Conheça agora 8 vantagens do agendamento médico online

agendamento médico online

Com uma rotina cada vez mais repleta de compromissos, as pessoas buscam por serviços que  agreguem praticidade e agilidade ao seu dia. Neste sentido, oferecer o agendamento médico online é um grande diferencial competitivo.

Você sabe como esse sistema funciona? Conhece os benefícios de implementá-lo? Caso não, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a essas e outras dúvidas relacionadas ao tema.

Como funciona o agendamento médico online?

Os celulares e computadores são exemplos de tecnologias que já estão incorporadas à rotina da população. Os benefícios obtidos pelo uso delas fazem com que o avanço tecnológico seja sempre bem-vindo.

Ademais, a transformação digital pela qual o mundo passa exige que empresas e profissionais se adaptem a este novo momento para que continuem a angariar clientes. Com o setor de saúde não é diferente.

Ainda, os prontuários eletrônicos são exemplos de inovações que fazem parte do dia-a-dia dos profissionais de saúde. Essas ferramentas também trouxeram funcionalidades que causaram grande impacto positivo na rotina dos consultório, como é o caso do agendamento médico online.

Trata-se de um recurso que permite a marcação de consultas sem a necessidade de intermediários, trazendo autonomia para o paciente e possibilitando que, em poucos cliques, ele faça o agendamento.

O sistema funciona da seguinte maneira: o paciente acessa o site médico, verifica a disponibilidade do profissional, escolhe o dia e hora mais apropriado, preenche seus dados e pronto, a marcação está concluída.

Quando o agendamento médico online é integrado à agenda médica, tanto a secretária quanto  o profissional são automaticamente atualizados após a conclusão de um novo agendamento, reduzindo as duplicidades ou erros na marcação de consultas.

Enfim, essa funcionalidade otimiza o atendimento e facilita a vida do médico, dos seus colaboradores e, principalmente, do paciente. Por isso, é um sistema cada vez mais utilizado em hospitais, clínicas e consultórios.

Então, agora que você já entendeu o que é e como funciona o agendamento médico online, chegou o momento de conhecer as principais vantagens de dispor desse recurso no dia-a-dia do seu negócio.

Conheça as vantagens do agendamento médico online

O agendamento online é considerado uma das ferramentas mais essenciais para os profissionais de saúde. Primeiro, porque se torna um importante diferencial competitivo. Segundo, porque traz praticidade para o paciente.

Ainda, clínicas e consultórios que não implementaram essa funcionalidade precisam lidar diariamente com a reclamação dos pacientes em relação à dificuldade para marcar uma consulta. A seguir, conheça outras vantagens do agendamento médico online.

1. Praticidade do agendamento

O ato de agendar uma consulta sempre foi uma das queixas mais recorrentes dos pacientes. Seja pela dificuldade de falar com a secretária ou pela falta de horários disponíveis, esse processo já trouxe muitos prejuízos para as clínicas e consultórios.

Neste sentido, contar com o sistema de agendamento online devolve aos paciente o controle do seu tempo, permitindo que tenham a autonomia necessária para marcar suas consultas no momento em que estiverem disponíveis.

Além disso, a facilidade de uso da ferramenta também é um dos pontos favoráveis a sua implementação. Basta a conclusão de duas ou três etapas e o paciente já recebe uma confirmação do seu agendamento.

2. Redução nas filas de espera

Outro problema associado à marcação de consultas é a necessidade de aguardar na fila de espera para conseguir um horário com o médico. Isso porque apenas a secretária detém o acesso à disponibilidade do profissional.

Ademais, com o agendamento médico online, é possível encontrar a oportunidade mais adequada, sem fazer com que o paciente fique aguardando o retorno do consultório. Em consequência disso, há também uma considerável diminuição na fila de espera.

3. Melhora a qualidade do atendimento

Com o advento de novas tecnologias, houve uma expressiva melhora no atendimento prestado por consultórios e clínicas médicas. Isso porque a digitalização dos processos trouxe celeridade e praticidade para a rotina dos médicos e colaboradores.

Ademais, o paciente também é beneficiado pela oferta de alguns recursos, tais como, agendamento médico online, plataforma de telemedicina, prescrição digital e envio automatizado de lembretes e de e-mail marketing.

Por fim, com todas essas funcionalidades, o seu consultório pode se tornar uma referência na qualidade do atendimento, sendo bem avaliado na internet e se diferenciando de todos os concorrentes.

4. Agendamento médico online reduz o índice de faltas e cancelamentos

Um dos principais desafios enfrentados na administração de organizações de saúde é o alto índice de abstenção dos pacientes. Quanto maior for esse percentual, mais impacto causará nas finanças do consultório.

No entanto, a redução na quantidade de cancelamentos e faltas dos pacientes é um dos benefícios que podem ser obtidos pela implementação de um sistema de agendamento médico online.

Isso porque a ferramenta conta com a funcionalidade de envios automatizados de mensagens SMS para lembrete e confirmação de consultas. Dessa forma, o paciente é notificado sobre seu agendamento, o que o ajuda a se organizar e não se ausentar.

5. Permite conhecer o perfil dos pacientes

Outra vantagem trazida pelo agendamento online é a possibilidade de obter mais informações preciosas dos seus pacientes, como, por exemplo, horários mais procurados, quantidade de cancelamentos, pessoas que mais desmarcam, entre outros.

Com essas informações, você pode planejar estratégias de marketing médico visando mudar esse comportamento. Além disso, a ferramenta permite que você conheça os canais que mais são utilizados pelos pacientes para agendar consultas.

6. Diminui os gastos operacionais

No dia-a-dia de um consultório não informatizado, a secretária e/ou a recepcionista dedicam boa parte do seu tempo ao atendimento de diversas ligações. Por isso, se faz necessária a contratação de outros profissionais para a conclusão de trabalhos administrativos.

Em contrapartida, organizações que implementaram o agendamento médico online têm uma expressiva redução no número de ligações. Assim, os seus colaboradores passam a dispor de mais tempo, eliminando a necessidade de ter mais funcionários e, consequentemente, gerando economia para o consultório.

7. Agendamento médico online está disponível 24 horas

Outrossim, uma vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de agendar uma consulta em qualquer momento do dia e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, o que impacta positivamente a experiência do paciente. Assim, não há mais a restrição de atendimento apenas em horário comercial.

8. Adequação do consultório à era digital

A transformação digital exige que clínicas e consultórios adaptem seus processos, tornando-os mais eficientes e assertivos. Neste sentido, contar com um sistema de agendamento online é o primeiro passo para a adequação a esta nova realidade.

Além disso, a implementação desta ferramenta mostra para os pacientes que você está consciente da necessidade de modernização do negócio, o que também é visto como um diferencial competitivo.

Portanto, agora que você conhece todas essas vantagens do agendamento médico online, não existem mais motivos para desconsiderar o uso desta ferramenta. Então, não perca tempo e implemente o sistema que seja mais adequado as suas necessidades.

O iMedicina oferece o sistema de agendamento online sem custo para clínicas e consultórios de todos os tamanhos. Basta se cadastrar no iMedicina e aproveitar todos os benefícios do software líder em relacionamento com paciente por 7 dias de forma grátis!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: