No primeiro artigo da série Jornada do Paciente, falei sobre como aumentar sua demanda influenciando a primeira etapa, que é a da chamada de atenção de novos pacientes. Se ainda não sabe do que estou falando, não se preocupe… É só clicar aqui para entender mais sobre a fase #1 – Atenção.
Hoje, quero mostrar como você pode aumentar a sua demanda influenciando apenas a segunda etapa: a de assimilação do paciente.
Voltemos para nossa jornada: o paciente teve a atenção chamada pelas suas publicações e se interessou pelo que você tem a dizer.
Agora, ele vai querer entender melhor o assunto e saber se de fato precisa se preocupar com aquilo ou não.
O maior erro que médicos que começam no digital cometem nessa etapa é fazer conteúdos extremamente superficiais, achando que apenas aquilo será suficiente para que os pacientes fiquem com desejo de agendar uma consulta.
O que percebemos funcionar, na prática, é justamente o contrário: os médicos que são mais bem sucedidos com as estratégias digitais são justamente aqueles que falam abertamente sobre os assuntos, sem “esconder o pulo do gato”.
Médicos que convertem visitantes virtuais em pacientes para o consultório são aqueles que abrem o jogo, explicam como é a tomada de decisão para cada caso e não forçam o agendamento de consulta para que o paciente “saiba mais”.
O segredo aqui é produzir conteúdos de alta qualidade, que realmente interessam ao público. Geralmente, o tom informativo é a melhor saída.
Os assuntos são diversos e quanto mais segmentado for, melhor: é bem mais fácil um paciente se interessar, primeiramente, por um conteúdo que explica “como é o diagnóstico de diabetes” do que um mais abrangente como “tudo sobre diabetes”.
Quando o (ainda potencial) paciente está aprendendo sobre o diagnóstico do que ele buscou, é possível que ainda não queira agendar uma consulta. Ele tem outras perguntas. Aí entra a função do marketing de conteúdo na jogada…
Através da produção de mais conteúdos relacionados ao tema de interesse, você permite que o paciente passe horas navegando em seu site, buscando esclarecimento para suas outras dúvidas, sem que você precise gastar o seu tempo explicando.
Quanto mais conteúdo um paciente consome de um médico, maior é a probabilidade de que ele escolha aquele médico como prestador de serviço.
É assim que funciona com qualquer marca, na verdade… Quanto mais tempo um possível consumidor é exposto a uma marca, maior a probabilidade de comprar daquela marca.
Logo, a lógica é simples: se seu foco é diabetes, o ideal é que seu site responda todas as perguntas possíveis e existentes sobre o assunto, com uma navegação que permita o paciente avançar na jornada.
É importante sempre dar saídas, em seu blog, para que o paciente veja todos os artigos, é importante fazer links nas páginas de um artigo fazendo chamadas para artigos relacionados, e é importante também, naqueles artigos mais aprofundados, fazer chamadas para conhecer seus serviços, no seu site.
Claro! Canais de vídeo, como Youtube ou mesmo redes sociais (Facebook ou Instagram) podem ser ótimos canais para divulgar seu conteúdo mais aprofundado.
O problema é que, diferentemente do seu site e do seu blog, os conteúdos das redes sociais possuem 2 grandes problemas:
Portanto, se você deseja investir em algo mais perene, a melhor estratégia é investir em conteúdos em seu site e blog e postá-los, eventualmente, em suas redes sociais. Não tem problema algum você manter uma rede social, desde que ela não seja sua única fonte de informação para pacientes.
Os demais canais, especialmente os offline, são especialmente ruins nessa fase da jornada: imagine precisar pagar por uma reportagem em revista, todos os meses, para levar mais informações para seus pacientes? Ainda… quantos pacientes leriam revistas antigas? Dinheiro jogado fora, praticamente.
O nome dessa estratégia digital que venho te orientando, baseada em produção de conteúdo, e que conduz o paciente no entendimento da sua especialidade até o momento que ele está pronto e ansioso para agendar uma consulta, se chama INBOUND MARKETING.
Muitas empresas a utilizam no mundo todo e vem se mostrando um método de ótimos resultados. Aqui estão alguns conteúdos que vão te ajudar a entender melhor como influenciar mais ainda essa etapa da decisão de seus pacientes:
No próximo artigo da série, explicarei mais sobre afase #3, de ARGUIÇÃO.
O iMedicina é um software que te ajuda a automatizar todo o fluxo da jornada do paciente. Se quiser conhecer melhor como fazemos isso, veja esse link aqui.
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