Mudanças são assustadoras, principalmente quando aplicadas à nossa vida profissional. Quando se trata de um consultório novo, por exemplo, as novidades podem causar certo estranhamento e afastamento por parte dos pacientes já fidelizados, se não forem tomados os devidos cuidados.
Uma primeira palavra de ordem para operacionalizar essa mudança é: organização. Pensar com cuidado, planejando muito bem todas as etapas do processo é essencial. Dessa forma, os pacientes atuais, que já estavam acostumados a frequentar o seu consultório antigo, acabam sentindo o menor impacto possível.
Vamos ver a seguir o que você tem que fazer quando for enfrentar o processo de mudança e conquistar o consultório novo:
Analise o local em que o novo consultório estará
Não importa qual é o motivo da mudança, é preciso, antes de tudo, avaliar o local para onde pretende mudar o seu consultório.
Veja se ele está adequado ao que você necessita: a localização é interessante? O espaço é suficiente?
Para evitar problemas e gastos desnecessários verifique se o espaço te atende. Imagine não conseguir colocar os móveis no lugar? Não há nada mais decepcionante ter que desfazer de algo porque não coube no novo espaço.
Uma dica é fazer um planejamento por meio de desenho ou até imaginário, para tentar entender como ficarão os seus móveis no novo consultório. Assim você tem menos chance de ter que deixar alguma mobília de fora.
Faça uma pesquisa com seus pacientes
De forma direta ou indireta, é importante saber se seus pacientes atuais irão gostar da nova localização.
Se a maioria das respostas for negativa, dizendo que o acesso ficará mais difícil, esse é um bom indicativo que a mudança não é uma boa opção.
Você pode inclusive descobrir algumas informações extras sobre a disposição das salas, recepção, entre outras dicas gerais de atendimento para incluir nos processos e estratégias do novo consultório.
Analise a rentabilidade da mudança
Verifique o fluxo de pessoas que passa por perto diariamente. Dessa forma, você conseguirá novos pacientes de maneira orgânica.
Outro ponto a se observar é se há outros estabelecimentos comerciais por perto que possam chamar a atenção e atrair novos clientes.
Por fim, veja se existem possíveis concorrências ao redor do novo local, dessa forma você consegue descobrir quais elementos de diferenciação deve utilizar para fazer a promoção do consultório novo por meio do marketing.
Como utilizar o marketing para chamar novos clientes para o meu novo consultório, sem perder os pacientes antigos?
Como todo mundo já sabe e já percebeu, o marketing é uma estratégia utilizada por praticamente todas as empresas e organizações. Isso porque em meio às diversas concorrências que surgem diariamente, se manter em destaque no mercado de trabalho é fundamental.
Assim como no dia a dia, o marketing também é uma boa opção para divulgar o seu novo espaço de atendimento. Veja a seguir quais as principais ações você precisa realizar para mudar o seu consultório sem perder a clientela.
Estabeleça uma estratégia para o seu consultório novo
A primeira e mais importante das ações é o marketing digital. Já parou para pensar quanto tempo as pessoas passam online em seus dispositivos eletrônicos (celular, tablets e computadores)?
Com a maior parte da população on-line, a internet se tornou uma excelente plataforma de marketing, podendo ser utilizada para divulgar conteúdos e se aproximar do público, uma vez que todos estão conectados uns aos outros.
Crie um website, invista em conteúdo para as redes sociais, envie e-mails, faça uma contagem regressiva compartilhando fotos do novo local, informando a data e o os horários de funcionamento do novo consultório.
Assim, seus clientes terão acesso às informações de forma rápida e não perderão tempo indo ao consultório antigo.
Invista em publicidade offline pela cidade
Além do marketing digital, usar estratégias de marketing offline também é uma boa opção.
Espalhar cartazes na cidade, distribuir panfletos em pontos estratégicos, comprar espaço em outdoors informando o endereço do seu novo consultório pode fazer toda a diferença.
Faça ações promocionais
Uma boa estratégia de marketing para conseguir fidelizar os seus clientes antigos e conquistar novos para o seu consultório é oferecer promoções e descontos, afinal, bons preços sempre atraem os clientes.
Ofereça descontos para os pacientes já antigos, de modo a fazer com que eles se sintam privilegiados em conhecer o seu novo espaço. Para os novos pacientes, você pode oferecer descontos para a primeira consulta, ou ainda, fazer promoções e planos familiares com valores promocionais para o primeiro mês de atendimento no novo consultório.
No entanto, isso não vale para todas as classes de saúde: alguns conselhos proíbem a prática de desconto. Recomendamos que cheque no seu conselho de classe antes de avançar nesse sentido.
Cuide do visual do seu consultório novo
Cuidar da fachada e do interior do seu consultório também é uma estratégia de marketing capaz de atrair seus pacientes, afinal, a fachada é o primeiro contato que o paciente tem com seus serviços.
É importante lembrar que a primeira impressão é a que fica, e a primeira impressão, nesse caso, é a aparência visual.
Com um planejamento bem-feito e aplicando as ações de marketing online e offline citadas acima, é possível aumentar a visibilidade do seu consultório.
As recomendações ajudam a tornar seus serviços mais conhecidos e, assim, aumentam a chance de lotar sua agenda com novos pacientes!
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