De acordo com o estudo The Global State of Digital in 2019, as redes sociais já contam com mais de 3 bilhões de usuários no mundo. Em função desse potencial de alcance, é preciso investir em estratégias no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram para médicos.
Neste último caso, há um crescimento no número de profissionais utilizando a plataforma para interagir com seus pacientes através das lives. Você já ouviu falar nesse recurso? Sabe como fazer uma boa transmissão? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo.
Em função da transformação digital pela qual o mundo passa, profissionais de todas as áreas precisam se adaptar a nova realidade e investir em conhecimento das tendências do mercado, como é o caso das redes sociais.
Ainda, falar em marketing digital sem considerar o uso dessas plataformas é uma estratégia equivocada. Isso porque são excelentes canais de interação com os pacientes, contribuindo para o fortalecimento da relação com eles.
Neste sentido, o recurso da live tem se mostrado muito eficiente para profissionais de saúde, principalmente em períodos de isolamento social. A ferramenta consiste em transmitir vídeos em tempo real para todas os seus seguidores da plataforma.
No caso deste artigo específico, iremos nos dedicar ao uso da live no Instagram para médicos. Essa ferramenta está disponível para todas as pessoas que possuem contas nesta rede, sendo facilmente acessada pela opção “ao vivo” que fica na área dos “stories”.
Assim, a partir do momento em que você inicia a transmissão, todos as pessoas que seguem o seu perfil recebem um alerta do início da sua live, desde que tenham habilitado o recebimento de notificações. Além disso, a sua conta fica em destaque na sessão de stories dos seus seguidores.
Ademais, as lives no Instagram já são utilizadas há muito tempo, principalmente pelos influenciadores digitais. No entanto, há um grande movimento de médicos realizando transmissões ao vivo nessa plataforma.
O surgimento desta tendência pode ser explicado pelas suas vantagens, tais como, aproximação entre médico e paciente, maior visibilidade, possibilidade de educar o público sobre questões relacionadas à saúde, entre outros.
Assim, os seus pacientes passam a ter um interesse ainda maior no seu trabalho, de modo que se fidelizam ao consultório. Por outro lado, os seguidores que ainda não se tornaram pacientes começam a ter em você uma referência e, consequentemente, tendem a procurá-lo quando necessitarem de ajuda médica.
Entretanto, o uso do Instagram para médicos não deve ser restrito as lives. Para continuar engajando o público e manter o seu perfil em constante crescimento, crie conteúdos relevantes para seus seguidores e seja consistente.
Apesar de todos os benefícios do Instagram para médicos, e também de outras redes sociais, é necessário ter cautela ao utilizar essas plataformas. Primeiro, o grande potencial de alcance pode se transformar em um problema sem precedentes.
Segundo, o exercício da Medicina está sujeito ao Código de Ética da profissão e também ao Manual de Publicidade Médica elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Neste sentido, antes de fazer uma live ou de postar conteúdos, é necessário conhecer o teor deste documento.
Ainda, entre as principais regras do CFM está o veto à linguagem sensacionalista, o uso dessas plataformas para a autopromoção e a obrigação de limitar-se a divulgação de informações que tenham respaldo científico e que sejam de interesse público.
Por fim, preocupe-se com a sua imagem. Ao realizar transmissões ao vivo, você precisa ter a exata noção do que será falado, preocupar-se com forma como irá se expressar e com o ambiente da gravação. Isso porque, após o início da live, tudo o que for filmado será visto pelos seguidores.
Fazer uma boa live no Instagram não é uma tarefa complexa. Em primeiro lugar, o aplicativo é intuitivo, o que facilita o seu manuseio. Segundo, não exige um grande investimento, pois, basta uma boa câmera e um bom plano de internet.
Assim, em razão de toda essa facilidade e dos benefícios que podem ser obtidos, você não tem motivos para ignorar essa ferramenta. Para ajudar você a realizar a sua primeira live, separamos algumas dicas essenciais.
Embora o Instagram seja uma plataforma que preze a informalidade, você precisa se preparar para fazer uma transmissão, pois, tem uma imagem a zelar. Neste sentido, crie um roteiro com os tópicos que deseja abordar e outras informações que sejam pertinentes.
Durante a transmissão, tudo o que estiver ocorrendo no ambiente da gravação será visto pelos seguidores. Por isso, o consultório é considerado o melhor lugar para fazer uma live. Contudo, independente do lugar, desligue tudo o que pode atrapalhar a transmissão, feche as janelas, verifique a iluminação, a qualidade da internet e a bateria do celular.
Ao planejar a realização da live, programe a publicação de postagens para a divulgação da ação, informando data, hora e tema que será abordado. Aproveite também suas contas em outras plataformas, e-mail e WhatsApp para promover sua transmissão.
Ao iniciar a live, dedique um tempo para se apresentar para o público. No caso dos perfis abertos, a sua transmissão pode ser assistida por pessoas que não conhecem o seu trabalho. Assim, fale quem você é, qual a sua área de atuação, tratamentos que realiza, etc.
O diferencial de uma transmissão ao vivo é a possibilidade de interagir em tempo real com seus seguidores. Então, não perca essa oportunidade e responda aos comentários que surgirem, possíveis dúvidas sobre saúde, entre outros. Porém, cuidado com suas respostas. O CFM proíbe a prescrição de medicamentos ou a realização de diagnósticos neste formato.
Outro benefício das lives é a possibilidade de continuar impactando os seus seguidores mesmo após o seu encerramento. Isso porque o Instagram oferece o recurso de salvamento da transmissão em dois formatos: armazenamento do vídeo no seu celular ou disponibilização da live no seu perfil por 24 horas.
Desse modo, ao seguir essas orientações, você tem todo o caminho preparado para fazer uma boa transmissão e alcançar ainda mais seguidores e estabelecer laços com seus pacientes. Por essas razões, invista no Instagram para médicos.
Antes de planejar uma transmissão ao vivo, você precisa buscar sugestões de temas que possam ser abordados e que sejam interessantes para os seguidores. A depender da sua área de atuação, as seguintes pautas costumam ser bem recebidas:
Enfim, a melhor pauta é aquela que é relevante para o seu público. Assim, uma boa dica é realizar enquetes com sugestões de temas. A partir das respostas coletadas você terá as informações necessárias sobre o que abordar.
Por fim, como você pode perceber, as lives precisam fazer parte da sua estratégia de marketing médico. Então, considere nossas dicas, planeje o que será falado, divulgue a ação e aproveite o máximo dos recursos do Instagram para médicos.
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