Você certamente já passou algum tempo navegando pelo Instagram Stories sem ao menos perceber, certo?
Isso porque essa ferramenta do Instagram é uma das mais dinâmicas e com o grande potencial de trazer mais visibilidade para pessoas e profissionais das mais variadas áreas de atuação.
Além disso, o Instagram Stories é líder em engajamento – o que, claramente, possui um papel-chave para o marketing médico e o relacionamento com o paciente. O sucesso é tanto que preparamos este artigo para você conhecer o Instagram Stories por completo.
Aqui, vamos abordar:
- o que é o Instagram Stories?
- os motivos por trás do alto engajamento por que os médicos devem utilizar essa ferramenta?
- como estruturar uma estratégia para o Stories?
Fique conosco até o final, aproveite todas as dicas e coloque a mão na massa para colher os benefícios que essa ferramenta pode oferecer para a sua carreira médica!
O que é o Instagram Stories?
O Stories, ferramenta adotada pelo Instagram em 2016, que permite a publicação de um conteúdo de consumo rápido e maior interação.
Ele é ainda uma forma de se relacionar com o público-alvo de maneira mais pessoal e informal, já que é a primeira coisa que aparece na tela do celular quando o usuário abre o aplicativo do Instagram.
Ademais, veja abaixo algumas características dessa poderosa ferramenta:
- publicações disponíveis por 24 horas;
- após esse período, os Stories podem ser salvos como Destaques no seu perfil;
- é possível adicionar fotos, vídeos curtos ou textos;
- cada vídeo tem o limite de 15 segundos e você pode adicionar uma sequência de vídeos;
- você pode utilizar recursos como a localização da sua clínica, adicionar hashtags, gifs, etc;
- possui recursos interativos, como enquetes, caixas de perguntas e contagem regressiva.
Agora que você conhece melhor essa ferramenta, vamos entender por que ela é importante para o marketing médico?
Por que os médicos devem utilizar o Instagram Stories?
Em primeiro lugar, podemos destacar a chance de publicar um conteúdo mais informal e que aproxima o paciente ao seu consultório.
Isso quer dizer que a ferramenta é capaz de estreitar relações, humanizar o relacionamento e ainda aumentar a interação e a empatia entre médico e paciente.
Essa possibilidade de um conteúdo pessoal é, de fato, um dos motivos pelo qual a ferramenta possui um dos mais altos índices de engajamento entre as redes sociais!
Desse modo, ao postar de forma constante no Instagram Stories, você tem a chance ímpar de impactar a experiência do paciente em diversas fases da sua jornada.
Outro fator importante é que seus seguidores podem responder aos seus Stories através da mensagem direta (DM). Isso, de fato, favorece ainda mais o contato privado e direto entre você e seu paciente.
Por fim, vale apontar que a ferramenta possibilita que o paciente compartilhe seu conteúdo e o indique seus serviços médicos para outras pessoas em sua rede com apenas um clique!
De forma rápida, fácil e privada, você pode conseguir aumentar os agendamentos em seu consultório ou clínica por meio de um canal que é utilizado por mais de 1 bilhão de brasileiros.
Como desenvolver uma estratégia para o Instagram Stories?
Para desenvolver uma estratégia eficaz com essa ferramenta, o primeiro passo é definir quais são seus objetivos com o Instagram Stories.
Assim sendo, veja abaixo algumas opções para sua reflexão:
- ampliar sua base de pacientes;
- aumentar sua autoridade no meio médico;
- ter um relacionamento mais próximo e/ou informal com o paciente;
- apresentar seu consultório ou clínica a potenciais pacientes;
- compartilhar notícias e fatos sobre sua especialidade;
- apresentar técnicas e tratamentos recentes na sua área.
Então, após definir o objetivo que mais faça sentido para a sua estratégia de marketing digital, é hora de planejar seu conteúdo.
Em primeiro lugar, pense sobre o que você pode compartilhar com seu público. Você pode fazer isso ao analisar as principais dúvidas dos seus pacientes e como você pode esclarecê-las através dos Stories.
Em seguida:
- organize as pautas que você pode publicar;
- planeje um calendário das publicações;
- seja estratégico e bem direcionado com elas.
Outra boa forma de iniciar uma estratégia acontece ao interagir com o seu público. Por isso, leia as dúvidas dos seus seguidores e as responda sempre que possível.
Lembre-se que, ao apresentar para seus seguidores um conteúdo claro e relevante, você demonstra ser uma autoridade e referência na área em que atua, trabalhando seu branding médico.
O que abordar no Instagram Stories?
Agora que você já sabe o potencial do Instagram Stories para o marketing médico, você pode estar se perguntando: sobre o que devo falar nos Stories?
O interessante, aqui, é conquistar a atenção da sua rede sem abrir mão da sua posição como referência e autoridade na área.
De fato, não existem muitas regras e há espaço para ser informal e mostrar um pouco do seu dia a dia. Apenas reflita sobre o quanto essa exposição pessoal pode impactar nas suas relações e na sua posição como especialista na sua área.
Outro ponto é que no Instagram Stories você tem a chance única de dialogar com o seu público. Além disso, você pode dividir com eles informações sobre sua área e interagir com outros colegas de profissão.
Dessa forma, veja algumas sugestões de pautas para os Stories:
- dicas de bem-estar e saúde de acordo com sua especialidade;
- informações sobre sua clínica;
- fatos do seu dia a dia;
- pesquisas que afetam sua área;
- publicações que demonstrem seu conhecimento sobre a especialidade;
- vídeos rápidos e educativos sobre a sua área;
- compartilhamento de notícias de fontes confiáveis.
Aqui, lembre-se de seguir as regras referentes à Publicidade Médica de acordo com o Código de Ética Médica do CFM.
5 dicas para aumentar o engajamento do seu Instagram Stories
Agora que você já conhece todo o potencial do Instagram Stories e sabe como iniciar uma estratégia na rede, confira cinco dicas para aumentar seu engajamento na ferramenta:
- publique com frequência, sem ficar longos períodos ausente;
- responda às mensagens que receber, mantendo um contato próximo e presente com seus seguidores;
- preste atenção aos sinais do seu público: qual tipo de mídia e de conteúdo geram mais respostas e interações?
- publique conteúdos relevantes para seus pacientes, que respondam às suas dúvidas mais frequentes;
- estimule a interação com seus seguidores.
Ao seguir esses passos de forma consistente, você ficará surpreso com os resultados que essa ferramenta pode trazer para a sua estratégia de marketing médico.
Agora que você já conhece todas as vantagens do Instagram Stories, não deixe de criar uma estratégia que tenha constância e concisão. Além disso, não deixe de avaliar se ela está funcionando periodicamente. Caso os resultados não sejam tão positivos, teste novos tipos de conteúdo, formatos de interação ou recursos da plataforma.
De fato, ela é capaz de gerar ótimos resultados, aproximando você dos seus pacientes, construindo sua reputação na sua especialidade e contribuindo para a divulgação do seu trabalho no Instagram.
Por isso, não deixe para depois. Inicie já sua estratégia e publique um conteúdo relevante no Instagram Stories.
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