Investir no planejamento e no marketing do consultório é fundamental para captar leads, conquistar e fidelizar clientes, fortalecer a sua marca e ser reconhecido como autoridade médica.
Antes de falarmos sobre os passos mais importantes para a elaboração de um plano de marketing efetivo, vamos definir o que é esta estratégia importante para a captação de novos pacientes.
Segundo o autor do livro “Marketing Estratégico para a área da saúde”, Phillip Kotler, “a função do (…) marketing é criar um relacionamento de longo prazo, de confiança e de valor com os clientes, o que significa levar toda a organização a pensar sobre os clientes e a servir a eles e a seus interesses”.
De forma simples, o marketing alia um conjunto de práticas e estratégias para gerar visibilidade e atrair leads. Esse termo, por sua vez, diz respeito às pessoas que demonstram interesse pelo seu conteúdo ou sua oferta.
No cenário médico, por exemplo, o marketing para consultório busca captação (conquista) de novos pacientes, mas também o reconhecimento do profissional. Por isso, é importante destacar seu valor, credibilidade e a qualidade do atendimento prestado pela clínica e por todos os profissionais que atuam nela.
Assim, o marketing médico busca pensar e promover ações que aproximem o seu consultório dos pacientes. Em um mercado cada vez mais digital, é importante planejar, inclusive, estratégias online.
O planejamento de marketing não precisa ser um documento extenso. No entanto, é importante que se tenha mapeado as ações que deram certo ou não. Se possível, que todo o planejamento seja acompanhado por um especialista para elaborar as estratégias.
Confira, a seguir, os principais passos para a elaboração de um plano de marketing do consultório médico.
Agora que você já conhece e entende o que se trata o marketing para consultório, vamos aos 7 passos fundamentais para um bom planejamento.
Antes de pensar em ações e no planejamento, é preciso alinhar os motivos e objetivos que se busca alcançar. Você deseja conquistar novos clientes? Fidelizar pacientes? Junto com sua equipe, pense no cenário atual do seu consultório e onde deseja estar nos próximos anos.
Por exemplo, se o seu objetivo for atrair mais pacientes, deverá pensar em estratégias que possam expor a sua marca para mais pessoas e, claro, facilitar a conversão desses visitantes.
Mas, se o seu objetivo é criar autoridade, é preciso pensar em estratégias que envolvam uma boa presença digital, com conteúdo de qualidade e até mesmo depoimentos de pacientes.
Pense no perfil do paciente que deseja atrair e que se encaixa no objetivo traçado. Lembre-se de ser o mais criterioso possível:
Quando não há um investimento nesse sentido, o consultório deixa de dialogar com os pacientes. Além disso, quanto mais detalhes, mais assertivo será o seu plano de marketing.
Para definição do seu posicionamento, vale a pena recorrer à uma ferramenta muito conhecida no mercado da comunicação, a matriz de planejamento ou SWOT.
Esta é uma ferramenta de gestão estratégica, do inglês:
Você deve encaixar cada um dos pontos de sua análise nessa matriz:
Depois de mapear todos os pontos negativos e positivos que circundam o seu negócio, fica muito mais fácil ter uma visão geral do cenário que o espera. Assim, é possível definir quais serão os canais de comunicação utilizados para conversar com o seu paciente.
Vejamos alguns deles:
Investir em um site médico é essencial para se diferenciar da concorrência, levar o seu nome e o do consultório ao alcance de um público ainda maior. Muitos pacientes ainda recorrem às páginas oficiais das clínicas e consultórios antes de agendar uma consulta.
Além de ter um bom site médico, é preciso que ele esteja bem posicionado no Google para que os usuários o encontrem e se tornem pacientes. Uma boa equipe de marketing médico poderá auxiliá-lo nessa tarefa.
Esta ferramenta, além dar visibilidade ao trabalho médico, pode ser uma boa oportunidade para converter os visitantes em pacientes por meio de conteúdos educativos. Com postagens sérias, educativas e informativas, você passa a ser uma fonte de conteúdo verídico.
Além disso, você cria um relacionamento com os pacientes, evitando que sejam alvo de informações falsas e prejudiciais para a saúde da população.
O e-mail marketing deve ser visto como uma forma de conversão e fidelização de pacientes. Isto é, ele serve como continuidade do trabalho de nutrição que você já vem fazendo nos canais de comunicação. Essa comunicação pode fazer parte de campanhas, ou seja, uma série de mensagens que serão disparadas ao longo de determinado tempo, alimentando quem está na sua base.
Com uma boa plataforma de envio de e-mail marketing é possível enviar newsletter periódicas, artigos do seu blog, felicitações de aniversários, mensagens em datas comemorativas, divulgação de novos serviços, entre outros conteúdos.
Além de investir em conteúdo para seus canais de comunicação, é importante combinar com ações de mídias pagas. Investir em anúncios é importante para chegar nos usuários que você deseja levar para o consultório. Isso porque ferramentas como o Facebook e Instagram Ads permitem criar a segmentação do público que será impactado pela propaganda.
Dessa forma, é possível especificar muito bem a localização, a idade, a área de atuação, os gostos, entre diversas outras informações que sejam importantes para direcionar o anúncio.
O próximo passo é pensar nas ações com prazo determinado de como você vai aplicar sua estratégia e chegar aos seus objetivos.
Ter um plano de marketing e colocá-lo em ação é muito importante para os consultórios. Acompanhar os resultados também. A partir da avaliação do retorno dado pelas estratégias aplicadas é possível saber se o objetivo está sendo alcançado. Outro ponto é que a mensuração permite reforçar as ações que estão sendo positivas e reestruturar as que precisam ser melhoradas.
Ter uma gestão e controle do planejamento é fundamental para o crescimento da clínica ou consultório e, consequentemente, para crescimento do negócio.
Com o iMedicina, por exemplo, é possível ter relatórios e gráficos automáticos que mostram, de forma prática e visual, detalhes sobre as finanças, ações de marketing realizadas, gestão das consultas, telemedicina, entre outros recursos.
O software médico foi pensado de uma forma didática, com fácil visualização e extração simplificada de relatórios.
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