Consultório online: benefícios para médicos e pacientes

Consultório online: benefícios para médicos e pacientes

Com a transformação digital mudando a forma de se fazer negócios em todos os segmentos, o consultório online já é visto como uma das maiores evoluções para a área da saúde.

Afinal, substituir processos manuais, demorados e dependentes, por um serviço ágil, e com o menor esforço, já é uma realidade.

O consultório online é uma das melhores soluções da atualidade para atender às novas necessidades médicas.

E, não apenas isso. O modelo também é uma ótima solução para ajudar o médico a se destacar da concorrência e acompanhar toda a transformação digital que vem ocorrendo.

Para explicar melhor sobre o consultório online e os benefícios que ele traz para médicos e pacientes, preparamos este artigo onde você vai encontrar informações sobre:

  • como a transformação digital tem impactado a área da saúde;
  • por que é preciso mudar;
  • como o consultório online atende às necessidades atuais dos pacientes;
  • quais são as principais ferramentas necessárias para um consultório online;
  • benefícios do consultório online para médicos e pacientes.

Como a transformação digital tem impactado a área da saúde?

Você já deve ter notado que as mudanças ligadas à tecnologia são cada vez maiores e mais ágeis.

E uma coisa é fato: a transformação digital vem das pessoas. Justamente pela forma com a qual estamos lidando com o ambiente, com os serviços e com a própria saúde.

Da mesma forma, a transformação digital traz uma série de tendências inovadoras para a área médica, gerando impactos para os pacientes e para os profissionais envolvidos.

Para exemplificar, veja abaixo algumas mudanças já vistas nas clínicas e consultórios médicos, ligadas à transformação digital:

  • equipamentos médicos cada vez mais modernos;
  • softwares que transformam o dia a dia das clínicas e consultórios;
  • prontuários eletrônicos armazenados em nuvem;
  • uso da telemedicina;
  • agendamento de consultas online;
  • processos automatizados que tornam a gestão mais ágil e efetiva.

Esses são apenas alguns exemplos de mudanças que já têm impactado o dia a dia de médicos em todo o mundo.

Por que é preciso mudar?

A revolução digital transforma a vida das pessoas. Dessa forma, seus hábitos e costumes estão em constante mudança.

Sob o mesmo ponto de vista, é fundamental que as clínicas e consultórios estejam de acordo com a nova rotina da sociedade atual.

Assim sendo, antecipar comportamentos e estar atualizado sobre as novidades em tecnologia na área da saúde pode ser a chave para que um negócio tenha sucesso.

Como o consultório online atende a estas necessidades?

Antes, o paciente era visto apenas como um passivo ou receptor do tratamento oferecido pelo médico. Por outro lado, na atualidade ele é parte fundamental do planejamento dos serviços de saúde.

Da mesma forma, a relação médico-paciente e a experiência do paciente possuem um peso cada vez maior em todos os serviços de saúde.

Em virtude disso, o consultório online permite justamente que o profissional de saúde invista mais tempo na saúde e no vínculo com o paciente.

Esta nova concepção de consultório funciona ao ter a maior parte dos processos de gestão, atração, atendimento e fidelização de pacientes realizados por softwares médicos.

Dessa forma, além de atrair e fidelizar mais pacientes de forma mais fácil, ele também auxilia na melhora dos resultados.

Isso porque o profissional terá mais tempo e poderá dispor de dados seguros e confiáveis para promover ações de crescimento e dar maior direção às estratégias.

Principais ferramentas necessárias em um consultório online

De fato, o consultório online só é capaz de atender às necessidades atuais por oferecer diversas ferramentas práticas e ágeis para o serviço de saúde.

Veja algumas delas:

  • prontuário eletrônico;
  • site médico;
  • agendamento online;
  • redes sociais;
  • receituário eletrônico;
  • plataforma de telemedicina.

Para saber mais sobre o consultório online, não deixe de ler este artigo completo no blog do iMedicina.

Benefícios do consultório online para médicos e pacientes

Em suma, sabemos que a tecnologia já é capaz de facilitar o trabalho do médico ao tornar os processos do seu consultório cada vez mais simples.

Por isso, investir nesse tipo de negócio é de fato a melhor solução para atender às novas necessidades dos pacientes. Além disso, ele permite que o médico se destaque da concorrência.

Para explicar um pouco mais sobre o que um consultório online é capaz de fazer, veja abaixo os seus principais benefícios, tanto para médicos quanto para pacientes.

O consultório online não tem barreiras

Com a plataforma de telemedicina do consultório online, por exemplo, você evita que as barreiras demográficas sejam um empecilho. Além disso, é possível ter mais controle sobre quaisquer dificuldades de locomoção ou sobre imprevistos que geralmente impedem a realização da consulta.

Dessa forma, ficará ainda mais fácil para o paciente contar com você para uma consulta, mesmo que algum fator o impeça de participar do encontro presencialmente.

Sua agenda ganha mais controle

Com uma agenda eletrônica, você diminui a chance de erros na marcação de consultas e facilita a troca dos horários.

Isso gera benefícios tanto para o médico quanto para o paciente. Lembre-se de que ele poderá agendar sua consulta sozinho, totalmente online. Ao passo em que você acompanha seus compromissos de onde estiver.

Os processos administrativos da sua clínica ficam mais ágeis

Com um software de gestão armazenado na nuvem, você pode acessar todos os dados do seu consultório em um único local. Isso, é claro, já garantindo toda a segurança dos dados de acordo com a LGPD.

Dessa forma, você otimiza o seu tempo e o de seus funcionários, melhora a organização do seu consultório e direciona melhor os seus esforços de marketing.

Impacto ambiental reduzido

Hoje, já não é mais necessário imprimir tantos papéis e documentos. No entanto, você só vai perceber isso ao preferir um consultório online eficaz.

O consultório online é mais sustentável e reduz o impacto ambiental, já que evita-se o gasto com combustível e a impressão em papel.

Mais visibilidade e captação de novos pacientes

Ao ter uma presença online, você de fato aparece para os potenciais pacientes que buscam por informações e serviços de saúde da sua área na web.

Uma presença digital positiva é capaz de atrair o interesse, criar autoridade na sua área de atuação e trazer novos pacientes para seu consultório.

Melhora na relação com o paciente

O simples fato de estar online já é capaz de te deixar mais próximo dos pacientes.

Seja com um site ou com as redes sociais, os pacientes sentem que você está perto do dia a dia deles. Além disso, eles sabem que têm mais uma forma de contato rápido e efetivo, caso precisem de você.

Marketing de conteúdo nas redes sociais

Ao publicar conteúdo relevante, de forma ativa e constante nas redes sociais, seus seguidores o reconhecerão como uma autoridade no assunto. Consequentemente, sua marca ganhará credibilidade na especialidade de atuação.

Além disso, o relacionamento, antes e após a consulta, também ganha novos contornos. Os pacientes poderão acompanhar seu trabalho e ler suas publicações facilmente no seu blog ou nas redes sociais.

Atração e fidelização de pacientes

Por fim, quando o paciente espera menos por uma consulta, tem todos os processos otimizados e recebe um atendimento humanizado, a imagem do médico e de seu consultório se torna cada vez mais positiva.

O que é, sem dúvida, a chave para a atração e fidelização de mais pacientes.

Conclusão

É verdade que a transformação digital na saúde demanda certo investimento. No entanto, a melhora no fornecimento dos serviços e a redução nos custos operacionais a longo prazo compensa qualquer valor investido.

Desse modo, quem não se adaptar às novas tecnologias com um consultório online perderá muitas oportunidades em se diferenciar da concorrência.

Por isso, não deixe de se surpreender com todos os benefícios de um consultório online.

Cadastre-se gratuitamente e comece a usar o software médico do iMedicina.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: