ganha tempo para se dedicar ao atendimento e tem uma vasta oferta de recursos em suas mãos, tais como:
- prontuário médico associado com o bulário eletrônico, evitando que ocorram erros de posologia ou de prescrição de medicamentos;
- elaboração automatizada de relatórios para conhecer o perfil do seu cliente e assim criar estratégias de marketing assertivas;
- automatização do fluxo de caixa, fazendo com que a cada atendimento realizado ocorra uma entrada de receita, além do cadastro das contas a pagar;
- envio automático de lembretes das consultas para os pacientes após efetuar o agendamento online.
Ainda, estes são apenas alguns exemplos dos benefícios que uma ferramenta integrada pode trazer para o seu consultório médico. A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre essas e outras funcionalidades.
Investir em um software médico integrado
Quando falamos de software integrado, estamos falando de um sistema no qual todos os seus recursos estão conectados, permitindo que cada informação preenchida seja automaticamente replicada em outras funcionalidades.
Prontuário eletrônico
Antes do advento da tecnologia, o prontuário médico era preenchido manualmente pelo profissional com base no relato do paciente. Porém, além de ter uma infinidade de campos, demandava um tempo essencial para a consulta.
Com um prontuário digital, os dados são inseridos uma única vez e os campos podem ser otimizados, restringindo apenas ao que é necessário.
Assim, ao ser integrado com todo o sistema, outras funcionalidades terão acesso às informações do paciente, otimizando a realização de tarefas rotineiras, tais como, envio de lembretes, disparo de e-mails, prescrição de medicamentos, entre outros.
Agendamento online
Trata-se de um recurso de extrema importância tanto para o consultório médico quanto para os pacientes. Isso porque reduz o tempo gasto pelos funcionários para a marcação de consultas e também do cliente que, às vezes, precisa aguardar um longo período até ser atendido.
Ainda, com o agendamento online integrado com agendas dos profissionais de saúde, é possível evitar que existam conflitos de compromissos, pois o horário agendado pelo paciente é automaticamente bloqueado na agenda médica.
Ademais, oferecer este tipo de recurso passa uma imagem de modernidade para os clientes, aumentando a sua credibilidade, e otimiza o seu site para conversão, uma parte importante das estratégias de marketing.
Gestão do consultório médico
A gestão de um consultório não é uma tarefa fácil, principalmente se houver a necessidade de analisar uma quantidade enorme de papéis. Assim, além da economia de tempo, dispor de um sistema permite um gerenciamento eficiente do seu negócio.
Geralmente, um software médico permite a criação de relatório personalizados sobre diversos aspectos da clínica. Com isso, é possível visualizar a evolução no número de atendimentos, descobrir quais são as principais despesas, etc.
Estratégias de marketing
Uma das práticas mais impactadas pela utilização de um software integrado é o marketing. Isso porque, para que uma estratégia tenha um bom resultado, é fundamental ter o pleno conhecimento do perfil do seu cliente.
Neste sentido, contar com um software médico integrado permite que você tenha acesso a relatórios personalizados sobre as características comuns dos seus pacientes. Além disso, outros benefícios também são percebidos, como, por exemplo:
- agendamento online integrado com o prontuário eletrônico torna possível o envio automatizado de lembretes de consultas e remarcações, etapa importante para fidelizar os clientes;
- a integração entre site e sistema possibilita o disparo de e-mails com conteúdos do blog;
- automação de e-mails com base nos principais problemas atendidos;
- melhorar o pós-consulta.
Telemedicina
Trata-se de um recurso que permite oferecer assistência médica de forma remota. Durante a pandemia do novo coronavírus, a telemedicinafoi utilizada com sucesso ao redor do mundo, levando os serviços de saúde à população no período de isolamento social.
Em um atendimento remoto, o profissional de saúde também precisa preencher os dados do paciente no seu prontuário clínico. Quando o próprio software também dispõe da ferramenta de telemedicina, todo o trabalho é otimizado.
Isso porque, enquanto o médico presta o atendimento virtual, ele tem acesso a todas as informações do paciente. Além disso, consegue emitir receitas com certificação eletrônica, elaborar atestados e outros documentos relevantes.
Outrossim, uma plataforma de telemedicina integrada permite que membros de uma mesma equipe visualizem os dados do indivíduo, facilitando a troca de informações entre eles.
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