O surgimento de novas tecnologias transformou todas as esferas da sociedade, mudando as relações de trabalho, sociais e também o comportamento de consumo. Para os médicos, além de oferecer um serviço de qualidade passou a ser necessário criar valor para o paciente. Por isso, a sua estratégia de marketing médico precisa considerar esse aspecto.
Você sabe como agregar valor ao seu atendimento? Entende o conceito de valor percebido? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicaremos mais sobre o assunto e listaremos algumas dicas sobre como tornar o seu consultório ainda mais atrativo.
No que diz respeito ao marketing, entende-se valor percebido como a percepção que um cliente tem sobre o produto ou serviço adquirido, de modo que ele estabeleça uma relação entre o preço cobrado e o valor que o item agrega para sua vida.
De modo geral, o valor percebido é a associação entre os benefícios que o consumidor recebe pelo custo que o produto ou serviço tem. Diferente do preço, o valor diz mais sobre o quanto o cliente está disposto a pagar pelo item e menos sobre o custo real dele.
Ademais, ao comprar algo, o indivíduo percebe o valor do serviço ou produto avaliando os benefícios oferecidos pela empresa e os custos da transação. Por isso, o valor de um bem varia de acordo com as expectativas do consumidor.
Trazendo esse conceito para o serviço prestado por um pexrofissional de saúde, podemos afirmar que o valor de um atendimento médico é composto pela percepção do paciente sobre todos os fatores que estão envolvidos antes, durante e depois da consulta, tais como:
Embora sejam muitos aspectos envolvidos no conceito de valor, é de extrema importância desenvolver maneiras de oferecê-los para o paciente. Assim, o preço cobrado pelo seu serviço será um fator secundário na decisão de quem consome seus serviços.
Neste sentido, é necessário elaborar um planejamento de marketing médico que maximize a percepção de valor para o paciente e diferencie o seu consultório da concorrência. Dessa forma, você pode alcançar os seguintes resultados:
Agora, como já explicamos o conceito de valor percebido e você conheceu a importância de agregar valor para o paciente, vamos falar sobre a prática. A seguir, descubra quais ações realizar para gerar valor ao seu atendimento.
Em um mercado cada vez mais concorrido e em constante evolução, é fundamental desenvolver diferenciais competitivos e traçar estratégias de marketing médico que o promovam.
O primeiro passo para gerar valor para o paciente é sabendo mais sobre ele, pois, para atender suas expectativas e necessidades é preciso conhecê-las. Assim, ao conseguir identificar os desejos do seu público, será mais fácil desenvolver ações eficientes para atendê-los.
Para isso, contar com um software médico integrado a um prontuário eletrônico é fundamental. Isso porque são sistemas que ajudam na coleta dos dados dos pacientes, permitindo que você tenha uma visão ampla sobre o perfil de cada um.
A partir do momento que você entende que o serviço médico não consiste apenas em diagnosticar ou tratar uma doença, você desenvolve a mentalidade necessária para entender a ideia de oferecer uma experiência satisfatória para o paciente.
Com a mudança de comportamento produzida pela revolução digital, as pessoas não buscam apenas obter o produto ou o serviço em si. Pelo contrário, elas se importam com toda a experiência que envolve o ato da compra.
Então, ao atender seus pacientes, desenvolva ações que sejam satisfatórias para ele, tais como, agendamento online, ambiente agradável na sala de espera, envio de mensagens com orientações, conteúdos informativos e/ou lembretes de consultas.
Em função dessa demanda dos pacientes por experiência positivas, surgiu um novo conceito chamado de atendimento humanizado. Trata-se de uma abordagem baseada na oferta de empatia, atenção, respeito e individualidade ao paciente antes, durante e após uma consulta.
Ademais, a ideia do atendimento humanizado é enxergar as pessoas como seres únicos e diferentes, valorizando suas opiniões e necessidades. Na relação médico-paciente, a humanização está na dedicação e no compromisso do profissional em promover a saúde do indivíduo.
Além disso, oferecer um atendimento individualizado é uma forma eficaz de elevar a satisfação do paciente com o seu trabalho. Outrossim, ao conceder a atenção e o respeito necessário, você se diferencia da concorrência e passa a atrair e fidelizar pacientes.
As estratégias voltadas para a fidelização de pacientes são umas das mais essenciais no marketing médico. Porém, para que sejam eficazes e agreguem valor ao seu serviço, elas precisam ter foco no cuidado com o paciente.
Por exemplo, estabeleça uma comunicação contínua com ele através do envio de e-mail marketing com conteúdos informativos, relacionados à queixa ou à doença apresentada por ele durante a consulta.
Outras possibilidades são o agendamento online, que melhoram a experiência da marcação de consultas e otimizam o tempo do paciente, e o atendimento por telemedicina, que traz economia e conforto para ele.
Existe um antigo ditado que afirma: “Quem não é visto, não é lembrado”! Essa é a ideia por trás de uma ação de marketing médico baseada na distribuição de conteúdos informativos. Com isso, o paciente percebe a sua preocupação em mantê-lo informado, o que o deixa mais satisfeito e melhora a percepção de valor que tem sobre seu serviço.
Além disso, a melhor forma de evitar que os seus pacientes se consultem com o “Dr. Google” é suprindo a necessidade deles por informação. Então, crie uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, com artigos relevantes.
A organização do consultório tem um grande impacto na avaliação do paciente sobre a qualidade do seu trabalho. Ao se deparar com um ambiente desagradável e desarrumado, ele tende a atribuir essas características a sua atuação profissional.
Por isso, dedique atenção máxima a higiene do consultório, qualidade da iluminação, poluição sonora e visual, conforto dos assentos e disponibilidade da secretária enquanto eles aguardam na sala de espera.
Quanto mais satisfeito com a experiência, mais alcance as indicações dos pacientes recebem.
Conforme mencionamos, o paciente não está mais buscando apenas o atendimento médico, mas procura por uma experiência satisfatória. Isso inclui todas as etapas que ele precisa concluir até o dia da consulta e, posteriormente, até o seu retorno.
O marketing médico também visa informar e educar sobre os diferenciais que você disponibiliza para se destacar da concorrência.
Então, considere utilizar seus canais de comunicação para incentivar o uso do agendamento online, prescrição digital, atendimento por telemedicina e outras tecnologias que agreguem valor ao seu atendimento.
Assim, ao adotar considerar todas essas boas práticas ele passa a enxergar o valor do seu trabalho e perceber os seus diferenciais.
Portanto, analise todas as etapas envolvidas no atendimento de um paciente, avalie quais mudanças podem ser necessárias para melhorá-las e desenvolva estratégias de marketing médico que destaquem os seus diferenciais para agregar valor à experiência do paciente.
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