Estratégias de marketing médico: como aparecer na primeira página do Google?

marketing médico

O marketing médico é uma estratégia muito importante para destacar os seus serviços da concorrência. Nesse sentido, é imprescindível realizar esse investimento, uma vez que os pacientes dão preferência para aqueles profissionais que cuidam da sua imagem e transmitem segurança em suas mensagens.

No mundo digital, isso não é diferente. Antes de tomar qualquer decisão, a maioria das pessoas busca na internet informações relevantes sobre o profissional da saúde que deseja consultar. Nesse momento, aparecer na primeira página do Google é essencial para conseguir lotar a sua agenda.

Para isso, você precisa usar estratégias de SEO para ganhar o destaque que merece. Você sabe o que é isso? Não se preocupe porque vamos explicar tudo para você. Continue a leitura!

O que é SEO e como ele funciona?

SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, nada mais é que uma estratégia que influencia os algoritmos do Google a rankear um site ou blog para uma palavra-chave que foi pesquisada.

Por exemplo, quando o seu público pesquisa pela sua especialidade, ele pode usar a seguinte expressão: “ortopedista em São Paulo” (ou qualquer outra especialidade e localidade). 

Feito isso, uma relação de profissionais aparecerá para ele. Se você estiver usando corretamente as estratégias de SEO, o seu site e o seu contato aparecerão nas primeiras posições da página de pesquisa.

Como criar uma estratégia de SEO?

Agora que você já sabe o que é SEO, é preciso entender como colocar essa estratégia em prática, certo? Veja estes três passos muito importantes que precisam ser aplicados.

Defina seus objetivos

A definição dos seus objetivos é o primeiro passo para criar uma estratégia de SEO eficiente. Nesse sentido, é importante você avaliar as necessidades do seu consultório, as quais podem estar relacionadas:

  • ao aumento de tráfego;
  • à geração de leads;
  • ao aumento dos agendamentos de consultas;
  • ao aumento da sua autoridade etc.

Feito isso, você precisa definir as suas metas e alinhá-las ao seu objetivo.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar em 50% as suas consultas em seis meses, você precisa identificar quantos pacientes precisa adquirir por mês para chegar ao seu objetivo. Esse número de novos pacientes mensais referem-se às suas metas.

Crie sua persona

A persona é um dos pontos cruciais da sua estratégia de marketing médico. Isso porque ela refere-se a quem a sua campanha será direcionada. Em suma, podemos afirmar que a persona é um personagem semifictício que representa o seu paciente ideal. Sendo assim, é importante listar suas dores e necessidades reais para ficar mais fácil de entender como você pode ajudá-la.

Com base nos dados de pacientes reais, você consegue defini-la tranquilamente. O que pode ajudar nesse momento é a realização de questionários, pesquisas e entrevistas.

Ao definir sua persona, você precisa listar seus desejos, sonhos, problemas, preocupações etc. Quanto mais detalhada ela for, mais certeira será sua campanha.

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Outro ponto muito importante é a definição de palavras-chave. Pelo que os seus pacientes procuram? De acordo com o volume de busca, você pode definir suas estratégias de SEO. Por meio delas, você consegue encontrar ideias e termos que ajudam a otimizar suas campanhas.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Para encontrá-las, você pode fazer uso de algumas ferramentas gratuitas, como:

  • Planejador de Palavras-Chaves do Google Ads: verifica o custo por clique e o volume de busca;
  • Ubersuggest e Keyword Tool: gera ideias e listas de palavras-chave;
  • Google Trends: apresenta as tendências de busca pelos termos.

Quais os benefícios do SEO?

Criada a sua estratégia, é hora de entender o que o seu consultório tem a ganhar com essa estratégia de marketing médico. Confira os benefícios a seguir.

Aumento do tráfego para o site

As estratégias de SEO ajudam a dar destaque para o seu site nos mecanismos de busca. Com isso, o aumento de tráfego para a sua página se torna real. Quando falamos em tráfego, nos referimos aos visitantes que entram no seu site para conhecer os seus serviços.

Dessa forma, existe a possibilidade de mais pessoas se interessarem pelo que você oferece e agendar uma consulta. Quanto mais potenciais pacientes encontram o seu site, maiores são as oportunidades de você conquistá-los.

Melhor ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) em uma estratégia de marketing médico acontece quando o paciente em potencial clica no seu anúncio e agenda uma consulta, por exemplo. Essa é uma maneira de calcular quanto foi faturado de acordo com os investimentos realizados.

Isso só é possível porque as estratégias digitais permitem que você tenha conhecimento de quantas pessoas visualizaram o seu anúncio, quantas visitaram o seu site, quantas tomaram a decisão de agendar uma consulta etc. 

Diferente dos investimentos em marketing offline, que não é possível mensurar com exatidão quantas pessoas tiveram acesso às suas campanhas.

Com o uso de uma estratégia de SEO adequada, você consegue alcançar o público certo e, assim, otimizar o seu ROI.

Aumento da autoridade

Com uma estratégia de SEO eficiente, consequentemente a sua página estará entre as primeiras posições do mecanismo de busca. Isso gera mais credibilidade ao profissional.

Dessa forma, sempre que o seu público pesquisar por determinada palavra-chave e você aparecer como uma das primeiras opções, ele o enxergará como uma autoridade no seu segmento, assim como acontece com o Dr. Dráuzio Varella.

Por que estar nas primeiras páginas é tão importante para a captação de pacientes?

Simplesmente porque a maioria dos usuários sempre opta pelos profissionais que estão mais bem rankeados nos mecanismos de busca. Como dissemos, estar no topo das pesquisas passa mais credibilidade e autoridade. Logo, dificilmente eles estenderão as suas pesquisas para outras páginas.

Portanto, se você quer aumentar o número de consultas e ser notado pelos seus potenciais pacientes, é hora de começar a aplicar as estratégias de SEO.

Como você pode perceber, o marketing médico é muito importante para garantir a atração de mais pacientes e, consequentemente, um bom faturamento para o seu consultório.

Caso você não se sinta seguro em aplicar essas estratégias, terceirize esse serviço e deixe tudo nas mãos de profissionais experientes e que têm um conhecimento mais aprofundado das técnicas de marketing.

Quer saber como o iMedicina pode ajudar a construir a sua estratégia de marketing médico? Fale com um consultor e tire as suas dúvidas.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.