Marketing médico: estratégia é a chave do sucesso

Marketing médico

A evolução tecnológica, o fácil acesso à informação e a popularização da internet são fatores que exigiram uma mudança na forma como os consultórios desenvolvem o seu marketing médico. Em função da grande concorrência, cada ação precisa ser pensada estrategicamente.

Por isso, o título deste artigo diz “estratégia é a chave do sucesso”. Então, se você tem interesse em iniciar ou otimizar suas ações para atração e fidelização de pacientes, recomendamos a leitura deste texto.

O que é marketing médico?

De acordo com o renomado escritor americano e estudioso do tema, Philip Kotler, marketing é toda ação que visa satisfazer as necessidades e desejos das pessoas por meio da troca, sendo baseado em processos para criar, comunicar e fornecer ofertas de valor para os clientes.

No caso dos profissionais de saúde, o marketing médico é a geração de valor para a marca ou nome do profissional, através da produção de conteúdos relevantes, de modo que promovam o seu trabalho e entreguem sua mensagem a um grande público, levando em consideração as especificidades da publicidade direcionada à profissão.

Ainda, o marketing médico precisa ser estrategicamente planejado para despertar a atenção dos pacientes. Com isso, podemos afirmar que desenvolver ações de marketing é uma prática que precisa fazer parte da rotina dos médicos. 

Apenas assim será possível se diferenciar da concorrência e se tornar uma autoridade digital. Então, agora que você já conhece o conceito de marketing médico, vamos falar sobre alguns dos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu consultório ou clínica. 

Quais os benefícios do marketing médico para um consultório ou clínica?

De modo geral, os principais benefícios em fazer um bom marketing médico são a atração de novos pacientes, a fidelização do seu público, o aumento de visibilidade e a construção de uma autoridade.

Além disso, essas estratégias também são utilizadas para educar os pacientes, promovendo sua saúde, e para fortalecer o relacionamento com eles. A seguir, listamos alguns dos objetivos que podem ser alcançados pelo marketing.

Aumenta a visibilidade

Os canais de comunicação digitais, como o e-mail e as redes sociais, possuem um alto potencial de alcance de pessoas, o que os torna essenciais para quem deseja ser reconhecido e aumentar a sua visibilidade, ou do consultório.

Ganho de autoridade

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para se tornar uma autoridade e consiste na produção de conteúdos de interesse do seu público. No segmento da saúde, seus artigos e postagens têm o poder de promover a saúde da população. Com isso, você tende a ser visto como uma referência na sua área de atuação, ganhando visibilidade e autoridade.

Educar a população

Segundo o Vice-presidente do Google Health, David Feinberg, cerca de 7% das pesquisas realizadas no mundo no Google são relacionadas à dúvidas sobre problemas de saúde. Essa estatística retrata uma realidade: as pessoas confiam primeiro na internet para depois buscar ajuda médica.

Dessa forma, você precisa se posicionar e oferecer conteúdos confiáveis para as pessoas. Assim, além de educá-las, você estará evitando que sejam vítimas de informações mentirosas ou sem comprovação científica.

Atrair e fidelizar pacientes

O objetivo principal do marketing médico é atrair e fidelizar pacientes. Por meio da presença digital estratégica, qualidade no atendimento e bom relacionamento com o público, você proporciona uma experiência satisfatória e passa a ser bem avaliado pelos pacientes. Com isso, desperta a atenção de outras pessoas e as converte em novos pacientes.

Qual a importância de desenvolver uma estratégia de marketing médico?

O mercado digital está em franca expansão e evolução, pois, o número de usuários no ambiente virtual cresce a cada dia. Porém, a forma mais eficaz de se comunicar com esse público é estabelecendo uma forte presença digital.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Porém, fazer o marketing médico não significa investir em vários anúncios ou fazer postagens irrelevantes nas plataformas. O sucesso dessa divulgação depende de uma boa estratégia. Para isso, é preciso estudar o perfil dos seus pacientes, analisar suas possibilidades e fazer um bom planejamento.

Caso contrário, a sua mensagem não chega ao seu público ideal e suas ações tendem a fracassar. Ademais, as pessoas estão buscando na internet a solução para seus problemas de saúde. Ao ignorar esse potencial, você deixa de educar a população e abre mão dos benefícios que o marketing médico pode proporcionar.

Saiba como desenvolver a sua estratégia de marketing médico

Embora não seja uma tarefa simples, elaborar estratégias de marketing médico não é uma questão complexa. Quando o caminho é trilhado corretamente, você irá colher bons resultados em médio e longo prazo.

Por isso, separamos algumas dicas sobre cada etapa que você precisa concluir para montar um bom planejamento de marketing, conquistar mais pacientes e fidelizá-los.

Defina seus objetivos

A primeira pergunta que você precisa responder é: qual o resultado que deseja alcançar com o marketing médico? A escolha da estratégia mais assertiva depende dessa resposta. Esses objetivos podem ser desde o crescimento da sua base de pacientes até a construção de uma autoridade.

Saiba quem é a sua persona

No marketing, é fundamental identificar a sua persona antes de colocar a mão na massa. A persona é uma pessoa fictícia criada com base nas características comuns dos seus pacientes. Com ela, é possível traçar ações mais assertivas que impactem o seu público ideal.

Além disso, definir a sua persona contribui para a otimização dos custos e torna a sua estratégia mais eficaz. Isso porque, ao se comunicar de modo adequado ao perfil do seu paciente, você passa a alcançar apenas aqueles que estão, de fato, interessados no serviço prestado por você.

Conheça e escolha quais canais irá utilizar

No marketing digital, existem diversos canais que podem ser utilizados para divulgar o seu consultório e produzir conteúdos relevantes. A melhor escolha irá variar de acordo com os resultados que você espera obter.

No entanto, em função da sua eficácia e do grande número de usuários, os seguintes canais devem ser utilizados, independente dos seus objetivos: site médico, blog, Facebook, e Instagram. Entretanto, é preciso entender as particularidades de cada uma delas.

Produza o conteúdo certo para cada canal

Cada canal possui suas particularidades e linguagem própria. Para que sua comunicação seja eficaz e precisa, deve respeitar esses padrões. Ao ignorar esses detalhes, os resultados não serão positivos e você não irá construir a autoridade tão desejada.

Então, avalie como a concorrência se posiciona nessas plataformas e entenda a linguagem utilizada pelos usuários. Assim, você terá uma boa noção de como preparar e compartilhar seus conteúdos. A seguir, conheça as principais características dos canais mais indicados:

  • site médico: o site funciona como um cartão de visitas virtual. Assim, ele precisa conter todas as informações necessárias para que o visitante consiga marcar uma consulta;
  • blog: ter o próprio blog é fundamental para compartilhar conteúdos produzidos por você. Embora as redes sociais tenham muitos usuários, o blog não está sujeito à política de terceiros;
  • Facebook: a maior rede social do mundo é uma excelente alternativa para se relacionar com o público, responder suas dúvidas, postar assuntos de interesse e direcionar seguidores para o seu blog e/ou site;
  • Instagram: a plataforma com maior potencial de crescimento no Brasil e é voltada para conteúdos visuais, como fotos e vídeos. Além disso, possui uma linguagem mais informal e menos técnica.

Enfim, utilizar o marketing digital para divulgar seus serviços é essencial. Entretanto, nem sempre é fácil conciliar a atuação médica com o aprendizado e execução dessas ações. Neste sentido, para agilizar o processo, você precisa dispor de um bom software médico e contar com profissionais experientes no assunto.

Portanto, se você deseja conquistar novos pacientes e mantê-los fidelizados, considere o desenvolvimento de boas estratégias de marketing médico. No entanto, lembre-se: a qualidade do seu atendimento é determinante para o alcance desses objetivos. 

Baixe gratuitamente o Guia Definitivo do Marketing Médico e estruture sua estratégia imediatamente!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: