Atualmente, com o crescimento da concorrência, a sobrevivência de um consultório médico depende da sua capacidade em atrair novos pacientes. Neste sentido, o marketing digital é uma estratégia fundamental para alcançar esse objetivo.
Porém, nesse momento, surge a dúvida: por onde começar? Primeiro, leia este artigo. Nas próximas linhas, falaremos sobre cinco ferramentas que você precisa conhecer para iniciar suas práticas de marketing médico.
1) Site médico adequado
Um site médico bem projetado e otimizado para conversão precisa ser uma das suas prioridades ao planejar estratégias de marketing digital. Primeiro, porque ele funciona como um cartão de visitas virtual, onde os usuários da internet podem encontrar informações sobre você e seu consultório.
Segundo, porque ao desenvolver o seu próprio site, você passa a ter um endereço eletrônico para desenvolver suas ações de marketing médico, sem ficar limitado aos recursos oferecidos pelas redes sociais.
Ainda, um site precisa ser claro e ser pensado para atender a todo tipo de potencial paciente. Neste sentido, priorize as informações que o visitante possa estar buscando ao acessar a sua página, tais como, dados para contato, avaliações de outras pessoas, procedimentos realizados e sua experiência profissional.
Outra preocupação durante o desenvolvimento é buscar oferecer a melhor experiência de navegação possível ao usuário. Para isso, além de clareza, o site precisa ser intuitivo, atraente, explicativo e com um bom layout.
Ademais, considere oferecer o agendamento online de consultas. Além de beneficiar o paciente com economia de tempo, essa funcionalidade traz modernidade e garante credibilidade ao consultório.
Search Engine Optimization (SEO)
Por último, o ranqueamento do seu site nas páginas de resultados do Google, por exemplo, depende do quanto ele atende às regras de SEO, que consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que melhoram a forma como a sua página é enxergada pelos algoritmos.
Por ser um trabalho complexo, recomenda-se que o SEO seja feito por pessoas especializadas no assunto, pois, além de monitorar o desempenho do site, também é preciso:
- fazer uma análise estrutural SEO da página;
- realizar uma auditoria interna do site;
- analisar e planejar o link building;
- fazer a otimização on page;
- planejar as palavras-chaves;
- otimizar o site para conversão.
2) Blog
Uma das estratégias de marketing digital mais importantes para profissionais de saúde é o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de marketing baseada na oferta de informações relevantes para educar, atrair, encantar e fidelizar os potenciais pacientes.
Ainda, para que seja realizada de forma eficiente, essa estratégia depende do desenvolvimento de um blog médico. Assim, é possível produzir artigos informativos e compartilhá-los com seus pacientes a fim de promover a saúde e sanar suas dúvidas.
Ademais, um blog também desempenha um importante papel na melhora do seu ranqueamento do Google. Para isso, ele precisa atender às regras de SEO, ser relevante e atrativo para o seu público. Dessa forma, você começa a construir a sua autoridade na internet.
Outrossim, como a premissa de um blog é levar informação, você pode prestar um grande serviço de utilidade pública à população. Como elas têm usado a internet para entender mais sobre suas condições de saúde, é possível, através do seu artigo, evitar que elas sejam enganadas por materiais preparados por charlatões.
Por isso, não é a toa que a construção de um blog deve ser uma das primeiras ações para quem deseja investir em marketing médico. Para que você tenha uma ideia, com ele você pode alcançar os seguintes benefícios:
- atração de público maior e mais qualificado;
- geração de autoridade;
- fortalecimento da presença digital;
- melhorar o seu pós-consulta;
- agregar valor ao seu serviço;
- melhorar o ranqueamento no Google.
3) Redes sociais
As redes sociais também são parte importante nas estratégias de marketing digital, pois possuem um grande número de usuários ativos, que consomem as informações ali disponíveis. Além disso, os pacientes tendem a usar essas plataformas para tirar suas dúvidas.
Dentre as inúmeras redes sociais disponíveis, podemos citar aquelas mais utilizadas por brasileiros: Instagram, Facebook e YouTube. Como possuem perfis completamente distintos, vamos falar sobre cada uma delas.
O Instagram é a rede voltada para o visual, com foco em fotos e vídeos. Por isso, pode ser utilizado para fazer vídeos curtos sobre questões de saúde, transmissões públicas ao vivo para conversar com outros especialistas, compartilhar a sua rotina profissional e também divulgar o seu conteúdo elaborado em outras plataformas.
O Facebook pode ser considerado uma rede mais democrática e mais propícia para a interação, sendo um ótimo canal para se relacionar com seus pacientes. Então, crie uma fanpage para o seu consultório, compartilhe conteúdos relevantes e divulgue seu trabalho.
YouTube
Trata-se de uma rede destinada ao compartilhamento de vídeos. Assim, você pode produzir conteúdos dando dicas de saúde e respondendo dúvidas comuns para questões da sua especialidade.
4) Google Ads
O Google Ads é uma plataforma de publicidade do Google que comercializa espaços publicitários nas páginas de resultados do buscador. Assim, sempre que alguém busca pela palavra-chave escolhida por você, o seu site/blog aparecerá no topo da página.
Então, para criar anúncios relevantes e que ajudem a alcançar mais clientes, faça uma boa segmentação, observe a geolocalização, crie bons títulos para os links patrocinados, escolha boas palavras-chave e estabeleça um orçamento de acordo com suas possibilidades.
5) Google Meu Negócio
Outra ferramenta do Google que tem por objetivo oferecer uma visão geral da sua clínica para pessoas que buscarem por termos relacionados à sua área de atuação. Por meio dele, também é possível divulgar todos os seus dados de contato, horários de funcionamento, avaliações de outros pacientes, responder dúvidas, etc.
Além disso, ao se cadastrar nesta plataforma, seu consultório é automaticamente inserido no Google Maps, tornando o seu endereço conhecido e de fácil acesso.
Como uma empresa especializada em marketing digital pode alavancar o crescimento?
Obviamente, é possível que você desenvolva o seu marketing digital por conta própria, estudando sobre o assunto e utilizando todas as ferramentas mencionadas no texto. Porém, esse trabalho tende a ser longo e demorado, podendo atrapalhar a sua atuação profissional e fazer com que você perca dinheiro ao direcionar errado os seus investimentos.
Por outro lado, ao contar com uma empresa especializada no assunto, você tem a garantia de que as estratégias serão mais assertivas e os resultados tendem a serem percebidos mais rápidos.
Ademais, um importante cuidado que você precisa ter é com as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para as práticas de marketing médico. Por isso, ao optar por uma empresa que já atue no setor, você reduz as chances de ser penalizado em virtude de possíveis infrações que venha a cometer.
Enfim, embora o marketing digital seja uma estratégia que exige dedicação e resiliência, você conseguirá alcançar excelentes resultados com ela. Então, se você pretende ter uma forte presença na internet, comece agora a divulgar o seu consultório na internet.
Quer entender o que o iMedicina pode fazer pelo marketing do seu consultório? Fale com um consultor.