A evolução tecnológica, o fácil acesso à informação e a popularização da internet são fatores que exigiram uma mudança na forma como os consultórios desenvolvem o seu marketing médico. Em função da grande concorrência, cada ação precisa ser pensada estrategicamente.
Por isso, o título deste artigo diz “estratégia é a chave do sucesso”. Então, se você tem interesse em iniciar ou otimizar suas ações para atração e fidelização de pacientes, recomendamos a leitura deste texto.
De acordo com o renomado escritor americano e estudioso do tema, Philip Kotler, marketing é toda ação que visa satisfazer as necessidades e desejos das pessoas por meio da troca, sendo baseado em processos para criar, comunicar e fornecer ofertas de valor para os clientes.
No caso dos profissionais de saúde, o marketing médico é a geração de valor para a marca ou nome do profissional, através da produção de conteúdos relevantes, de modo que promovam o seu trabalho e entreguem sua mensagem a um grande público, levando em consideração as especificidades da publicidade direcionada à profissão.
Ainda, o marketing médico precisa ser estrategicamente planejado para despertar a atenção dos pacientes. Com isso, podemos afirmar que desenvolver ações de marketing é uma prática que precisa fazer parte da rotina dos médicos.
Apenas assim será possível se diferenciar da concorrência e se tornar uma autoridade digital. Então, agora que você já conhece o conceito de marketing médico, vamos falar sobre alguns dos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu consultório ou clínica.
De modo geral, os principais benefícios em fazer um bom marketing médico são a atração de novos pacientes, a fidelização do seu público, o aumento de visibilidade e a construção de uma autoridade.
Além disso, essas estratégias também são utilizadas para educar os pacientes, promovendo sua saúde, e para fortalecer o relacionamento com eles. A seguir, listamos alguns dos objetivos que podem ser alcançados pelo marketing.
Os canais de comunicação digitais, como o e-mail e as redes sociais, possuem um alto potencial de alcance de pessoas, o que os torna essenciais para quem deseja ser reconhecido e aumentar a sua visibilidade, ou do consultório.
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para se tornar uma autoridade e consiste na produção de conteúdos de interesse do seu público. No segmento da saúde, seus artigos e postagens têm o poder de promover a saúde da população. Com isso, você tende a ser visto como uma referência na sua área de atuação, ganhando visibilidade e autoridade.
Segundo o Vice-presidente do Google Health, David Feinberg, cerca de 7% das pesquisas realizadas no mundo no Google são relacionadas à dúvidas sobre problemas de saúde. Essa estatística retrata uma realidade: as pessoas confiam primeiro na internet para depois buscar ajuda médica.
Dessa forma, você precisa se posicionar e oferecer conteúdos confiáveis para as pessoas. Assim, além de educá-las, você estará evitando que sejam vítimas de informações mentirosas ou sem comprovação científica.
O objetivo principal do marketing médico é atrair e fidelizar pacientes. Por meio da presença digital estratégica, qualidade no atendimento e bom relacionamento com o público, você proporciona uma experiência satisfatória e passa a ser bem avaliado pelos pacientes. Com isso, desperta a atenção de outras pessoas e as converte em novos pacientes.
O mercado digital está em franca expansão e evolução, pois, o número de usuários no ambiente virtual cresce a cada dia. Porém, a forma mais eficaz de se comunicar com esse público é estabelecendo uma forte presença digital.
Porém, fazer o marketing médico não significa investir em vários anúncios ou fazer postagens irrelevantes nas plataformas. O sucesso dessa divulgação depende de uma boa estratégia. Para isso, é preciso estudar o perfil dos seus pacientes, analisar suas possibilidades e fazer um bom planejamento.
Caso contrário, a sua mensagem não chega ao seu público ideal e suas ações tendem a fracassar. Ademais, as pessoas estão buscando na internet a solução para seus problemas de saúde. Ao ignorar esse potencial, você deixa de educar a população e abre mão dos benefícios que o marketing médico pode proporcionar.
Embora não seja uma tarefa simples, elaborar estratégias de marketing médico não é uma questão complexa. Quando o caminho é trilhado corretamente, você irá colher bons resultados em médio e longo prazo.
Por isso, separamos algumas dicas sobre cada etapa que você precisa concluir para montar um bom planejamento de marketing, conquistar mais pacientes e fidelizá-los.
A primeira pergunta que você precisa responder é: qual o resultado que deseja alcançar com o marketing médico? A escolha da estratégia mais assertiva depende dessa resposta. Esses objetivos podem ser desde o crescimento da sua base de pacientes até a construção de uma autoridade.
No marketing, é fundamental identificar a sua persona antes de colocar a mão na massa. A persona é uma pessoa fictícia criada com base nas características comuns dos seus pacientes. Com ela, é possível traçar ações mais assertivas que impactem o seu público ideal.
Além disso, definir a sua persona contribui para a otimização dos custos e torna a sua estratégia mais eficaz. Isso porque, ao se comunicar de modo adequado ao perfil do seu paciente, você passa a alcançar apenas aqueles que estão, de fato, interessados no serviço prestado por você.
No marketing digital, existem diversos canais que podem ser utilizados para divulgar o seu consultório e produzir conteúdos relevantes. A melhor escolha irá variar de acordo com os resultados que você espera obter.
No entanto, em função da sua eficácia e do grande número de usuários, os seguintes canais devem ser utilizados, independente dos seus objetivos: site médico, blog, Facebook, e Instagram. Entretanto, é preciso entender as particularidades de cada uma delas.
Cada canal possui suas particularidades e linguagem própria. Para que sua comunicação seja eficaz e precisa, deve respeitar esses padrões. Ao ignorar esses detalhes, os resultados não serão positivos e você não irá construir a autoridade tão desejada.
Então, avalie como a concorrência se posiciona nessas plataformas e entenda a linguagem utilizada pelos usuários. Assim, você terá uma boa noção de como preparar e compartilhar seus conteúdos. A seguir, conheça as principais características dos canais mais indicados:
Enfim, utilizar o marketing digital para divulgar seus serviços é essencial. Entretanto, nem sempre é fácil conciliar a atuação médica com o aprendizado e execução dessas ações. Neste sentido, para agilizar o processo, você precisa dispor de um bom software médico e contar com profissionais experientes no assunto.
Portanto, se você deseja conquistar novos pacientes e mantê-los fidelizados, considere o desenvolvimento de boas estratégias de marketing médico. No entanto, lembre-se: a qualidade do seu atendimento é determinante para o alcance desses objetivos.
Baixe gratuitamente o Guia Definitivo do Marketing Médico e estruture sua estratégia imediatamente!
Aceite os cookies para prosseguir
Saiba mais
Leave a Comment