Instagram para médicos: 6 dicas para ter sucesso com o seu perfil

Instagram para médicos

O Instagram para médicos é uma das formas de manter a proximidade com o paciente, transmitindo informações relevantes, além de divulgar o serviço e fortalecer o nome do consultório no ambiente digital.

No entanto, superar os desafios e conseguir atrair o público com conteúdos interessantes, exige o uso de estratégias certeiras —é preciso ter técnica, conhecer bem o seu público-alvo e o funcionamento da plataforma.

Se você deseja divulgar o seu trabalho de uma forma estratégica e inteligente para se manter conectado ao paciente, o Instagram pode ser uma ferramenta incrível. Continue lendo e confira neste post 6 dicas para ter um perfil de sucesso!

A importância do Instagram para médicos

Para iniciar uma clínica ou consultório, é necessário investir nos equipamentos, estrutura e capacitação para oferecer soluções de primeira qualidade. A partir disso, a criação de estratégias de marketing médico para divulgar os serviços é indispensável.

É nesse momento que as redes sociais contribuem de forma significativa, especialmente o Instagram. Com milhões de usuários, é o ambiente ideal para proporcionar visibilidade ao nome do profissional e da clínica, atraindo o público-alvo em busca de atendimento especializado sem comercializar a prática da medicina.

Motivos que prejudicam as estratégias no Instagram para médicos

A falta de planejamento e direcionamento das ações no Instagram causa erros que em vez de contribuir, acabam prejudicando o resultado do profissional. São atitudes que comprometem o engajamento, por isso, precisam ser evitadas.

Veja melhor quais são!

Falta de constância nas postagens em Instagram para médicos

Deixar de publicar conteúdos com uma periodicidade bem definida é um dos motivos que mais prejudicam as estratégias no Instagram. Por ser um ambiente com muitas informações, a ausência de publicações dá ao perfil um caráter de menor importância diante dos demais.

Isso acontece porque o algoritmo da rede, que decide quem vê o quê e quando, entende que quem publica mais vezes deve ter maior alcance.

Conteúdo sem relevância para o público-alvo

Se você deseja atrair o seu público e estabelecer uma boa conexão, publique conteúdos que sejam importantes para ele. Produzir informações que façam pouco sentido para o leitor, rapidamente faz com que ele deixe de se interessar no que você tem a dizer.

Mas cuidado! Fugir dos temas relacionados à sua atuação também pode ser bastante perigoso e acabar atraindo o público errado.

Focar em seguidor em vez de atrair pacientes

Ter seguidores é importante, mas precisam ser pessoas em busca de informações sérias, sobretudo, na área da saúde. Não adianta ter um número grande de pessoas no perfil sem que sejam potenciais pacientes.

Todo o empenho e dedicação aos conteúdos serão destinados a pessoas que não estão de fato, precisando do que sua empresa oferece. É melhor ter o perfil com um número reduzido de seguidores, mas formado em maioria, por potenciais pacientes.

Um exemplo disso é o perfil de um ginecologista que tem homens em maior quantidade na sua audiência. Se o conteúdo for muito bom, certamente haverá homens que se interessam por ele, no entanto, o foco é impactar mulheres, que em breve poderão agendar um atendimento.

Prontuário Eletrônico Gratuito

6 dicas para acertar na estratégia do Instagram

Para acertar nas postagens do Instagram e fazer da rede um ambiente de visibilidade para conteúdos importantes, você precisa adotar algumas ações que favoreçam o uso de um perfil para a sua empresa.

1. Investir em artes personalizadas

Muitas imagens falam mais do que palavras, por isso, investir na personalização das imagens que você posta no Instagram pode chamar a atenção e atrair o público que você deseja.

Há pessoas que compreendem melhor com a memória visual, o que favorece o uso de artes voltadas para a saúde, direcionando a pessoa a tomar alguma ação que esteja conectada à sua prestação de serviços.

Ao ver uma imagem de um procedimento, por exemplo, pode ser que o seguidor se lembre de algo que está precisando ou que é momento de procurar um especialista. A comunicação visual pode ser instantânea e bastante produtiva.

2. Seguir normas do Conselho

O Conselho de Medicina é autoridade maior quando o assunto são as condutas e procedimentos médicos. Portanto, ao fazer uma postagem tenha o cuidado de estar de acordo com as normas e regras impostas pelo órgão.

O CFM reprime diversas condutas para publicidade online, principalmente aquelas que sensacionalizam a saúde, garantem resultados e autopromovem o profissional.

3. Criar conteúdos que interessam ao público-alvo

A importância e relevância que um conteúdo tem para as pessoas podem ser determinadas pelo interesse que ela demonstra sobre um assunto. Veja outros perfis, faça pesquisas para descobrir sobre as preferências e interesses do seu público-alvo.

Produzir um conteúdo é fácil, mas construir algo que seja mesmo interessante e desperte o desejo de dar um passo adiante é um grande desafio. Com uma competitividade avassaladora no Instagram, seus diferenciais devem focar a qualidade e profundidade textual.

4. Em um Instagram para médicos, humanize postagens que falam sobre doenças graves

Ao gerar conteúdos no Instagram, sobretudo, sobre doenças complexas e graves, pense que do outro lado, seu leitor pode estar vivenciado um momento delicado. Algumas pessoas são mais sensíveis do que as outras, longo, é importante equilibrar o tom para não soar desumano.

A empatia é um dos principais diferenciais de quem trabalha na área da saúde, na atualidade. Se colocar no lugar do outro, amenizar a dor por meio das palavras é uma estratégia que pode aproximar e fidelizar ainda mais o público que você deseja como cliente.

5. Interagir, na medida do possível

Dependendo da frequência das postagens, número de seguidores e pacientes, dificilmente você conseguirá responder a todos os comentários, mas a interação é uma forma direta e rápida de se comunicar com seu público e, inclusive, coletar feedbacks importantes.

Tenha o cuidado de sempre finalizar uma questão ou um debate para que seus interlocutores saibam que são importantes e que você se interessa por suas dúvidas e considerações.

6. Ter frequência de postagens

Use o perfil do Instagram com sabedoria, ou seja, o suficiente para manter seus clientes antenados, mas nunca em excesso a ponto de o público deixar de segui-lo. À medida que for realizando publicações diversas, é possível identificar quais são os tipos de conteúdo preferidos.

Isso não quer dizer que você deve postar as mesmas coisas semanalmente, mas diversificar os conteúdos para sempre manter o público bem informado. Seja regular nas publicações e atento às reações — o modo como as pessoas reagem mostram se você e seus conteúdos estão no caminho certo. 

 Quer saber mais sobre o assunto Baixe o Guia definitivo de Redes Sociais para clínicas e consultórios e saiba como ter autoridade nas mídias digitais!

metodologia imedicina

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: