Como as clínicas podem se reinventar e fidelizar pacientes pós-pandemia?

Como as clínicas podem se reinventar e fidelizar pacientes pós-pandemia?

Não existe dúvida de que a pandemia do novo coronavírus impactou todo o sistema de saúde. E, dentre tantos desafios, o cenário trouxe ainda mais atenção à necessidade de fidelizar pacientes.

Por isso, dedicamos este artigo para falar mais sobre este assunto que tem gerado alterações na rotina de clínicas e consultórios médicos.

Aqui, você vai ler sobre a importância de se construir um relacionamento de confiança e duradouro com o paciente. Além disso, você vai encontrar dicas práticas e úteis de como se preparar para fidelizar pacientes no pós-pandemia.

Afinal, a crise está longe de acabar e é preciso, mais do que nunca, se reinventar. Por isso, confira este conteúdo até o final e se prepare para essa nova era.

Desafios para fidelizar pacientes durante a pandemia

Dentre tantos desafios enfrentados nas clínicas e nos serviços de saúde durante a crise gerada pelo novo coronavírus, queremos trazer atenção para um em especial: a dificuldade em se manter uma boa relação entre médico e seus pacientes.

Com toda a certeza, esse desafio impactou de forma direta o fluxo de pacientes, o que trouxe muitos problemas para alguns estabelecimentos de saúde.

Vale lembrar que, neste período, além da necessidade do isolamento social, muitos pacientes tiveram medo de sair de casa para se consultar. Ou seja, um real problema tanto para o médico quanto para os pacientes, que optaram por se abster de seus cuidados com a saúde.

Isso trouxe à tona alguns dos pilares do marketing médico: a importância do investimento em presença digital e de se manter o relacionamento com o paciente da forma certa.

No fim das contas, somente desse modo é possível construir um relacionamento de confiança e duradouro.

Por que é importante fidelizar pacientes?

Nos momentos de crise, é normal que as pessoas busquem controle e segurança.

Dessa forma, um bom plano de ação de negócios para a área da saúde deve considerar a fidelização de pacientes.

Pacientes fidelizados com a sua clínica sabem que podem contar com seu médico, mesmo nos momentos mais difíceis. Afinal, eles já conhecem e confiam no trabalho desenvolvido.

Dessa forma, ter uma boa estratégia de fidelização só irá contribuir para uma melhora na experiência do paciente. O que, por consequência, vai te ajudar a manter o fluxo de pacientes e os seus resultados, mesmo nos momentos de crise.

Como se reinventar para fidelizar pacientes no pós-pandemia?

Neste ponto, você já entendeu que é preciso se reinventar.

Mais do que nunca, é importante fidelizar pacientes e estar preparado para um cenário pós-pandemia.

Por isso, veja abaixo algumas dicas úteis para te ajudar nos desafios atuais e futuros.  

Esteja presente no dia a dia dos seus pacientes

Engana-se quem pensa que a única forma de estar presente é pelo contato físico.

Pelo contrário, é possível estar presente na rotina dos pacientes com uma boa estratégia de marketing de conteúdo médico.

Dessa forma, você é capaz de estabelecer uma conexão para além da consulta presencial.

Isso permite o acompanhamento de pacientes atuais e a aquisição de novos nos meios digitais.  

Além disso, essa é uma ótima forma de criar uma relação mais próxima com o seu paciente.

Assim sendo, veja abaixo algumas dicas sobre como iniciar a sua presença digital como profissional da saúde:

  • publique conteúdos sobre a sua especialidade nas redes sociais;
  • envie e-mails com dicas de saúde para a sua base de pacientes;
  • interaja com seus seguidores, respondendo perguntas e gerando diálogos;
  • continue o relacionamento com seus pacientes após a consulta, enviando conteúdos e pesquisas de satisfação.

Todas essas atitudes têm o grande potencial de fortalecer o seu relacionamento com o paciente.

Dessa forma, estar presente no seu dia a dia por meio dos canais digitais é sem dúvida uma das melhores formas de fidelizar o paciente.

Esteja preparado e flexível para a telemedicina

A covid-19 gerou forte impacto na frequência das consultas presenciais em clínicas e hospitais, devido ao medo de contágio. Por isso, é importante trazer diferentes formas de contato à sua rotina.

Isso pode acontecer através de canais que já fazem parte do seu dia a dia, como o WhatsApp, chamadas de vídeo e redes sociais. E, sob o mesmo ponto de vista, com a própria telemedicina, que sem dúvida é uma excelente alternativa em momentos de crise.

Nesse meio tempo, como parte do combate ao contágio do novo coronavírus, o CFM autorizou a utilização da Telemedicina. Isso inclui a teleorientação, o telemonitoramento e a teleinterconsulta.

Esse é mais um dos motivos pelo qual vale muito a pena investir em uma plataforma de telemedicina. Busque por um sistema integrado ao prontuário médico e com agendamento online para ter ainda mais benefícios na sua rotina de atendimento remoto.

Tudo isso é capaz de causar uma grande diferença, além de te ajudar a fidelizar pacientes e te deixar muito mais preparado para o atual cenário de crise.  

Envolva o paciente nas decisões

Para fidelizar pacientes, é fundamental que todo o plano de atenção e cuidado seja centrado nele e feito de forma compartilhada.

Além disso, o plano deve considerar o que é mais importante para ele, o que inclui seus valores e estilo de vida.

Essa atitude traz benefícios que vão desde a relação médico-paciente até a melhora na experiência com o seu atendimento. Assim, seu paciente se sente parte integrante de todo o processo.

Aumente seu grau de confiabilidade e autoridade

Com estratégias de marketing médico é possível se comunicar, informar e divulgar seu trabalho na internet, utilizando os mais diversos canais digitais.

Dessa forma, você trabalha para aumentar sua reputação e o seu grau de autoridade na sua área de atuação. O que, por consequência, aumenta a confiança do paciente e da comunidade sobre o seu trabalho.

Ao ter foco nesses esforços de forma clara e eficaz, você ganhará um excelente apoio para fidelizar pacientes.

E, acima de tudo, é natural que, com o tempo, novos usuários e seguidores se convertam em pacientes. Isso é capaz de fazer com que todo o fluxo funcione da forma adequada e o ajude nos momentos de crise.

Conclusão

Neste artigo, você entendeu por que é importante fidelizar pacientes, principalmente nos momentos de crise. Além disso, falamos sobre como começar a agir para melhorar seus resultados.

Por fim, vale mencionar a importância sobre a conscientização da população ao buscar profissionais de saúde qualificados e sérios.

Isso contribui para a saúde como um todo, evita os perigos na busca de respostas na internet e ainda ajuda no combate às fake news.

Por isso, invista em uma presença digital, fidelize seus pacientes e esteja mais preparado para os diversos momentos de crise.

Continue enriquecendo o seu conhecimento e baixe o nosso Guia para Melhorar o Atendimento no Consultório! Sistematizamos os pontos mais importantes que nunca devem ser negligenciados por profissionais de saúde no dia a dia do consultório.

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