Inbound marketing médico: a estratégia que não fere os preceitos do código de ética

inbound marketing médico

O marketing médico online é hoje uma das melhores estratégias de divulgação para os médicos, clínicas e consultórios. Estratégias de inbound marketing médico aproximam os profissionais dos pacientes que procuram e precisam de assistência em saúde e, ainda, auxiliam a clínica a se  posicionar de maneira planejada na internet e atrair cada vez mais pacientes. 

Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing é bem diferente do marketing tradicional. Ele se baseia na ideia de que é preciso produzir conteúdo direcionado, ou seja: para pessoas específicas, de forma que faça sentido para elas. 

A utilização dessas ferramentas é ainda mais atrativa para os profissionais que estão em busca de novos pacientes. Por ser focado em estratégias de conteúdo, o Inbound é um excelente método para construir sua autoridade no cenário digital, educando os pacientes, sem precisar fazer propagando do consultório.

Uma boa estratégia de inbound marketing médico deve ser pensada e dividida em quatro etapas. Conheça a seguir!

Estratégias do inbound marketing médico

1 – Atração: esse é o momento do paciente descobrir a existência da sua clínica ou consultório, seja por meio das redes sociais, site ou blog. Por isso é importante investir em marketing de conteúdo e na produção de textos e materiais educativos, sem teor mercadológico. É fundamental aplicar estratégias de SEO para melhorar seu ranqueamento no Google e conseguir gerar tráfego orgânico para o seu site. Nesse ponto, vale lembrar que o inbound marketing médico não faz publicidade ostensiva.

2 – Conversão: depois de conhecer a sua clínica e ser atraído pelo conteúdo, é hora de conversar esse paciente. Nesse momento é preciso investir em conteúdos como e-books, páginas de agendamento de consultas, formulários para que o futuro paciente engaje com seus materiais e fique ainda mais interessado pelo seu trabalho.

Assim, quanto mais informações relevantes você entregar às pessoas, maior a percepção de autoridade você vai criando entre elas.

3 – Relacionamento: com engajamento, abre-se a possibilidade para criar um relacionamento. O futuro paciente pode querer tirar dúvidas, entrar em contato para pedir informações, fazer visitas frequentes ao site…nesse momento deve-se ter à disposição canais de para comunicação aberta com o consultório e facilidade de agendamento de consultas.

4 – Resultados: assim como todo o processo de inbound, a análise dos resultados é fundamental para a definição das próximas estratégias e análise do trabalho realizado. Existem ferramentas, como o software médico do iMedicina, que facilitam essa checagem com estatísticas e relatórios personalizados, além de automatizar a estratégia para integrá-la à rotina do consultório!

Automatize os processos

Com o público segmentado é possível automatizar o marketing de relacionamento com plataformas especificas, como a citada anteriormente Por exemplo, é possível criar sequências de e-mails que serão enviados automaticamente sempre que um paciente responder a determinados critérios. Pode programar envio de mensagens e felicitações, entre outros.

E tenha sempre uma estratégia de criação de conteúdo. Esse é o grande diferencial do Inbound Marketing: utilizar estratégias de relacionamento por meio dos conteúdos. Lembre-se de otimizar seus esforços produzindo conteúdo para quem realmente interessa, e não ficar buscando de forma aleatória por possíveis interessados.

Nesse momento o iMedicina também pode auxiliar disponibilizando materiais para compartilhar com os pacientes, desenvolvidos por uma equipe de profissionais especializados em produção de conteúdos par cada especialidade.

Dessa forma, o médico não precisa perder seu tempo elaborando pautas e desenvolvendo conteúdos, ele encontra tudo pronto para uso.

Investir em inbound marketing não fere o código de ética médico?

Muitos profissionais da saúde ainda encontram dificuldade na realização desse inbound com medo de ferir o Código de Ética Médico.  Mas, vale lembrar que o marketing digital para as clínicas e consultórios deve ser regido pelas diretrizes da Resolução CFM 1974/2011.

As técnicas e métodos utilizados na estratégia de inbound marketing médico não transgridem essas diretrizes, desde que cumpram os preceitos éticos do manual para todo conteúdo produzido e publicado na internet pela clínica. 

É importante que o conteúdo seja assinado por médicos especialistas da área, evitando a promoção de procedimentos e informações de forma irresponsável ou sem respaldo científico. 

Ferramentas que podem auxiliar no inbound marketing

1 – Redes Sociais

As redes sociais, além de proporcionarem uma excelente projeção para o consultório, é uma forma de comunicação instantânea com o público.  Ao ter uma página profissional bem estruturada, com publicações constantes e uso adequado de linguagem e imagens, a clínica poderá aumentar sua visibilidade, credibilidade, atrair novos pacientes e receber avaliação positivas dos pacientes atuais.

2 – Email marketing

O e-mail marketing na área da saúde pode ser a estratégia necessária para que o consultório se torne mais visível, além de fidelizar antigos pacientes.

Com o e-mail marketing é possível compartilhar conteúdos personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente e dentro das estratégias do inbound marketing médico (atração, conversão, relacionamento).

A dica é investir em um software médico que possa automatizar esses envios e facilitar o dia a dia no consultório.

3 – Agendamento online

agendamento online é, sem dúvida, um recurso fundamental para atração de novos pacientes e uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Por meio do agendamento, o paciente consegue marcar consultas a qualquer hora, inclusive, fora do turno comercial, nos finais de semana e feriados. Por meio do sistema, eles obtêm informações diversas sobre os médicos. Além da relação por convênios e quais as categorias de cobertura da clínica, assim como as especialidades disponíveis e os procedimentos autorizados.

Combinado com outros recursos do software médico, o agendamento online agiliza a execução de tarefas internas, já que permite a emissão de relatórios gerenciais por consultas, distinguindo pacientes novatos de veteranos no sistema; visualização dos dias da semana com mais marcações; ranking dos profissionais mais requisitados; disposição por especialidades médicas; pesquisas de satisfação; entre outros.

Todas estas ações citadas ao longo deste post e outras ações de marketing digital visam oferecer mais oportunidades para médicos e clínicas conquistarem a preferência de novos pacientes, por meio de um conteúdo que seja notável e esclarecedor. 

Mas, não se esqueça! Invista no que tem de melhor: profissionais capacitados. Assim, com o domínio do que fazem, junto a uma estratégia inteligente de produção de conteúdo é possível atrair e fidelizar pacientes com esforço reduzido.

Quer saber como colocar as estratégias em prática? Confira o e-book Inbound Marketing para clínicas e consultórios. Baixe gratuitamente!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: