Grande parte das decisões que tomamos enquanto consumidores tem influência externa. Isso ocorre pela opinião de amigos e familiares ou por anúncios na TV e em outras mídias. Na hora de escolher um médico pela internet, as avaliações e depoimentos de pacientes online são determinantes para a tomada de decisão.
Você já ouviu falar em prova social? Entende o poder dessa estratégia? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos o porquê da necessidade de estimular a avaliação do seu trabalho pelos seus pacientes.
Trata-se do conceito que entende o feedback de clientes de um determinado produto ou serviço como fator determinante e de grande influência. Com os depoimentos de consumidores, outras pessoas também podem optar pelo mesmo produto ou serviço, em detrimento ao concorrente.
Ademais, a ideia de prova social não é uma novidade. Na verdade, esse conceito está presente desde os primórdios do marketing. A contratação de celebridades para endossar um serviço ou produto é uma prática realizada há muito tempo e vai ao encontro desse objetivo.
Porém, com a popularização da internet, do fácil acesso à informação e com o advento das redes sociais, essa ideia se tornou ainda mais forte. Por isso, a busca por depoimentos e avaliações passou a ser uma ação corriqueira no pós-venda de qualquer empresa.
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O poder da prova social está na crença de que aquela recomendação é verídica e espontânea. Com isso, transmite credibilidade e confiança para aqueles que estão buscando pelo mesmo produto ou serviço, mas ainda não se decidiu sobre qual empresa escolher.
Ainda, essa situação é o que ocorre, por exemplo, com os profissionais de saúde. Para escolher um médico pela internet, o indivíduo procura na avaliação de outros pacientes o respaldo que precisa para tomar a sua decisão.
Por fim, é a influência da prova social que faz com que determinado produto seja um sucesso de vendas. Assim, a multiplicação de avaliações positivas sobre uma instituição embasa a compra por outras pessoas no mesmo local. Por isso, esta é uma prática que precisa ser considerada no planejamento do seu marketing médico.
Por natureza, o ser humano é gregário. Ou seja, ele faz parte de um rebanho, um grupo, e tem a necessidade de pertencimento. A prova social permite que as pessoas coloquem esse sentimento em prática, pois integram um mesmo grupo.
Por exemplo, no caso da compra de um produto, ao verificar a opinião positiva de vários outros consumidores, tendemos a também adquiri-lo. A decisão é tomada em função da confiança que temos no coletivo.
Desse modo, ao implementar a prova social no seu consultório, são grandes as chances de aumentar o número de pacientes, conferir maior credibilidade à sua marca e se tornar uma autoridade.
Entretanto, é importante lembrar que, para receber uma avaliação positiva ou um depoimento satisfatório, você precisa, de fato, oferecer um serviço que desperte esse sentimento.
De acordo com o levantamento realizado pela empresa Doctoralia, mais da metade das pessoas entrevistadas relatou que busca por opiniões de outros pacientes ao escolher um médico pela internet.
Outro fato importante identificado pela empresa é que os médicos que receberam pelo menos 10 avaliações online conseguiram realizar cinco vezes mais consultas. Aqueles que tiveram menos avaliações conquistaram menos consultas.
Ainda, essas estatísticas mostram que um percentual maior de recomendações positivas é suficiente para que um médico seja a escolha do paciente. Principalmente se os seguintes fatores forem encontrados nessas avaliações:
O primeiro passo para utilizar a prova social no seu consultório é estimular os pacientes a escreverem avaliações e depoimentos referentes ao atendimento recebido. Para isso, explique a importância de contar com a opinião dele e fale sobre como ela pode ajudar a outras pessoas.
Ademais, crie facilidades para que os pacientes compartilhem suas avaliações. Isso pode ser feito, por exemplo, com uma campanha de e-mail marketing ao fim de cada consulta, ou com um pedido de opinião pelo WhatsApp, pelo contato telefônico da secretária, dentre outros canais.
Outrossim, ao filtrar as mensagens recebidas, utilize-as como destaque no seu site médico e compartilhe-as nas suas postagens nas redes sociais. Ao ser impactado por um desses depoimentos, o paciente também irá desejar impactar outras pessoas com a sua opinião, criando um ciclo.
Agora que você já entendeu a importância da prova social, e sabe como as avaliações de outros pacientes conseguem influenciar a decisão de terceiros, precisamos falar sobre quais os canais mais utilizados por quem busca escolher um médico pela internet.
Uma pesquisa do Google elucida bastante a forma como os brasileiros utilizam a internet para consumir conteúdos sobre saúde. Conforme o estudo, cerca de 26% dos entrevistados afirmam recorrer primeiro à rede ao se deparar com um sintoma ou uma queixa.
Esse levantamento permite identificar a influência da internet na tomada de decisão dos pacientes. Neste sentido, separamos os canais mais utilizados pelas pessoas para escolher um médico pela internet.
Com mais de 100 milhões de brasileiros conectados, as redes sociais são os canais com maior potencial de alcance na internet. Por isso, são as plataformas ideais para você implementar a estratégia de prova social.
Quando a busca por um profissional de saúde é iniciada, o seu site médico é um dos canais que serão acessados por quem deseja saber mais sobre seu trabalho. Então, faça uma seleção das avaliações mais interessantes e utilize-as com destaque na página inicial do seu site.
Ao se cadastrar no Google Meu Negócio, suas informações passam a estar disponíveis para quem realiza pesquisas por médicos na sua área de atuação e região. Da mesma forma, os pacientes podem inserir avaliações que também poderão ser acessadas.
Enfim, independente do canal escolhido, o importante é colher os depoimentos dos seus pacientes e utilizá-los estrategicamente nas suas redes sociais, site e outros canais que são mais acessados por quem pretende escolher um médico pela internet.
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