Fidelização

4 formas de otimizar o pós-consulta usando o iMedicina

Quando se fala sobre sucesso profissional em Medicina, um dos assuntos mais frequentes é a conquista de novos pacientes. No entanto, muitos profissionais deixam de investir no pós-consulta, uma etapa tão importante quanto o alcance de novos indivíduos para o consultório.

Os pacientes que já fazem parte da sua base devem ser fidelizados, com o reforço do atendimento após a consulta. Com isso, existe a percepção de valor e, consequentemente, a pessoa atendida se sente à vontade para retornar ao seu consultório. Essa é uma ação estratégica que deve ser realizada!

Táticas inteligentes podem ser adotadas para que o pós-consulta seja otimizado e, ao mesmo tempo, ocorra a fidelização de pacientes.

Nesse sentido, o iMedicina oferece ferramentas e métodos capazes de ajudar os médicos a obterem mais retornos. Descubra, a seguir, como você pode utilizar o nosso software a favor do relacionamento com os seus pacientes!

Ferramentas do iMedicina para o pós-consulta

1# Automações de e-mail

O tempo é precioso para o profissional de saúde. Por isso, o iMedicina está sempre atento ao cenário digital e oferece a possibilidade de criar modelos personalizados de e-mail para serem disparados automaticamente.

As automações de e-mail marketing funcionam da seguinte maneira: o paciente preenche um formulário, ou informa seu endereço eletrônico, transformando-se em um lead. A partir disso, receberá de maneira automática os e-mails selecionados pelo usuário do software. 

As mensagens podem conter orientações para o pós-consulta, uma oferta de novos serviços, informativos sobre saúde, felicitações de aniversário, dentre outros conteúdos. Basta usar a criatividade!

Uma das funcionalidades do iMedicina é a automação de retorno. Após atender um paciente e deixar marcado no sistema que existe um retorno previsto, lembretes podem ser enviados para que ele retorne ao consultório no tempo certo.

O iMedicina ainda possibilita verificar se os e-mails enviados foram abertos ou não. Dessa forma, você descobre se há interesse pelas mensagens.

Importante destacar que a configuração dos e-mails é feita apenas uma vez – exceto quando houver a necessidade de otimizar o fluxo, ou seja, a sequência de mensagens que é dividida em várias etapas.

Com as mensagens configuradas, você pode investir seu tempo em outras tarefas. Assim, poupa esforços e dinheiro, pois não terá a necessidade de manter contratado um profissional para essa função.

Com as automações de e-mail do iMedicina, você conduz seus pacientes, ou potenciais pacientes, por todas as etapas de uma jornada que direciona para a consulta médica.

2# Blog e conteúdos relevantes

Outra forma de otimizar o pós-consulta utilizando o iMedicina é com a produção de materiais relevantes para o blog do seu consultório — estratégia chamada de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar pacientes. Trata-se de um recurso fundamental para o pós-consulta. Basta lembrar como é a pesquisa de informações sobre saúde na internet.

Quando uma pessoa busca informações relacionadas à saúde, seja pela presença de um sintoma, seja pelo desejo de mais conhecimento sobre um assunto, o Google é um dos destinos certos.  

Uma pesquisa feita pelo Google sobre o assunto revela esse processo. O resultado é surpreendente: 26% dos brasileiros recorrem primeiramente ao buscador, quando se deparam com um problema de saúde.

Como você já sabe, nem todos os resultados da pesquisa são confiáveis. Mas,o blog do seu consultório também pode orientar os pacientes nas etapas de pré ou pós-consulta, levando informações de qualidade e verídicas.

A vantagem é que você não precisa dedicar uma parte do seu tempo para escrever cada palavra dos conteúdos — por mais que possa e deva acompanhar o nível de qualidade dos artigos.

O iMedicina possui uma equipe de redatores altamente qualificada e especializada na produção de conteúdos sobre saúde, de acordo com a estratégia do seu consultório.

3# Peças para as redes sociais

Complementando o tópico anterior, o pós-consulta ainda pode ser otimizado por meio de peças para as redes sociais — excelentes ferramentas de atração e retenção de pacientes.

Após uma consulta, o paciente pode obter informações relevantes para sua saúde por meio das redes sociais do consultório. Facebook, Instagram, YouTube e Twitter são algumas fontes importantes na atualidade.

Essa é uma eficiente estratégia de comunicação!

A página do Facebook pode compartilhar os artigos feitos para o blog do consultório, notícias e pesquisas relacionadas à saúde. Já o perfil do Instagram, por ser uma rede social altamente visual, é ideal para a divulgação de conteúdos breves sobre saúde.

Independentemente da rede social escolhida — que deve ser a mesma que seus pacientes frequentam —, postagens frequentes em mídias digitais também ajudarão o seu paciente.

É importante que os posts sejam atrativos, despertando o desejo de interação. E, quando houver interação, é fundamental responder aos comentários para estimular o diálogo.  

4# Fluxos de e-mails personalizados

O iMedicina possui outro diferencial: a construção de fluxos inteligentes de e-mails personalizados. Por meio deles, seu consultório gera valor ao paciente, sem que você precise escrever cada um deles. Nós te explicamos!

Um fluxo de e-mails personalizados é um conjunto de automações de mensagens, que podem ser enviadas aos pacientes sempre que eles realizam ações específicas em seu site ou fazem parte de um grupo de pessoas com características semelhantes.

No pós-consulta, por exemplo, o fluxo pode ser iniciado assim que o paciente finaliza seu atendimento. Uma possibilidade é o recebimento de um e-mail com uma pesquisa de satisfação logo após o atendimento.

À medida que o paciente responde à pesquisa, ele pode se tornar apto para receber outros conteúdos. Importante destacar que cada mensagem é personalizada, gerando um diálogo direto com o paciente.

Investir no relacionamento pós-consulta gera um diferencial competitivo importantíssimo para o seu consultório. Ele permite estender o atendimento ao paciente, ao mesmo tempo em que maximiza o nível de excelência do serviço prestado.

Tenha em mente que a consulta não se encerra na sala de atendimento. Demonstrar preocupação contínua com a saúde do paciente faz parte da essência da profissão!

Para ter acesso às ferramentas e recursos do iMedicina para otimizar o pós-consulta, fale com um consultor!

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Escrito por
Equipe iMedicina