Estratégias de marketing médico: como aparecer na primeira página do Google?

marketing médico

O marketing médico é uma estratégia muito importante para destacar os seus serviços da concorrência. Nesse sentido, é imprescindível realizar esse investimento, uma vez que os pacientes dão preferência para aqueles profissionais que cuidam da sua imagem e transmitem segurança em suas mensagens.

No mundo digital, isso não é diferente. Antes de tomar qualquer decisão, a maioria das pessoas busca na internet informações relevantes sobre o profissional da saúde que deseja consultar. Nesse momento, aparecer na primeira página do Google é essencial para conseguir lotar a sua agenda.

Para isso, você precisa usar estratégias de SEO para ganhar o destaque que merece. Você sabe o que é isso? Não se preocupe porque vamos explicar tudo para você. Continue a leitura!

O que é SEO e como ele funciona?

SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, nada mais é que uma estratégia que influencia os algoritmos do Google a rankear um site ou blog para uma palavra-chave que foi pesquisada.

Por exemplo, quando o seu público pesquisa pela sua especialidade, ele pode usar a seguinte expressão: “ortopedista em São Paulo” (ou qualquer outra especialidade e localidade). 

Feito isso, uma relação de profissionais aparecerá para ele. Se você estiver usando corretamente as estratégias de SEO, o seu site e o seu contato aparecerão nas primeiras posições da página de pesquisa.

Como criar uma estratégia de SEO?

Agora que você já sabe o que é SEO, é preciso entender como colocar essa estratégia em prática, certo? Veja estes três passos muito importantes que precisam ser aplicados.

Defina seus objetivos

A definição dos seus objetivos é o primeiro passo para criar uma estratégia de SEO eficiente. Nesse sentido, é importante você avaliar as necessidades do seu consultório, as quais podem estar relacionadas:

  • ao aumento de tráfego;
  • à geração de leads;
  • ao aumento dos agendamentos de consultas;
  • ao aumento da sua autoridade etc.

Feito isso, você precisa definir as suas metas e alinhá-las ao seu objetivo.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar em 50% as suas consultas em seis meses, você precisa identificar quantos pacientes precisa adquirir por mês para chegar ao seu objetivo. Esse número de novos pacientes mensais referem-se às suas metas.

Crie sua persona

A persona é um dos pontos cruciais da sua estratégia de marketing médico. Isso porque ela refere-se a quem a sua campanha será direcionada. Em suma, podemos afirmar que a persona é um personagem semifictício que representa o seu paciente ideal. Sendo assim, é importante listar suas dores e necessidades reais para ficar mais fácil de entender como você pode ajudá-la.

Com base nos dados de pacientes reais, você consegue defini-la tranquilamente. O que pode ajudar nesse momento é a realização de questionários, pesquisas e entrevistas.

Ao definir sua persona, você precisa listar seus desejos, sonhos, problemas, preocupações etc. Quanto mais detalhada ela for, mais certeira será sua campanha.

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Outro ponto muito importante é a definição de palavras-chave. Pelo que os seus pacientes procuram? De acordo com o volume de busca, você pode definir suas estratégias de SEO. Por meio delas, você consegue encontrar ideias e termos que ajudam a otimizar suas campanhas.

Para encontrá-las, você pode fazer uso de algumas ferramentas gratuitas, como:

  • Planejador de Palavras-Chaves do Google Ads: verifica o custo por clique e o volume de busca;
  • Ubersuggest e Keyword Tool: gera ideias e listas de palavras-chave;
  • Google Trends: apresenta as tendências de busca pelos termos.

Quais os benefícios do SEO?

Criada a sua estratégia, é hora de entender o que o seu consultório tem a ganhar com essa estratégia de marketing médico. Confira os benefícios a seguir.

Aumento do tráfego para o site

As estratégias de SEO ajudam a dar destaque para o seu site nos mecanismos de busca. Com isso, o aumento de tráfego para a sua página se torna real. Quando falamos em tráfego, nos referimos aos visitantes que entram no seu site para conhecer os seus serviços.

Dessa forma, existe a possibilidade de mais pessoas se interessarem pelo que você oferece e agendar uma consulta. Quanto mais potenciais pacientes encontram o seu site, maiores são as oportunidades de você conquistá-los.

Melhor ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) em uma estratégia de marketing médico acontece quando o paciente em potencial clica no seu anúncio e agenda uma consulta, por exemplo. Essa é uma maneira de calcular quanto foi faturado de acordo com os investimentos realizados.

Isso só é possível porque as estratégias digitais permitem que você tenha conhecimento de quantas pessoas visualizaram o seu anúncio, quantas visitaram o seu site, quantas tomaram a decisão de agendar uma consulta etc. 

Diferente dos investimentos em marketing offline, que não é possível mensurar com exatidão quantas pessoas tiveram acesso às suas campanhas.

Com o uso de uma estratégia de SEO adequada, você consegue alcançar o público certo e, assim, otimizar o seu ROI.

Aumento da autoridade

Com uma estratégia de SEO eficiente, consequentemente a sua página estará entre as primeiras posições do mecanismo de busca. Isso gera mais credibilidade ao profissional.

Dessa forma, sempre que o seu público pesquisar por determinada palavra-chave e você aparecer como uma das primeiras opções, ele o enxergará como uma autoridade no seu segmento, assim como acontece com o Dr. Dráuzio Varella.

Por que estar nas primeiras páginas é tão importante para a captação de pacientes?

Simplesmente porque a maioria dos usuários sempre opta pelos profissionais que estão mais bem rankeados nos mecanismos de busca. Como dissemos, estar no topo das pesquisas passa mais credibilidade e autoridade. Logo, dificilmente eles estenderão as suas pesquisas para outras páginas.

Portanto, se você quer aumentar o número de consultas e ser notado pelos seus potenciais pacientes, é hora de começar a aplicar as estratégias de SEO.

Como você pode perceber, o marketing médico é muito importante para garantir a atração de mais pacientes e, consequentemente, um bom faturamento para o seu consultório.

Caso você não se sinta seguro em aplicar essas estratégias, terceirize esse serviço e deixe tudo nas mãos de profissionais experientes e que têm um conhecimento mais aprofundado das técnicas de marketing.

Quer saber como o iMedicina pode ajudar a construir a sua estratégia de marketing médico? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: