A criação de um site médico envolve diversas tarefas: definir o layout, os conteúdos, as fotos, os serviços disponibilizados e vários outros pontos que não podem faltar. Mas existe mais um ponto no marketing médico que é essencial, porém, nem sempre é o primeiro a ser lembrado.
Trata-se da implantação do protocolo HTTPS, algo fundamental para a segurança dos sites. Você deve conhecer essas letras como as que ficam antes do clássico “www” nos links, mas mais do que isso, elas também geram o ícone de cadeado que vemos antes do “endereço”.
Todo esse simbolismo é usado para mostrar que, com esse protocolo, os dados inseridos naquela página estão protegidos de ataques de hackers e seus consequentes vazamentos. Afinal, em alguns tipos de conexões, como redes de Wi-Fi públicas, podem existir pessoas mal-intencionadas a postos para captar as informações sensíveis da página.
Entretanto, é preciso ter atenção a um detalhe: HTTP não é o mesmo que HTTPS. O segundo é uma evolução do primeiro. Enquanto HTTP significa HyperText Transfer Protocol, HTTPS é a sigla para Hyper Text Transfer Protocol Secure. Pode parecer apenas o acréscimo de uma palavra, mas as diferenças são grandes.
Continue a leitura deste post e confira mais detalhes sobre esse protocolo.
Por que é importante para um site médico?
O HTTPS gera uma camada de proteção extra, com a criptografia de todos os dados do site. É como se as informações inseridas na página se transformassem em uma linguagem única, que apenas o usuário e o servidor conseguem entender, tornando-as confidenciais. Assim, há um impedimento maior contra invasões.
Por ser um assunto muito técnico, pode parecer que a implantação do protocolo seja algo exclusivo para equipes de TI e que pouco se relaciona com médicos que desejam ter suas próprias páginas na web.
Contudo, esse protocolo de segurança é extremamente importante para o marketing médico. Assim, o motivo está no fato de que os sites de profissionais da saúde recebem diariamente informações sensíveis e sigilosas.
A partir de diversos serviços oferecidos nas páginas, os pacientes fornecerão seus dados, seja por meio de um formulário para uma pesquisa, o preenchimento de um cadastro ou no sistema de agendamento online.
Dessa forma, não podem existir riscos de que um simples número de telefone ou até o quadro clínico de uma pessoa vaze para acessos maliciosos.
Portanto, não só o paciente fica seguro com o certificado digital aplicado no site, mas o dono da página também, pois saberá que os dados ali inseridos não serão vazados, o que evita até mesmo a quebra do sigilo profissional, algo tão resguardado no exercício da Medicina.
Como conseguir esse protocolo?
Para validar o protocolo HTTPS em um site, é preciso anteriormente ter um certificado digital SSL (Secure Sockets Layer). É ele que promoverá uma conexão segura entre o navegador e o servidor da web.
Algumas plataformas de hospedagem de sites já oferecem o certificado no momento da criação da página. No entanto, não se preocupe, a equipe do módulo de marketing médico do iMedicina já está atenta a toda a importância dessa segurança no momento da criação dos sites premium que desenvolve.
Existem outros benefícios para o marketing médico?
Sim, mesmo que toda essa proteção gerada já seja motivo suficiente para o uso da certificação digital durante o trabalho de marketing médico, ainda existem mais benefícios causados pelo protocolo HTTPS.
Prioridade do Google para o SEO
Não sabe o que é SEO? É a sigla de Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido para a otimização dos motores de busca. Isto é, o ranqueamento que o Google utiliza ao mostrar os sites em determinada ordem após uma pesquisa.
Assim, se o SEO estiver adequadamente trabalhado, o seu site aparecerá nas primeiras posições dos resultados de busca e terá mais chances de ser visto por pessoas que procuram por atendimento da sua especialidade e na sua cidade de atuação. Em consequência disso, você aumenta as chances de levar mais pacientes ao consultório médico.
Esse assunto se relaciona com a segurança do site, pois, há alguns anos, o Google informou que priorizaria as páginas com certificado digital SSL — que gera o protocolo HTTPS. Dessa forma, as que aplicam essa medida de proteção ganham pontos na corrida do ranqueamento.
O paciente navega por mais tempo
É comum sentir medo quando acessamos um site e o Google nos mostra o aviso de alerta de página insegura. Por isso, o marketing médico deve evitar esse sentimento nos pacientes que buscam por um profissional para cuidar de algo tão importante como a saúde.
Logo, quando virem o ícone do cadeado antes do link — gerado pelo protocolo HTTPS — as pessoas que acessarem o seu site terão a garantia de segurança para interagir com todos os serviços disponibilizados.
Dessa maneira, elas permanecerão mais tempo navegando no site, lendo os conteúdos e recebendo as informações que mostram os seus conhecimentos na especialidade.
Assim, também preencherão formulários para receber outros materiais, como e-mail marketing e responderão às pesquisas. Por fim, haverá maiores chances delas usarem o agendamento online e se consultarem com você.
Além dessa consequência óbvia de atrair pacientes, o SEO do seu site será cada vez mais valorizado, pois os algoritmos do Google também consideram o tempo de navegação de cada pessoa para ranquear bem a página.
Um marketing médico com mais profissionalismo
Em muitos casos, o site é o primeiro contato do paciente com um médico. Então, é importante que ele obtenha uma boa imagem com tudo o que vê na página. Isso envolve o bom ordenamento das editorias, conteúdos relevantes para o público alvo, fotos de alta qualidade e a segurança do site durante toda a navegação.
Então, investir em um certificado digital demonstra a seriedade e profissionalismo adequado para a pessoa que acessa a página e que pode se tornar um paciente com apenas alguns cliques.
Portanto, enquanto a estratégia de marketing médico é traçada, a escolha da chave de segurança não deve ficar em segundo plano. Pode parecer um detalhe, mas ela será decisiva para os resultados.
Quer saber como o iMedicina pode ajudar a construir a sua estratégia de marketing médico? Fale com um consultor.