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Consultório Online: Como Isso Te Aproxima Do Seu Paciente

A relação médico-paciente foi e sempre será o ponto mais importante no exercício da Medicina. Com o advento da tecnologia e do conceito de consultório online, surgiram novas ferramentas que fortalecem ainda mais esse relacionamento. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura. Preparamos este artigo com a proposta de apresentar as possibilidades trazidas com a era digital e como elas podem impactar a comunicação com seus pacientes.

A importância de um consultório online ter uma forte presença digital

A ideia de consultório online está associada à disponibilização de serviços e informações na internet e também a sua presença digital, tendo como objetivo facilitar a vida tanto dos pacientes quanto dos médicos.

Assim, ao ser encontrado na internet, você aumenta o alcance do seu público e pode realizar inúmeras estratégias de marketing médico para fidelizar os pacientes e manter um bom relacionamento virtual com eles.

Porém, para desenvolver esse posicionamento digital, é necessário investir tempo e recursos em algumas iniciativas. Apenas assim, o seu consultório passa a ser reconhecido e valorizado nesse ambiente.

Dicas de ações para desenvolver sua presença digital

Durante os muitos anos que os médicos passam na universidade, não é ensinado sobre as possibilidades do mercado digital e como a internet pode trazer muitas vantagens para a profissão.

Dessa maneira, a maior parte deles não tem o conhecimento necessário para desenvolver e manter uma forte presença digital. Contudo, é importante saber o que precisa ser feito. Neste sentido, preparamos algumas dicas com ações de extrema relevância para alcançar esse objetivo.

Ter um site otimizado

A porta de entrada na internet para qualquer negócio é a criação de um site. Embora seja possível utilizar as redes sociais para desenvolver a sua presença digital, ter sua própria página elimina a sujeição e as limitações impostas por essas plataformas.

Ainda, o site médico é o seu cartão de visitas na internet. Por isso, ele deve ser intuitivo e refletir a sua identidade visual. No entanto, para ser encontrado nas buscas do Google, a sua página precisa oferecer a melhor resposta e experiência ao usuário, o que chamamos de otimização. 

Cadastrar-se no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta desse mesmo buscador que possibilita as empresas serem encontradas por pessoas que estejam na mesma área geográfica do seu consultório, mas não é limitado a isso.

Quando houver uma busca no Google por palavras-chave que identifiquem a sua especialidade ou área de atuação e localidade, o usuário receberá as principais informações sobre o seu consultório, tais como, endereço, telefone, horário de funcionamento, site, etc.

Criar perfis nas redes sociais

De acordo com pesquisa do We Are Social, o Facebook e o Instagram são as plataformas mais utilizadas no Brasil. Então, você pode orientar suas ações por essa estatística e criar perfis nas redes sociais.

Além de fortalecer a sua marca na internet, você pode utilizá-las como uma ponte para que as pessoas acessem o seu site e conheçam o seu trabalho. Outrossim, você também pode responder dúvidas dos seus pacientes e compartilhar conteúdos relevantes com eles.

Qual o papel do marketing médico para um consultório online?

Quando falamos de marketing médico, não falamos de criar dezenas de propagandas e promovê-las. Na verdade, o marketing tem por objetivo comunicar, relacionar e entregar valor para os pacientes.

Em um consultório online, as ações de marketing são essenciais para a atração e a fidelização de pacientes. Ademais, é por meio delas que você desenvolve a sua autoridade e fortalece a sua presença digital.

No entanto, para alcançar resultados satisfatórios, você também precisa oferecer uma boa experiência com o seu atendimento. De nada adianta ter uma excelente estratégia de marketing, se os pacientes não gostam do seu trabalho.

Conheça algumas estratégias para estreitar o relacionamento com seus pacientes

Assim como o marketing médico pode ser feito para captar novos pacientes, também existem estratégias muito eficientes para fidelizá-los. A seguir, conheça algumas para você aplicar no seu consultório.

Marketing de conteúdo

Trata-se de uma estratégia voltada para a produção de conteúdos que informem, mas que também encantem os leitores, aprimorando a experiência deles com uma marca ou empresa. Para um profissional de saúde, é uma das principais formas de se relacionar com os pacientes.

Cada vez mais, as pessoas acessam a internet para pesquisar sobre dúvidas relacionadas a sua saúde. Dessa forma, podem encontrar respostas confiáveis que, de fato, as ajudará, ou não, sendo alvo de conteúdos enganosos e que podem trazer prejuízos.

Por isso, com o marketing de conteúdo, você pode levar informações confiáveis que irão contribuir com a saúde dos pacientes, prestando um serviço à sociedade. Além disso, é uma estratégia capaz de aumentar a sua autoridade e a sua presença digital. 

Ainda, em termos práticos, o marketing de conteúdo pode ser feito a partir da produção de artigos sobre a área de saúde e compartilhamento nas redes sociais, no blog, site e/ou por e-mail.

E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma estratégia fundamental para que você mantenha a comunicação com seus pacientes, pois, ao receber sua mensagem, ele se sente lembrado e tende a ter uma avaliação ainda mais positiva do seu atendimento.

Em consequência disso, a relação entre vocês é fortalecida. Dentre as inúmeras possibilidades de assuntos para campanhas de e-mail marketing, você pode considerar o envio de:

  • lembretes de consultas e remarcações;
  • avisos para uso de medicamentos, preparos de tratamento ou cuidados pós-cirúrgicos;
  • artigos informativos do blog que são de interesse do paciente;
  • felicitações de aniversários e de datas comemorativas;
  • pesquisas de satisfação.

Dessa maneira, o paciente percebe a sua preocupação em manter um relacionamento, se encanta com o seu cuidado e se torna um promotor do seu trabalho, recomendando para amigos e familiares.

No entanto, o envio de e-mails deve ser feito com equilíbrio e prudência, senão poderá causar efeito contrário.

Qual o impacto dessas ações no relacionamento com o paciente?

O relacionamento com o paciente é algo que começa no agendamento da consulta e continua após o fim do atendimento. Por isso, o fortalecimento da presença digital e o marketing médico são estratégias que contribuem para manter a comunicação e se aproximar do paciente.

A popularização do uso da internet, empoderou os consumidores e mostrou que o bom atendimento deve ser uma obrigação de qualquer empresa. Neste sentido, você precisa utilizar todos os recursos para oferecer a melhor experiência possível aos pacientes. 

Ainda, desenvolver todo esse trabalho sem o auxílio de tecnologias, pode ser uma tarefa complexa. Com um software médico, todo o processo é facilitado, pois, dispõem de recursos específicos para o pós-consulta.

Além disso, essa ferramenta permite que você automatize o disparo de e-mails marketing de forma segmentada, atendendo aos interesses dos seus pacientes.

Enfim, após a leitura deste artigo, é provável que você tenha percebido a importância dessas práticas para que o seu consultório online tenha uma relação próxima com os pacientes. Portanto, invista em marketing médico e planeje ações para ter uma forte presença digital.

Para aprender mais sobre esse assunto, faça download do ebook Clínicas Digitais.

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Escrito por
Equipe iMedicina