O marketing médico é um conjunto de estratégias cada vez mais utilizadas pelos profissionais da saúde para aumentar a visibilidade, especialmente online, e atrair mais pacientes. Ele pode ser feito de diversas maneiras diferentes, em canais de comunicação variados.
Nos dias atuais, há muitas informações sendo acessadas online e as pessoas buscando suprir suas necessidades e solucionar problemas. Assim, os médicos precisam ter a consciência da importância de investir em ferramentas de comunicação e de gestão.
Ter o próprio consultório médico ou uma clínica particular pode ser desafiador para manter o fluxo de pacientes, não é mesmo? Por isso, fazer ações de marketing sob medida são tão essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal.
Como fazer marketing médico
Se você já faz ou está começando a desenvolver o seu marketing, é importante ter em mente que existem diversas ações que podem ser tomadas. Para isso, é preciso ter um objetivo muito claro daquilo que você deseja alcançar, em determinado período.
Em outras palavras, a finalidade das ações de marketing para médicos pode variar. Veja alguns exemplos:
- Começar a ter pacientes (para quem acabou de abrir o consultório);
- Aumentar o número de pacientes em determinada porcentagem, em tantos meses;
- Ampliar a rede de parceiros (ideal para médicos que contam rotineiramente com colegas de outras especialidades);
- Ganhar visibilidade online, de forma a se tornar autoridade e influência entre seguidores e/ou pares;
- Aumentar a receita, em certo período de tempo.
Por isso, é preciso ter muita clareza com relação àquilo que você deseja para a sua carreira como médico e, então, apostar nas ferramentas de comunicação para te ajudarem nessa empreitada.
A seguir, vamos listar algumas dicas que podem te ajudar com esse objetivo de construção e fortalecimento de sua marca, para favorecer a conquista de pacientes.
1. Tenha um bom site
Seu site será uma forma de reunir informações de grande relevância sobre sua formação, experiência e qualificação como médico. O conteúdo da sua página na internet precisa ser impecável, ou seja, capaz de responder todas as dúvidas que o usuário possa vir a ter.
Quem entra no seu espaço online precisa saber exatamente o que você faz, onde você atende e como entrar em contato com você. Por isso, inclua informações como:
- Nome e formação;
- Especialidade e qualificações;
- Endereço;
- Contato;
- Formas de agendamento (vamos falar mais sobre isso adiante).
Além disso, é preciso ressaltar que o site precisa ser responsivo, isto é, com funcionamento perfeito para todos os dispositivos. Afinal, hoje em dia as pessoas acessam muito mais as informações pelo celular, concorda?
Outra parte fundamental é com relação ao SEO, ou melhor, Search Engine Optimization, conceito já muito falado na última década. Ele reúne estratégias que vão interferir no ranqueamento do seu site nos buscadores, como o Google.
De forma simplificada, quanto melhor for trabalhado o SEO, melhor será o posicionamento do seu site.
2. Trabalhe seu marketing de conteúdo
Agora que você já sabe sobre a importância de trabalhar o SEO, precisa continuar alimentando seu endereço na internet com conteúdo relevante. Isto é, deixar seu site estático, sem qualquer atualização, não irá favorecer em nada o seu ranqueamento.
Para contornar isso, uma das principais orientações é fazer uma boa estratégia de marketing de conteúdo e manter um blog atualizado com frequência. Esse canal serve para que cada material desenvolvido tenha base nas boas práticas de otimização de buscas.
Em outras palavras, cada artigo deve ser produzido com palavras-chaves específicas, ou seja, as expressões que seus pacientes procuram na internet. Caberá a você, na sua especialidade, oferecer soluções para os problemas dos usuários.
Além disso, vale acrescentar outros recursos que favoreçam o posicionamento, como imagens e vídeos.
Materiais ricos
Dentro do marketing médico, é possível criar também materiais ricos, que podem ser e-books, por exemplo, sobre determinada questão de saúde relevante para seus leads. Nesse caso, você pode condicionar esse acesso a uma troca de informações, ou seja, o possível paciente deverá deixar um contato (e-mail, celular), para poder baixar.
Com isso, o médico aumenta sua base de leads e pode ir alimentando-os com mais conteúdo relevante em outro meio, gerando relevância.
3. Invista em mídia paga
Produzir conteúdo para conquistar organicamente seus leads é extremamente interessante, concorda? Entretanto, é preciso manter uma rotina de produção constante, com novos artigos ou atualizando antigos para melhorar o ranqueamento.
Além disso, associar a mídia orgânica com a paga também é uma medida estratégica no marketing médico. Isso significa pagar por anúncios que favoreçam o seu objetivo, como atrair mais pacientes.
Com relação ao seu site, você pode investir em Google Ads, por exemplo, de forma a buscar melhor posicionamento por meio das palavras-chave e expressões relevantes.
Já nas redes sociais, há opções como Facebook Ads, que ajudam imensamente a gerar mais engajamento e impressões de suas publicações. Isso porque os impulsionamentos permitem um direcionamento preciso do público e, assim, é possível segmentar detalhadamente quem será impactado pelo anúncio.
4. Interaja nas redes sociais
Uma regra básica das redes sociais é não deixar seus seguidores falando sozinhos. Sempre que houver comentários, interações, converse com essas pessoas, mostre que você está disposto a ajudar, a oferecer soluções para elas.
Há muitos recursos para isso, como a caixa de pergunta dos Stories, em que os usuários podem tirar dúvidas sobre diversas questões. Use a sua autoridade, ou seja, a sua especialidade médica para apresentar esclarecimentos.
Vale lembrar que há regras sobre o uso das redes sociais previstas no Código de Ética Médica, mas a interação é bem-vinda, sim.
5. Utilize ferramenta de agendamento online
Se uma pessoa chegou até você pelos meios online, é sua obrigação facilitar a vida dela, oferecendo uma forma de agendamento de consulta no mesmo meio. Existem diversas formas de fazer isso, inclusive colocando um botão que direciona para o Whatsapp.
E há, principalmente, softwares médicos, como o do iMedicina, que foram feitos justamente para auxiliar com estratégias de marketing médico e agendamento de consulta online. Essas ferramentas permitem uma melhor gestão do consultório, dos horários, dos prontuários, bem como uma comunicação mais precisa com seus pacientes.
Marketing para consultórios é primordial
Agora que já está mais claro sobre as formas de aumentar a sua visibilidade online, você já tem mais segurança para reforçar suas estratégias para conquistar mais pacientes.
Essas ações, que já eram tão relevantes, ganharam ainda mais força com a liberação da telemedicina no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19. Por isso, invista em marketing médico para impulsionar sua autoridade no meio digital.
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