Profissionais dos mais diversos meios de trabalho têm na credibilidade uma forte aliada para conseguir atrair e fidelizar consumidores dos seus serviços e produtos. Os médicos são, talvez, os profissionais que mais dependem da credibilidade para atender seus pacientes.
Atualmente o meio digital é um dos principais ambientes onde a credibilidade pode ser construída com o objetivo de iniciar um relacionamento com o paciente.
No entanto, também é nesse ambiente onde ela passa a ser questionada com maior frequência. Por isso, a presença digital do médico precisa ser estratégica para que a confiança seja elemento inquestionável no relação com o paciente no meio digital.
Separamos algumas dicas de como conquistar a confiança de quem está navegando na internet e engajando com seus conteúdos. Acompanhe!
Quando se fala em construir credibilidade no meio digital, é preciso levar em conta que a maior parte das pessoas que terão contato com seus conteúdos pela primeira vez, ainda não te enxergam como referência.
Desse modo, é importante que a apresentação dos seus materiais online e dos seus canais de comunicação seja exemplar.
Mas afinal, o que pode ser considerada uma boa apresentação nos meios digitais? Tudo deve começar pela descrição dos serviços que a sua clínica ou consultório presta, quais especialidades e exames podem ser encontrados lá.
Além disso, para construir a credibilidade no meio digital é importante também mostrar conhecimento sobre os assuntos da sua especialidade. Nesse sentido, produzir artigos, textos, imagens ilustrativas e até mesmo gravar vídeos são fortes aliados para demonstrar sua expertise nos temas relacionados.
Outro elemento importante na apresentação é o botão de verificado nas redes sociais. Esse botão indica que a conta é oficial e é reconhecida pela rede social, dando mais segurança para os pacientes que buscam os serviços médicos através de redes sociais.
Ademais, essa lista pode ajudar na elaboração da sua apresentação:
Não há dúvidas de que um atendimento virtual de qualidade faz toda a diferença para que qualquer pessoa tenha interesse em agendar um atendimento na sua clínica.
Do mesmo modo, oferecer ferramentas digitais para agendamento de consultas e produzir conteúdos online interessantes para solucionar dúvidas, melhoram a experiência do paciente com todo o serviço prestado.
Entretanto, todo esse trabalho de pouco valerá se o atendimento presencial deixar a desejar. Isso engloba desde a recepção até o atendimento no pós-consulta.
Oferecer um espaço confortável, atendimento na recepção com empatia e prestatividade são pontos que também contam na construção da credibilidade online. Cumprir com o horário agendado ou até mesmo adiantar o atendimento em casos de pessoas idosas ou com necessidades especiais sugere ao público que o serviço, além de qualificado, é sério.
Além disso, há o próprio atendimento médico, que é preponderante na credibilidade no meio digital. Há algumas medidas simples que você pode adotar para criar o respeito e simpatia dos pacientes.
Busque uma conversa mais amena antes de entrar em temas mais delicados, pergunte sobre questões que incomodam no dia a dia e que podem estar interferindo naquela enfermidade.
Esses pequenos cuidados provavelmente irão reverberar nas redes sociais, através de depoimentos de pacientes e indicações para amigos e pessoas próximas.
Assim, com tantas pessoas indicando seus serviços no ambiente virtual, sua credibilidade alcançará cada vez mais pessoas.
A satisfação do paciente é um dos principais pontos que garantem a credibilidade do médico em qualquer ambiente, seja digital ou offline.
Por isso que adotar formas de medir essa satisfação é importante para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
O NPS é uma ferramenta que produz métricas em relação à fidelidade e descontentamento com os seus serviços médicos. Após o atendimento, você envia ao paciente, por e-mail, um formulário com questões relevantes sobre o atendimento e qual é a avaliação dele para cada um destes serviços. Com isso, através de um cálculo simples você pode avaliar o quão bem as pessoas enxergam o seu consultório.
A partir dos números obtidos pelo NPS você pode focar as ações de melhorias e incentivar os pacientes promotores a te avaliar bem nos canais digitais.
A avaliação de quem utiliza seus serviços é essencial para a construção da sua credibilidade no ambiente digital. Isso é conhecido como prova social.
As pessoas tendem a tomar decisões de compra baseadas na opinião de usuários anteriores. É por isso que hoje em dia, diversos produtos utilizam a avaliação dos consumidores como reforço de qualidade.
Se o método NPS pode fazer importantes melhorias na forma como você oferece os serviços e presta atendimento, as avaliações externas também são importantes para reforçar a credibilidade do médico a quem ainda não o conhece.
Existem ferramentas digitais que buscam sempre a opinião do público sobre determinados serviços que têm presença na internet. O Google, por exemplo, faz esse processo através da localização. Assim, quando você vai até um local que utiliza as ferramentas Google, o site vai enviar uma notificação questionando sobre o que a pessoa achou daquele local.
Desse modo, assim como a avaliação interna, essa avaliação feita no Google também é uma resposta dos pacientes sobre o seu consultório. Além disso, clínicas que são bem avaliadas se tornam autoridades e ganham ainda mais credibilidade no meio digital.
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