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Conteúdo médico na internet: como escolher as melhores pautas?

Com a proposta de atrair e fidelizar pacientes, o marketing médico se tornou uma ferramenta essencial para os profissionais de saúde. Assim, entre as estratégias mais eficientes neste sentido podemos citar a produção e divulgação de conteúdo médico na internet.

Entretanto, o conhecimento superficial dos profissionais nessa área faz com que tenham muitas dúvidas, principalmente sobre a escolha dos melhores temas a serem abordados. Neste sentido, preparamos este artigo com algumas dicas que irão lhe ajudar a planejar os conteúdos mais relevantes para o seu público online.

O que é marketing de conteúdo?

Trata-se de uma estratégia de marketing que visa atrair, fidelizar e engajar pacientes por meio da produção de conteúdo médico relevante para eles. Dessa forma, você desperta a atenção das pessoas, estabelece um relacionamento e gera valor, fazendo com que tenham uma percepção positiva da sua marca.

Segundo levantamento feito pelo portal Minuto Saudável, 94,4% dos brasileiros entrevistados afirmaram que utilizam a internet para consumir conteúdos sobre saúde. O objetivo das pesquisas realizadas na internet era sanar dúvidas sobre sintomas e tratamentos de doenças.

Com essa estatística é possível perceber a importância de se desenvolver uma forte estratégia de marketing de conteúdo. Assim, você tem uma grande oportunidade para educar a população e aumentar a sua visibilidade.

Contudo, quando falamos de produção de conteúdos, não estamos nos referindo à elaboração de textos publicitários, repletos de promoções. O foco é ajudar o paciente a lidar com seus problemas de saúde, levando informações corretas e que não tragam ainda mais prejuízos a ele.

A jornada do paciente

A jornada do paciente diz respeito a todos os estágios e experiências percorridas pelo paciente para a marcação de uma consulta. Ela se inicia no momento da pesquisa por um profissional e se estende até a avaliação da satisfação com o atendimento médico recebido.

Assim, para que você se torne a escolha do paciente, é possível traçar estratégias que irão despertar a atenção dele em cada uma das etapas dessa jornada. Com isso, você influencia a decisão dele para o agendamento

Ainda, o principal diferencial do marketing de conteúdo é a sua versatilidade. Essa estratégia pode ser utilizada com o objetivo de despertar a atenção do público, atrair e fidelizar pacientes, gerar valor para a marca e construir a autoridade do profissional.

Qual a importância do marketing de conteúdo médico para clínicas e consultórios?

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes da estratégia de Inbound Marketing. Essa vertente do marketing visa atender às necessidades do cliente e, com isso, fidelizá-lo à empresa.

Ainda, o inbound marketing consiste em entender as demandas do público, oferecer soluções para seus problemas e, consequentemente, encantá-los. Dessa forma, se torna uma estratégia mais assertiva, pois atrai apenas os clientes que estão, de fato, interessados no produto ou serviço.

Com a produção de conteúdo médico, você aproveita o aumento da demanda por informações relacionadas à saúde e se destaca em meio à concorrência. Para isso, são utilizadas todas as plataformas possíveis, tais como, redes sociais, e-mail marketing, blog e site médico.

Qual o papel das palavras-chave na estratégia de marketing de conteúdo médico?

As palavras-chave são os termos utilizados pelos usuários no momento da busca por uma informação no Google ou em outras plataformas de pesquisa. Neste sentido, são um instrumento importante para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo médico.

Quando uma pesquisa é realizada nos mecanismos de busca, os algoritmos utilizados por eles irão fazer uma varredura na internet. Assim, o robô encontra sites e páginas que estejam relacionadas com os termos utilizados pelo usuário.

Por isso, antes de elaborar qualquer tipo de conteúdo estratégico, você precisa identificar quais os termos usados com maior frequência pelo seu público. Dessa forma, a sua estratégia irá girar em torno dessas palavras-chave.

Porém, não basta escolher um punhado de palavras e distribuí-las pelo seu conteúdo. Cada potencial paciente está em um momento diferente da jornada e, por isso, suas postagens precisam ser adaptadas para cada uma dessas etapas.

Da mesma forma, ao conhecer as palavras-chave, você deve utilizá-las para responder diferentes tipos de perguntas dos seus pacientes. Enfim, esses termos são responsáveis por direcionar o conteúdo médico a ser produzido.

Dicas de conteúdo médico para utilizar na sua estratégia

Agora que você já entendeu todo o conceito de marketing de conteúdo e a importância de implementá-lo nas suas estratégias de marketing médico, é hora de colocar a mão na massa e iniciar a elaboração dos seus artigos e postagens.

Embora as palavras-chave sejam responsáveis por nortear o seu planejamento, você precisa conhecer os formatos de conteúdo médico que mais se comunicam com o seu público. Então, separamos algumas dicas que irão ajudar a sua produção.

Postagens que respondam dúvidas dos pacientes

Esse é um dos formatos mais relevantes para profissionais de saúde, pois responde às dúvidas mais pesquisadas na internet. Para definir os temas abordados nas suas postagens, faça uma busca no Google e verifique quais sugestões ele irá apresentar.

Ademais, converse com seus pacientes ou com seus seguidores nas redes sociais e descubra as dúvidas mais comuns relacionadas à saúde. A partir dessas ações, você terá o material necessário para estruturar o seu conteúdo médico.

Conteúdo médico relacionado às notícias recentes

Apesar de não ser o tipo de conteúdo com maior volume de produção, essa estratégia pode ajudar a conquistar mais audiência em menos tempo. Isso porque se trata de notícia recente, que está em alta na internet.

No entanto, é importante se limitar à sua área de atuação, evitando postagens opinativas sobre política, religião, esportes e afins. Ao comentar notícias do segmento de saúde, você leva a visão profissional sobre um assunto polêmico, esclarecendo dúvidas do seu público.

Passo a passo sobre procedimentos

Outro formato de conteúdo médico valioso e muito pesquisado na internet é o passo a passo de exames, cirurgias e tratamentos médicos. Ao elaborar esse tipo de postagem, você leva uma informação de interesse com respaldo científico e técnico.

Ademais, conteúdos que iniciam com “Como é…”, “Saiba como…” ou “Como fazer…” possuem um grande volume de busca. Confira alguns exemplos de pautas nesse sentido:

  • cuidados no pré e pós-operatórios;
  • x tipos de técnicas cirúrgicas;
  • como é a recuperação após o procedimento.

Promoção da saúde do paciente

Cuidados com a saúde, práticas saudáveis no dia a dia, alimentos indicados e contraindicados… Esses são alguns dos exemplos de pautas que são amplamente pesquisadas na internet e que você pode considerar no seu planejamento.

Outra sugestão de grande relevância é a produção de conteúdo médico que desmistifique promessas milagrosas a partir de uma visão científica. Você também pode aproveitar assuntos que estão em voga para ganhar mais exposição.

Enfim, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais indicadas para médicos e profissionais de saúde. Com a sua implementação, é possível conquistar e fidelizar pacientes.

Portanto, se você deseja aumentar sua autoridade, se tornar uma referência para os seus pacientes e melhorar sua credibilidade, considere nossas dicas e inicie a produção de conteúdo médico para a internet.

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Escrito por
Equipe iMedicina